
Esta lição baseia-se no capítulo 5 de Romanos e trata dos benefícios da justificação, mais especificamente, o que o justificado ganhou:
Paz, com Deus e consigo mesmo,
Alegria, pois nenhuma condenação há e os pecados todos lançados no mar do esquecimento,
Esperança,
Acesso a Deus,
Comunhão com Deus e com os santos [igreja],
A presença do Espírito Santo,
As promessas do Salvador Jesus Cristo.
Dentre outros benefícios.
A benção da graça justificadora traduz-se pela paz imediata [Rm 5.1], pelo perdão dos pecados através da em Cristo Jesus. Resumo: pela fé o culpado é declarado justo. Simples assim. Em Romanos 5.2, no final do verso o esclarecimento é claro: "no gloriamos na esperança da glória de Deus" e em Gálatas 6.14 "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo". Resumo: Os judeus se justificavam por vir da semente de Abraão, circuncidados e a Lei mosaica. E o apóstolo Paulo aponta para a Cruz e na esperança dela provinda. Simples assim!
As bençãos do amor trinitário está no silêncio da cruz e em toda ação de Deus pelo homem. Romanos 5.5, João 3.16, 1Jo 4.8, 16 e outros tantos versos são expressivos neste tema. Deus é puro amor e a fonte. O Espírito Santo atua no homem através do derramar dos dons. Simples assim!
Justificados pois mediante a fé em Cristo, i.é, a fé de que Cristo levou os meus pecado [Isaias 53], a fé de que meus pecados foram apagados e não mais lembrados por Deus, já que foram pagos, a fé de que o Espírito Santo me confirma ser nova criatura e assim filho de Deus. Simples assim! Soli Deo Gloria.
Francisco Neto