terça-feira, 31 de agosto de 2010

Superdicas para professores de EBD: Leia e sugira boas literaturas

Estamos num tempo em que os bons educadores são poucos, os excelentes são raros e os outros são a maioriaProfº Netto, F.A.

Tenho lido nesses últimos dias um conteúdo teológico específico voltado às disciplinas que leciono no IBADETRIM, e, também livros com fortes subsídios às lições que aplico na EBD da Igreja onde sirvo, o que de fato tem muito me ajudado.

Algo que me incomoda é se realmente os educadores de EBD tem primeiro lido, buscado, investido realmente em boas leituras com fontes subsidiárias, somadoras, fontes estas que potencializam e enriquecem as lições e em segundo plano me incomoda também se de fato os educadores estão sugerindo essas boas leituras aos seus educandos.

As administrações das EBD, via de regra, tem sofrido dum mau silencioso, porém perceptível e flagrante aos nossos olhos, o mau educador: desqualificado, omisso, sem vocação, arcaico, preguiçoso, etc. Estamos num tempo em que os bons educadores, são poucos, os excelentes são raros e os outros são a maioria! Na sua grande maioria, jamais leram a Bíblia por completo, não são afeiçoados a livros/revistas/jornais de cunho teológicos, não valorizam o plano de aula, também nada investem em cursos/simpósios/conferências teológicos e acham tudo isso uma perda de tempo e de energia, defendem que o Espírito Santo lhes inspirará quando acionados. Isto é muito sério! Estamos lidando com almas sedentas de conhecimento. A sala de aula é a continuação do púlpito, pois, no primeiro recebe-se palavra de conversão e no segundo alimento para se enraizar espiritualmente.

Voltando à leitura, convém ao ensinador cristão fazer boas leituras e principalmente que venham estas enriquecer, robustecer e trazer mais vida ao esqueleto da lição, valorizando assim o educando. Lembrando que é percebível quando o educador está despreparado, todos vêem. Ainda: É sugerido ler e sugerir estas boas leituras em todas as aulas. Sim, em todas mesmo, desde que aquele que sugere realmente as tenha lido. E para que me enquadre nesta regra agora, já sugiro aqui três literaturas ainda para este trimestre: O livro “Cessaram os dons espirituais?” Ed Vida, Wayne Grudem; Livro “Surpreendido pelo poder do Espírito”, Ed Cpad, Jack Deere e o Livro “Todas as profecias da Bíblia”, Ed Vida, John Walvoord. Boas leituras e excelentes aulas. Soli Deo Gloria.

Profº Netto, F. A.

sábado, 28 de agosto de 2010

Dagnaldo, guia turístico brasileiro chega ao Brasil


"Tive medo de sair dali e ir para um lugar de tortura " - Afirmou Dagnaldo


Depois de nove longos dias preso em Cairo, capital do Egito, o guia turístico Dagnaldo Gomes Pinheiro desembarca no Aeroporto Internacional de Guarulhos-SP, na madrugada de sexta-feira, dia 27Ago2010, chega em São Paulo deportado daquele país para não mais retornar. O seu visto de permanência era até o ano 2012. preso no último dia 17Ago2010 quando em um veículo juntamente com duas turistas brasileiras, dirigia-se às pirâmides, e, foi achado com ele Bíblia e panfletos [em árabe].

As autoridades entenderam que o brasileiro, que estava lá há sete anos, trabalhando para uma empresa de turismo de São Paulo, entenderam que o material que Dagnaldo portava seria de cunho religioso, daí o motivo da prisão.

Acesse o link abaixo e veja o vídeo da Chegada do Dagnaldo em São Paulo. Link:http://videos.band.com.br/v_68351_brasileiro_deportado_do_egito_desembarca_em_sp.htm e http://www.youtube.com/watch?v=DMM-eN0nUgg e

"tive medo de sair dali e ir para um lugar de tortura. Estava com prisioneiros que já tinham sido torturados. Eles sempre falavam: você pode ser torturado se a sua embaixada não lhe encontrar rápido", afirmou Dagnaldo.

Dagnaldo ficou preso juntamente com outros presos, afirmou ter direiro a alimento uma vez por dia e negou ter sido vítima de maus tratos. Disse Dagnaldo: "Às vezes pedia água e eles não me davam, mas isso eu até entendo porque esse é o mês de jejum deles", declarou referindo-se ao Ramadã.

Sobre o material que portava, Dagnaldo disse que por ser religioso tem direito ao uso, porém negou que fazia proselitismo ou promoção de sua religião.

Profº Netto. F.A

Fonte
3. O Estadão

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dagnaldo, guia turístico brasileiro é preso no Egito

Disse Jesus: "Ide, eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos" - Lc 10.3

Foi noticiada no Jornal Hoje pela rede Globo e em rede nacional, a notícia do brasileiro que foi detido no Egito. O G1.com, portal de notícias das organizações Globo estampou na sua página principal a notícia: “Guia turístico brasileiro é detido no Egito”. O Jornal Hoje também no seu site registou a mesma notícia: “Guia de turismo brasileiro é preso no Egito e se diz vítima de perseguição”. Os jornais O Globo, Zero Hora e o Estadão também estamparam hoje a mesma notícia.

A prisão se deu na Capital do Egito, Cairo, dia 17Ago2010, sob a acusação de promover atividades religiosas, o que é proíbido pelas leis daquele país. O brasileiro estava acompanhado de duas turistas brasileiras que também foram detidas, porém, elas  foram liberadas no dia seguinte, e, inclusive, uma delas já retornou ao Brasil.
 Acesse este link e veja o víde da reportagem no Jornal Hoje da rede Globo: http://www.youtube.com/watch?v=VYI6kM7logA

Motivo: No veículo em que o brasileiro viajava foram achados Bíblias e panfletos evangélicos. O brasileiro que é guia turístico, estava deslocando para as pirâmides com as turistas brasileiras, quando foram detidos.

Família: No dia seguinte a sua prisão, o brasileiro ligou à sua noiva, Mariângela, que vive no Maranhão e informou também que além do material o seu celular também foi apreendido.

Embaixada brasileira: De acordo com o Itamaraty, a embaixada do Brasil no Egito, através do Ministério das Relações Exteriores, já está tomando as devidas providências para que o brasileiro seja liberado. Segundo a assessoria de imprensa.

Deportação: Na quarta-feira, dia 25Ago2010 a embaixada brasileira divulgou oficialmente que após fazer contato com as autoridades egípcias foi informada que o mesmo será deportado, porém, não se sabe ainda qundo será a data. Também a embaixada brasileira fez contato com o próprio Dagnaldo e constatou que ele se encontra bem.
Oração: A nós povo de Deus, somente nos resta orar e confiar na providência divina. Soli Deo Gloria.

Profº Netto. F. A

Fontes

domingo, 22 de agosto de 2010

Lançamento: Revista Soul +

Revista SOUL +
No último final de semana [14 e 15 de Ago] em Uberlândia, na Igreja Assembléia de Deus - Missão, durante o 2º Congresso de Escola Dominical do Triângulo Mineiro, tivemos o grato privilégio do lançamento da Revista SOUL +. De iniciativa dos irmãos Luciano e Daniel Dantas, que com uma visão de Deus, não mediram esforços e produziram o que temos hoje em nossas mãos. A primeira tiragem foi de 5000 exemplares. Para uma ampla divulgação já está sendo montado todo um aparato a nível, primeiro regional e segundo, a nível nacional. Até ao final deste ano estará disponível, via site da revista SOUL +, a possibilidade de assinatura com entrega no endereço do assinante.

Digo privilégio porque realmente é um mercado escasso, e, as poucas revistas teológicas a nível nacional que temos, oferecem muita propaganda e muito pouco de argumento bíblico, o que realmente é uma pena, pois nosso mercado tem carência. Hoje, os evangélicos estão em todo o país, muitas são as faculdades teológicas, e, em todas as igrejas evangélicas se ensina na EBD [Escola Bíblica Daminical], então, a revista SOUL + vem para a suprir esta lacuna, atender a demanda de municiar os mestres teólogos e trazer ensino aos educandos das faculdades teológicas e das EBD.

Irmãos Luciano & Daniel Dantas
Rogo a Deus que abençoe a este projeto não deixando acontecer o mesmo que aconteceu com a revista Defesa da Fé e outras tantas que deixaram de serem publicadas. E que esta semente, a da revista SOUL +, seja largamente semeada e venha a produzir muitos frutos para  o reino de Deus.

Parabéns aos irmãos Luciano e Daniel Dantas, e, que Deus os ilumine neste grande projeto. Eu também leio e aprovo, por isso eu recomendo a revista SOUL +. Soli Deo Gloria.

Profº Netto, F. A

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Superdicas para professores de EBD: Seja educado!

Resolvi fazer aqui uma justa homenagem ao saudoso e mui digno mestre Profº Auster Ruzante, pois contribuiu diretamente na minha formatação docente. Lembro-me ainda de quantas vezes, em que Ele, o mestre Auster, com esmero, zelo, perícia e olhar clínico de um ourives em ação, como que lapidando valiosos diamantes, sempre sereno, voz mansa, e, sobretudo, extrema educação. Mesmo quando usava de eloquência, era educado. Fato é que, o muito ou pouco saber inchou alguns educadores hodiernos, tornaram-se arrogantes e soberbos, por muitas vezes sendo agressivos com seus educandos. Agora... o que é pior de tudo, eles também estão entre nós, ocupando as salas de aula de EBD.

Tempos atrás quando educando no curso de Bacharel em Teologia, fiz um questionamento que era até pertinente à disciplina, e, para a minha surpresa, usando agora dum eufemismo retórico, fui surrado verbalmente! Todos os outros educandos ficaram sem palavras, e, sem dizer os comentários posteriores. Claro, isto não aconteceu na aula do mestre Auster.

Quantos não são os professores que chegam atrasados continuadamente? E por falta de uma boa didática e metodologia, não permitem que o educando participe, comente, se expresse durante as aulas? Muitos. Outros tratam seus educandos com demérito, conduzem a aula como um verdadeiro monólogo. Começam a aula atrasado e a terminam antes do previsto. Vendem apostilas aos alunos na sala de aula, também dão mais atenção a uns do que a outros. Trajam-se inapropriadamente para a aula. E, o pior de tudo é quando o educador não prepara a aula, não planeja, enrola... a aula fica monótona, infrutífera e improdutiva, sem dizer que produz um total desestímulo e descrédito ao educador e à instituição a qual pertence. É absurdo aceitar um educador despreparado, fraco de conteúdo e pasmém, sem educação!

Assim, a nós educadores, em especial de EBD, nos cabe rever conceitos, entender que somos o elo entre o conhecimento/Palavra de Deus e os seus filhos. Ter um trato sempre cortês, valorizar cada educando, aproveitar toda a lição proposta na revista, responder às perguntas valorizando a participação, e, sobretudo educar com educação, imitando o nosso mestre, Jesus Cristo. Falta de educação não é bom para ninguém, principalmente aos professores de EBD.

Soli Deo Gloria e Boas aulas.

Profº Netto.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

João Batista: Síntese Bíblica

"Eis o Cordeiro de Deus  que tira o pecado do mundo"- João Batista [ Jo 1,29 ]

Esta postagem, em primeiro lugar tem a intenção de municiar os alunos do IBADETRIM que estão cursando o Bacharel em Teologia, no 2º período, disciplina: Evangelho de João. Num segundo alvo, visa alcançar os interessados em conhecer mais sobre João Batista, os enriquecendo com conhecimento teológico e forte argumento bíblico.

João Batista no Evangelho de Lucas
1.13,60, 63 – Sobre o nascimento. Aqui é importante lembrar da ação sobrenatural em seu nascimento, pois para Jesus nascer houve ação sobrenatural sobre Maria, sua mãe e também João nasceu sobrenaturalmente, uma vez que Izabel, sua mãe era estéril. Então, antes de Jesus nascer primeiro foi anunciado por um anjo, João também. Foi enviado um anjo ao pai de Jesus para que cresse, o pai de João também não creu, pelo que ficou mudo. Jesus foi para o deserto, João também. Jesus teve discipulos fiéis, João também. Jesus ensinou seus discípulos a orar, João também. Jesus foi profeta, João também. João preparou o caminho para Jesus, e, Jesus é o caminho. Jesus morreu pelos injustos, João morreu injustamente.

3.2,7 – Raça de víboras. Palavra dura, acusadora, que diz o que o pecador é. A Bíblia sempre me diz isso, contudo, será que os pregadores hodiernos imitam a João, acho que não, senão muitos teriam sido martirizados igualmente como João.

3.15 – Pensavam ser ele o Cristo. Os fariseus realmente estavam cegos espiritualmente, mergulhados nos cerimoniais, tradições e liturgias. Não entenderam a profecia de Isaías 40.3 se cumprindo em João e assim não reconheceram o Messias.

3.16 – Ele negou ser ele o Cristo. João testemunha longamente não ser ele o Cristo, pelo contrário afirma ser indigno de desatar-lhe as sandálias e ainda convinha que João diminuisse e Cristo crescesse.

3.20 – Deus viu o mau de Herodes contra João. A reação de Jesus foi passiva. Aliás, Herodes não ficou impune.
7.13 – Os profetas profetizaram até João. Em João encerra-se a linhagem dos profetas veterotestamentário.

7.19-20,22 – João envia discípulos a Jesus, porque? Observa-se aqui que João já cumprira seu ministério, já vira o Espírito descer sobre o Messias, o que lhe fora anunciado antes [Jo 1.33], inclusive, o próprio Deus testemunha sobre o Filho amado, João estava encarcerado. Difícil é entender a missão de seus discípulos, que era saber se aquele era o Cristo.

11.1 – Ensinou a orar. Não somente Cristo ensinou seus discípulos a orar, mais João ensinou primeiro.

João Batista no Evangelho de Mateus
3.1 – No deserto.
3.4; Mc 1.6– Alimentando de mel silvestre e gafanhotos. Isto devido ao voto nazireu, lembrando que o próprio Cristo afirmou que João não ingeria vinho [Mt 11.18 e Lc 7.33].

Mt 3.11; Mc 1.7; Lc 3.16; Jo 1.30 – Indigno de desatar as alparcas. Muito significante teologicamente é explicar este registro, costume israelita antigo, como se deu na remissão da terra do marido e dos filhos de Noemi [Rt 4.7-8]. João Batista usa deste costume para, em outras palavras, dizer que mesmo que aquele que era maior que ele, no caso Jesus Cristo, desse o direito a João de desatar–lhe as sandálias, este não o poderia receber este direito. Sabemos que Cristo é o noivo e a Igreja é a noiva. Cristo é o remidor, resgatador, o pagador de nossas dívidas e este direito é intransferível, pois ninguém é maior que Ele.
 
3.13-17– Batismo de João Batista. Destaque-se que o batismo de João era especificamente para arrependimento de pecados [cf. Mt 3.2,6,8,11, 15; Mc 1.4-5; Lc 3.3,8]. Em Mateus 3.14-15, João se opõe em batizar a Cristo que o convence dizendo que assim convinha para “se cumprir toda justiça”. Claro que Jesus não tinha pecados [Jo 8.46; 1Pe 2.22], porém, sobre Ele vieram todos os pecados da humanidade quando estava na cruz, aí se cumpriu toda a justiça. Também o ministério de João Batista se cumpriu antes e durante o ministério terreno de Cristo, e, não podia JB esperar que sobre Cristo viesse os pecados humanos, se é que podemos dizer assim.


4.12 – Primeiro registro da sua prisão.
9.14 – Os discípulos de João. Interessante notar que dois dos seus discípulos, viram a Cristo e o seguiram. Sabemos que um deles é André [Jo 1.35, 40]. Também os comentaristas são unanimes em dizer que o segundo discípulo é João, o autor do 4º Evangelho.

11.2 – No cárcere. Neste ponto entendemos dois contextos: 1.Seus discípulos eram de fato obedientes e fiéis. Obedientes por que mesmo com seu mestre preso cumpriam suas ordens e não o abandonaram, diferente do que aconteceu com Cristo quando preso no Getsemani, quando todos fugiram [Mt 26.56]. Fiéis porque mesmo depois de sua morte lhe foram obedientes aos ensinos e doutrinas [cf. At 19.2-5].

11.4 – Retorno dos discípulos.
11.7 – Sobre o Batismo de João.
11.11; Lc 7.28 - A teologia deste verso é muito difícil de entender. Jesus deixa muito claro, não se trata de uma parábola quando Ele afirma que “entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Baptista”. Ainda no verso 13 temos algo que aclara o entendimento, pois Jesus afirma também que “todos os profetas e a lei profetizaram até João”. Significa dizer que o ministério profético encerrou em JB e que dentre os que nasceram na velha aliança, daí a afirmação “nascidos de mulher”, e, ninguém é maior que João. Mais: João Batista foi profetizado [Is 40.3; Is 45.2]; e, viu e batizou o Messias; Ouviu a voz de Deus [Jo 1.33], etc.

11.13; Lc 16.16 – Profetas até João.
11.1; Lc 7.33 – Tem demônio, disseram.

14.2-4,8,10; Mc 6; Lc 9 – Morte de João. Trágica, porém, mártir de Deus. Nos ensina a não nos prendermos ao mundo e nem aos homens, poderes, ou algo assim. Muitos deram a vida pelo Evangelho, porém JB foi o precursor, depois Cristo, Estevão [At 7], Tiago irmão de João, o evangelista [At 12.2], Paulo, Pedro e tantos outros.
16.14 – Que dizem ser o filho do homem? Neste ponto do ministério de Cristo João já estava morto, porém o seu ministério profético é confirmado também pelos judeus [Mt 21.26].

17.10-13 – Mencionado por Jesus. Possivelmente Jesus estivesse explicando, i.é., não o próprio Elias, mais sim um profeta com a mesma magnitude e caráter espiritual de Elias.

21.25-26 – Sobre o Batismo de João.
21.32 – Não creram em João. Não creram em João no que se refere a ele ser o cumprimento profético de Isaías 40.3, o anunciador do Messias.

João Batista no Evangelho de João
1.6-8 – Enviado.
1.15,19,26,28-29,35,40 – O testemunho joanino.
Jo 1.33 – Deus lhe confirma sobre a descida do Espírito Santo no batismo de Cristo.
3.23 – Não batizava somente no Rio Jordão.
3.24 – Prisão.
3.25-27 Conflito.
4.1 – Jesus batizava mais que João?
5.33,36 – Jesus ratifica o ministério de João Batista.
10.40-41 – Não fez sinal.
Jo 1.33; At 1.5; At 11.16 – Esses versos sintetizam uma única teologia.
At 19.3-4 – Discípulos fiéis aos ensinos de João Batista.

Soli Deo Gloria & Bons estudos!

F. A. Netto.

Fontes
1. CARSON , D.A. O Comentário de João. 1 ª ed. São Paulo: Shedd Publicações , 2007. 286p.
2. MEARS, Henrieta C. Estudo Panorâmico da Bíblia. 1 ª ed. São Paulo: Vida, 2000. 576p .
3. BORTOLINI, José . Como Ler o Evangelho de João. 8 ª ed. São Paulo: Paulus, 2008. 208p.
4. TENNEY, Merrill C. O Novo Testamento , sua Origem e análise. 1 ª ed. São Paulo: Shedd Publicações . 2005 .440 p.
5. LELOUP, Jean- Yves. O Evangelho de João. 1 ª ed. Rio de Janeiro: Vozes. 2000. 300p.
6. Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro, CPAD , 2006;
7. Bíblia de Estudo Plenitude. A SBB, Edição de 1995. Barueri -SP, 1526p ;
8. Bíblia de Estudo Ilumina digital Ouro ;
9. DAVIDSON, F.; Shedd. O Novo Comentário da Bíblia. 3. ed. de São Paulo: Vida Nova, 1997, p. 1318.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Superdicas para professores de EBD: Leitura e Oração!

"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento..." - Os 4.6

Os ensinadores/mestres brilhantes e excelentes de nossos dias, são poucos e correm risco de serem extintos. Estamos hoje tendo o privilégio de ter à disposição uma rara safra, que é exatamente os ensinadores/mestres de tempo integral, alguns auto-didatas, e, outros que tiveram formação especial, para os quais eu intitulo de 'forja especial'. Todos estes desfrutaram durante a sua formatação do auxílio de um Deão, Mentor, Mestre, Guia, Tutor, o que nos remete à biografia do reformador Martin Luther, que reportava-se quando necessário ao seu Mentor, especialmente nos momentos cruciais. Outra característica patente inerente a esta estirpe é que necessariamente tinham a sua disposição uma biblioteca atualizada, com boas obras e parte delas voltadas especialmente para a sua área de domínio.

Já fui um leitor voraz e também adquiri muitos livros. Achava muito bom, porém, a experiência me fez ser mais seletivo, comprar apenas livros absolutamente necessários, investir em obras de boa qualidade e valorizar mais os livros, revistas e jornais de cunho teológico. Claro, os livros de cunho devocional, apreciativo também oferecem boas leituras, contudo, aos ensinadores/metres e pastores, essas obras oferecem pouco argumento teológico, são magras em conhecimento, e, empobrecem a aula e/ou sermão. A idéia é adquirir poucas obras e de excelentes qualidades, para que lendo seja enriquecedor.

Agora não adianta ter uma excelente biblioteca e não se utilizar dela, melhor não ter. Também não adiante possuir uma grande biblioteca com muitas obras de pouca qualidade, melhor não ter. O interessante é investir aos poucos em ótimas obras e também ler, no mínimo 2 duas horas por dia. O viável é que se faça a leitura ao menos de 1 livro por mês, com uma progressão uniforme e aumentativa. Outra boa forma de leitura salutar é fazê-la por temas, exemplo: ler toda a biografia de Jesus Cristo, Paulo, David, Saul, etc.

De suma importância é que esta leitura de livros, revistas e jornais de cunho teológico seja feita concumitantemente com leitura bíblica, i.é., ao mesmo tempo, também ler a Bíblia. Leia a Bíblia todos os dias, por menos que seja. Não se aplique apenas à leitura teológica, gaste tempo lendo a Biblia e meditando [Sl 39.3].

Assim, convém ao ensinador/mestre, pastor, investir na sua biblioteca própia, adquirir excelentes obras que lhes dê prazer em papirar. Leia a Bíblia e leia aos outros livros. Ore o suficiente para que após alimentar a alma com conhecimento, Deus dê unção celestial para ensinar de forma eficaz, brilhante, excelente aos outros. O ensinador/mestre de EBD consciente que é um referencial para seus alunos deve sempre exortá-los à leitura, sugerir sempre bons livros e nunca deixar de embasar biblicamente os seus argumentos durante as aulas. Convém, em cada tópico ou subtópico ler trechos bíblicos que tenham fortes argumentos, explicando a teologia do texto, o contexto e finalizando de forma prática, aplicativo, afim de que surta efeito aos ouvintes/alunos. Boa leitura & Soli Deo Gloria.

F. A. Netto.

sábado, 7 de agosto de 2010

Profetas Maiores e Menores - Lição 6

INTRODUÇÃO

Esta classificação moderna de profetas "clássicos" como sendo escritores ou literarios, i.é., que profetizaram e também foram escritores; também profetas "não escritores", que profetiazaram mais nada escreveram, em nada diminui a autoridade apostólica e nem a inspiração divina. Deus se utilizou soberanamente de ambos. Aliás temos várias profecias registradas na Bíblia fora de livros proféticos.

Esta lição tem cunho de ensino bibliológico e o mestre, ensinador deve aproveitar bem não se limitando somente no conteúdo da lição e nem se apegando especificamente a um só tópico. É salutar utilizar-se de todo o conteúdo da lição, não o ignorando, e, nem desvalorizando, mais trazendo mais conhecimento bíblico e enriquecimento, potencializando a aula.

Na orientação pedagógica desta lição o mestre Ezequias Soares usa de um eufemismo retórico ao dizer: "É possível você constatar em sua turma alguns alunos com dificuldades de manusear os livros da Bíblia", e, pela experiência no ensino teológico eu afirmo sem medo de errar que uma maioria esmagadora ainda não leu a Bíblia por completo, também não sabe os nomes dos livros do AT e NT. Temos um lapso temporal, um erro que se estendo secularmente, e, teimamos em fazer vista grossa como se fosse um filho bastardo. Nós ensinadores julgamos ser isto de somenos importância, contudo, nota-se esta deficiência gritante, para não dizer vergonhosa! Sugiro muito incentivo à leitura, primeiro bíblica e depois de livros teólogicos, jornais e revistas de cunho ensinador. Para os ensinadores, mestres [professores de EBD] sugiro cursos teológicos, congressos, EBD de obreiros, simpósios, etc. Existem muitas escolas teológicas de boa qualidade que oferecem cursos presenciais e à distância para os que não tem acesso fácil e/ou moram longe.

Nada justifica o despreparo de um professor de EBD. Para um bom curso de Bacharel em teologia presencial e/ou à distância eu sugiro para todo o Brasil o IBADETRIM [Instituto Bíblico das Assembléias de Deus do Triângulo Mineiro], que é um celeiro de obreiros, uma escola de capacitação e já faz isto há tempo.

I. OSEIAS - O PROFETA MENOR

Neste tópico o comentarista preocupa-se primeiro em destacar o registro do apóstolo Paulo em Rm 9.25, onde especialmente deixa claro a mensagem, melhor, o plano salvífico para os gentios. O professor deve, neste ponto ter o cuidado de escolher passagens específicas que contenham o mesmo teor teológico.

Convém destacar textos importantes como a providência especial feita aos estrangeiros quando da instituição da circuncisão em Gn 17.12; também a mesma providência aos estrangeiros quando da instituição da Páscoa em Ex 12.48; Deus faz que haja uma mesma Lei para o estrangeiro e o natural Ex 12.49. Temos também a prostituta Raabe, estrangeira sendo alcançada pela providência divina. Rute, que era Moabita, e, estrangeiro entra  à genealogia de Cristo. Ainda Jonas, o profeta, tem o seu ministério voltado para os Ninivitas[Mt 12.39-41], inimigo dos judeus, e, portanto, estrangeiros.

O próprio Jesus Cristo, na oração sacerdotal em Jo 17.20 diz: "E não rogo somente por estes, mas, também, por aqueles que, pela sua palavra, hão-de crer em mim", evidentemente aqui inclui a todos, judeus ou estrangeiros. Ainda destaca-e At 1.8 que diz: "...ser-me-eis testemunha... e confins da terra". O apóstolo Paulo quando da sua chamada lhe é anunciado ir anunciar aos gentios, i.é., estrangeiros [At 9.15].
Assim, temos até na grande comissão: "ide, ensinais a todas as nações" [Mt 28.19]; ainda em João 3.16 quando afirma que Cristo veio para "todo aquele que nEle crer", etc. E de fato o Evangelho é de cunho universal, não se limitou a Jerusalém, contudo, tanto os profetas maiores como os menores, já anunciaram salvação aos estrangeiros, seja direta ou profeticamente.

II. ISAÍAS - O PROFETA MAIOR

O profeta Isaías é o profeta messianico de maior conteúdo acerca da vinda do Messias, contudo, o comentarista enfatiza especialmente este tema: "o remanescente fiel". É importante observar o contexto do profeta Isaías, que em Is 1.9 e 10.20, fala respectivamente de remanescente e de resíduos de Israel, como povo íntegro, que se mentinham fiéis. E também destacar, neste tema o ensino escatológico acerca do remanescente fiel, que são os Judeus que rejeitaram o Messias, porém num tempo futuro se converterão, então serão os remanescentes a serem alcançados.

Assim, entende-se o termo remanescente fiel, como: 1.Contemporâneo a Isaías; 2.No presente, hoje, a Igreja é este remanescente; 3.No futuro, o remanescente escatológico, antes da volta de Cristo.

III. CLASSIFICAÇÃO DOS LIVROS PROFÉTICOS

Como mencionado na introdução, esta lição tem no seu conteúdo um ensino bibliológico, i.é., tem um estudo de cunho sistemático da Bíblia.

Os profetas maiores receberam esta denominação em função do grande volume de prfecias que tem nestes livros e os profetas menores, evidentemente porque tem um volume menor de profecias.

Algo importante a dizer aqui é que Jesus Cristo fez uso dos profetas maiores e menores durante o seu ministério, isto ratifica a autoridade e a inspiração destes livros. Mateus 4.4,7,10, são enfáticos: "está escrito"; Lucas 24.44 também dizem que Jesus lia Moisés, Profetas e Salmos.

O ensinador, professor deve ainda ter guardado na sua mente os nomes dos livros dos profetas maiores e menores, certamente algum aluno o questionará.

CONCLUINDO - Os livros proféticos maiores se completam com os menores e convém nós conhecermos bem para ensinar. Esta lição talvez não tenha um conteúdo muito chamativo, contudo, cabe ao mestre estudar muito e trazer uma mensagem teológica, contextualizada, ungida, relevante e sobretudo prática, para que seja útil ao aluno/ouvinte.

Tenha uma excelente aula! & Soli Deo Gloria.

F. A. Netto.

Fontes
1. BEVERE, John. Assim Diz o Senhor? Como saber quando Deus está falando através de outra pessoa. 1. ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2006;
2. Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2006;
3. Bíblia de Estudo Plenitude. Sbb, Edição de 1995. Barueri-SP, 1526p;
4. Bíblia digital de Estudo Ilúmina Gold;
5. Cf. CULVER, R. Robert. Verbete: Nabh’. In HARRIS, L. R. (et al) Dicionário internacional de teologia do Antigo Testamento. SP:Vida Nova, 1998, p. 905;
6. Cf. DAVIDSON, F.; SHEDD, R. P.[eds.] O novo comentário da Bíblia. 3. ed., São Paulo: Vida Nova, 1997, p. 1318.
7. SOARES, Ezequias. Visão Panorâmica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro, CPAD, 2003.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Superdicas para professores de EBD: Metodologia eficiente.


"Ao mestre com carinho"

O termo metodologia ainda hoje é um filho bastardo para muitos educadores. O que deveria ser produzido, divulgado e consumido em longa escala, especialmente pelos professores, mestres, pedagogos, aos quais intitulo como “ENSINADORES”, seja ele de qual área for, mas que infelizmente muitos não têm nem noção do que se trata ter e praticar metodologia.

O dicionário Michaelis conceitua metodologia assim: 1. Estudo científico dos métodos. 2. Arte de guiar o espírito na investigação da verdade. 3. Filos, Parte da lógica que se ocupa dos métodos de raciocínio, em oposição à lógica formal. Metodologia Didática: Teoria dos procedimentos de ensino, geral ou particular para cada disciplina. Sintetizando: Estudo científico dos métodos e teorias dos procedimentos que se ocupa em guiar o raciocínio no ensino em geral.

Nisto, nos perguntamos. Temos ou não metodologia eficiente? Não raro, as aulas no método arcaico não passam de um monólogo, uma vez que somente o ensinador é quem fala. Pouca oportunidade é dada ao ouvinte, para que tenha uma participação efetiva e assim chegue ao seu limite de conhecimento. É importante aqui destacar a necessidade da prática de verbalização e metodologia inclusiva, por parte do ensinador. Em poucas palavras, digo que isto acontece quando a aula é desenvolvida tendo o ouvinte/aluno participando efetivamente. O ensinador deve cuidar em ter o domínio da aula, sendo ele o guia para as conclusões.

Se o ensinador pratica metodologia eficiente, ele se autolabora. O verdadeiro ensinador está em metamorfose perene na busca da excelência. Isto supervaloriza o ouvinte/aluno, potencializa o aprendizado, desenvolve a autocrítica e sepulta a timidez grupal.

É importante ser ousado ao ensinar, contudo, com ética, humanidade, respeitando as limitações, sem ser infiel a Deus e às doutrinas.

Assim, praticar metologia eficiente implica em ensinar com clareza, usando procedimentos claros, arrebatando o ouvinte/aluno para dentro da aula, guiando-o para o cerne do que está em questão. Ao findar uma aula com metodologia eficiente, o ouvinte/aluno estatará em lua-de-mel, apaixonado, enamorado pela idéia. E o ensinador estará satisfeito. Lembrando: para o ensinador o mais importante é ensinar com eficiência e fazer discípulos.

Pratique metodologia eficiente e terás a excelência como alvo. Soli Deo Gloria!

F. A. Netto.

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