terça-feira, 19 de abril de 2016

Os benefícios da Justificação - Lição 4

O cerne e o centro da carta do apóstolo Paulo está nesta lição, que é muito simples de entender: Jesus Cristo morreu na cruz do calvário para justificar o pecador. Morte vicária, i.é., substituta. Ofereceu-se como sacrifício perfeito para pagar os pecados da humanidade. Daí o profeta João Batista dizer em João 1.29 "eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo".  Daí o próprio Cristo dizer: Tetelestai, ou seja, está consumado = tudo está pago.

Esta lição baseia-se no capítulo 5 de Romanos e trata dos benefícios da justificação, mais especificamente, o que o justificado ganhou:
Paz, com Deus e consigo mesmo,
Alegria, pois nenhuma condenação há e os pecados todos lançados no mar do esquecimento,
Esperança,
Acesso a Deus,
Comunhão com Deus e com os santos [igreja],
A presença do Espírito Santo,
As promessas do Salvador Jesus Cristo.
Dentre outros benefícios.

A benção da graça justificadora traduz-se pela paz imediata [Rm 5.1], pelo perdão dos pecados através da em Cristo Jesus. Resumo: pela fé o culpado é declarado justo. Simples assim. Em Romanos 5.2, no final do verso o esclarecimento é claro: "no gloriamos na esperança da glória de Deus" e em Gálatas 6.14 "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo". Resumo: Os judeus se justificavam por vir da semente de Abraão, circuncidados e a Lei mosaica. E o apóstolo Paulo aponta para a Cruz e na esperança dela provinda. Simples assim!

As bençãos do amor trinitário está no silêncio da cruz e em toda ação de Deus pelo homem. Romanos 5.5, João 3.16, 1Jo 4.8, 16 e outros tantos versos são expressivos neste tema. Deus é puro amor e a fonte. O Espírito Santo atua no homem através do derramar dos dons. Simples assim!

Justificados pois mediante a fé em Cristo, i.é, a fé de que Cristo levou os meus pecado [Isaias 53], a fé de que meus pecados foram apagados e não mais lembrados por Deus, já que foram pagos, a fé de que o Espírito Santo me confirma ser nova criatura e assim filho de Deus. Simples assim! Soli Deo Gloria.

Francisco Neto

domingo, 10 de abril de 2016

A necessidade universal da salvação - Lição 2

Tivemos hoje a lição número 2 do trimestre, no qual tem como fonte a carta do apóstolo Paulo aos Romanos e realmente foi muito mais do que se esperava. Não foi mais uma lição, visto que houve um aprofundamento no cerne da assunto proposto.

Primeiro se falou sobre o autor da carta e aqui vejo uma superficialidade de conhecimento na maioria dos alunos. Não há um interesse grande em se estudar a figura do apóstolo, há sim um interesse nas cartas. Isso me surpreende.

Mas o que dizer da biografia paulina?
Judeu da tribo de benjamim,
Fariseu severo,
Mestrado por Gamaliel, o mais renomado de seu tempo,
Perseguidor dos cristãos
Cristo apareceu a ele na conversão [Atos 9, 22, 26],
Ficou recluso por um tempo na Arábia, onde foi doutrinado por Cristo [Gálatas 1],
Escreveu 13 cartas do NT, afora 1 carta que se perdeu e possivelmente Hebreus também,
Subiu em espírito ao terceiro céu, morada de Deus,
Discipulou  e trabalhou muito mais que os outros apóstolos,
Doutrinou sobre N assuntos, batismo, dons, liderança, etc,
Ver-se nele a atuação de todos os dons do Espírito Santo,
Foi executado por injustamente, por causa do Evangelho.

Agora dentre os muitos assuntos tratados no carta anos Romanos, nota-se que fica claro a Necessidade Universal da Salvação, através do sangue de Cristo vertido na Cruz do calvário. Simples assim!

Por quê?
Porque todos pecaram,
Porque o homem por si só não alcança salvação,
Porque a Lei estava enferma,
Porque a circuncisão agora é no coração,
Porque aboliu-se o sacrifício, pois Cristo se ofereceu como sacrifício perfeito,
Porque Cristo é a novidade, o Evangelho da salvação levado Paulo e pela Igreja através dos séculos até a volta de Cristo. É isto. That's all. Soli Deu Gloria.

Profº Francisco Neto

The Best Articles