quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Superdicas para professores de EBD: Socialize-se!

O ano de 2010 passou velozmente e sempre ao final de cada ano surgem muitos convites para festas, aniversários, casamentos, formaturas, etc. Aparecem os jantares e churrascos na casa de amigos, sem dizer os famosos "amigo secreto". Isso tudo é muito importante, mas infelizmente os ensinadores/mestres neste período sempre se ocupam com correção de provas, trabalhos, e, fechamento de trimestre. Também há os professores que ensinam com maestria, porém, socialmente são um desastre, não gostam de conversas à toa, dão pouca atenção aos que os cercam, a não ser se o assunto for referente à sua área de ensino. É interessante que existem professores que realmente não tem um circulo de amizade que inclue os seus alunos, eles terminam a aula, pedem licença e se vão.

Faz-se necessário interagir, inclusive, já durante o transcorrer das aulas. O mestre excelente usa em sua metodologia a interação de idéias, trabalha o censo crítico e o respeito entre as partes envolvidas no processo de ensino/aprendizagem, ensinador/aluno, e com os alunos entre si. Em suma, o mestre excelente ensina de forma participativa e inclusiva. A regra ou exemplo de ouro, como queiram, é sempre Jesus Cristo, o Mestre dos mestres. Ele comeu com pecadores, pobres e publicanos, tudo isso ensinando. Também participou de um casamento em João cap. 2 e estava entre a multidão. Resumindo, Jesus não era um completo alienado, estava sempre entre as pessoas, as amava, e, usando um termo pastoril: "cheirava a ovelha", i.é., tinha cheiro de ovelha, porque as valorizava ao estar com elas.

Nós ensnadores de EBD devemos sim valorizar mais nossos alunos, lhes dar mais atenção fora da sala de aula. Lembrando que para muitos deles, nós somos o exemplo e o que mais eles querem ser. Gastemos mais conversas com os alunos e sendo possível também devemos participar dos eventos sociais. A palavra de ordem é: socialize-se. Soli Deo Gloria.

Profº Netto, F.A. 

10 comentários:

  1. Olá estou aqui para divulgar o meu blog para garotas evangélicas peço que sigam e comentem pois estamos aqui por uma so causa Pregar a Palavra de Deus http://operfildetodacrista.blogspot.com/

    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu blog, adorei aqui.
    Obrigada pela visita.
    Seguindo-te também !

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Pastor Francisco Netto,
    A paz

    Respiro Liderança para conseguir estar entre os vivos. Costumo medir a competência de um líder, assuntando sobre Conhecimentos técnicos (a técnica empregada), o QI, envolvendo a capacidade intelectual e os aspectos congnitivos (visão do todo; domínio do contexto em que atua) e a Inteligência Emocional (Capacidade de interagir e trabalhar com outras pessoas.
    Amei esta sua mensagem sobre a necessidade de sociabilizar-nos. A Sociabilidade é um dos principais componentes da Inteligência Emocional. A pessoa sociável sabe encontrar pontos em comum e cultivar afinidades; é eficaz em liderar mudanças, persuadindo outras pessoas e construindo equipes.
    Pensando bem: não foi assim que Jesus fez?
    Na obra que escrevi, abordo o assunto, tema da sua magnífica mensagem
    Gostaria de ter um comentário do amado no ALGUMA DÚVIDA, minha mais recente postagem. Independentemente,estarei ombreando com o amigo, já como seguidor do seu excelente blogo
    Seu conservo nEle.

    ResponderExcluir
  4. Bem vindo ao meu blog, já estou aqui lhe prestigiando também.

    Parabéns pela postagem, que Deus lhe abençoe.

    Regy sales.

    ResponderExcluir
  5. Cara Regy, paz e obrigado pela sua participação aqui.

    Profº Netto, F.A.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Professor. Como vai?
    Vim agradecer sua visita e comentário no Mínimo Ajuste, na poesia da Elisa Lucinda.
    Obrigado!
    Não conhecia seu Blog, e agora já faço parte.
    Grande Abraço
    Alexandre Pedro
    http://carceredoser.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Francisco, sensibilidade e fé são as palavras chaves para um ser humano ser melhor..., e você tem os dois.
    Vim agradecer pelas palavras carinhosas em meu blog e me deparei com uma sensibilidade sem fim no seu texto. Se preocupar em ser melhor para os demais é o que Deus espera realmente de seus filhos e você segue a lição.
    Agora te seguindo e daqui pra frente sempre por aqui.
    Obrigada amigo e tenha um dia especial e cheio de paz e bem...

    ResponderExcluir
  8. Que cantinho maravilhoso este o seu Francisco!.. Nos transmite uma grande paz e tranquilidade com estes textos belíssimos!.. Parabéns!!!
    Uma beijoca em seu coração...
    *verinha*

    ResponderExcluir
  9. "Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre."

    Boas Festas!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Mais uma vez parabéns!Feliz Natal e um ano novo cheio de paz e amor junto a seus familiares. Me mande seu endereço de e-mail pois só tenho o da VIvi.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles