"Não somos éticos porque somos mestres; somos mestres porque somos éticos! " - Profº Netto, F.A.
Pensando em ética é possível conceituá-la como sendo parte da filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana, e, profissionalmente, como conjunto de princípios morais que norteiam a profissão. Este conceito facilmente se acha em qualquer dicionário de nosso vernáculo. Algo que se questiona com pertinência é: Temos e ensinamos com ética? Ela é necessária ao profissional educador ou ao ensinador cristão? São tantos os questionamentos que colidem neste tema que devo eu poupar o caro leitor, e, afirmar que de fato não somente o ensinador, professor, mestre, como também a instituição de ensino e claro, o aluno precisam ter e serem éticos na prática.
Constitui-se então um desafio para nós educadores identificar, viver e ensinar dentro de padrões éticos, padrões estes estabelecidos visando atender os valores institucionais, educacionais, morais, e, sobretudo objetivando potencializar o que temos por binômio ensino-aprendizagem. Institucionais porque as instituições nada são sem a ética, morais porque estamos vivendo um relativismo moral e educacionais porque os educadores são de fato agentes da ética.
Hoje encerrei a leitura do livro Psicologia da educação da Mércia Moreira, Editora Lê. É um livro antigo e até difícil de entender, contudo, enriquecedor. A partir da página noventa o livro descreve um pouco das experiências piagetianas a cerca da moral e tem como objeto de estudo as crianças. Logo se vê que desde cedo se vive ética. O livro Deus em questão: C. S. Lewis e Freud, editora Ultimato, registra a ironia dos conceitos éticos. Enquanto Lewis contrasta a ética com as leis de transito, Freud dizia: “a ética é um tipo de código de auto-estrada para o tráfego entre os seres humanos”. Basicamente Freud diz que nosso código moral vem do que os humanos consideram útil e recursivo. Lewis é empírico ao dizer que a lei moral é a mesma em todas as culturas, i.é., os hábitos e costumes mudam com o tempo, enquanto a moral e a lei são perenes. Não se vive sem ética.
Assim, observado a necessidade real e patente da ética na práxis educacional, e, evidentemente também na EBD, procuremos nós ensinadores cristãos ser e viver a ética não por necessidade, mas por essência. O respeito às normas internas institucionais, o acato às ordens, como também às doutrinas da Ekklesia. O zelo para com o ensino proposto e para com o educando, etc. Concluindo, me lembrei da frase emblemática do vice-presidente das organizações Globo, João Roberto Marinho, quando disse em entrevista: “Não somos éticos porque somos líderes; somos líderes porque somos éticos”. Eu parafraseio dizendo o mesmo sobre nós professores, educadores e mestres: "não somos éticos porque somos mestres; somos mestres porque somos éticos!" Ética. Ao vivê-la já a ensino. Soli Deo Gloria!
Profº Netto, F.A.
Olá, Amados.A nossa inteligência nos permite que sejamos mais motivados, é fundamental para um líder ser um agente transformador de emoções.Paz
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirIrmã, paz. Agradeço pela visita, comentários e participação.
ResponderExcluirProfº Netto, F.A.
Ética é fundamental na vida de todos nós. A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas. Devemos aplicá-la a nós mesmos antes de a exigirmos dos outros.
ResponderExcluirBelo blog, excelente post. Parabéns. Grande abraço.
Irmã Maria José, agradeço pela visita e pelos comentários.
ResponderExcluirAtt.,
Profº Netto, F.A.
Muito bem coLocados os Tópicos
ResponderExcluirSempre considero um Tema relevante
e de difíciL interpretação
___A ÉTICA!!!
bjs de BOA NOITE!!!
Na minha opinião Ética e Moral são linhas paralelas, caminham em comum acordo...
ResponderExcluirExcelente post.
Visitarei sempre.
Seguindo tbm.
'Glenda Barros
Cara Glenda Barros, fico grato pela visita e comentários.
ResponderExcluirAtt.,
Profº Netto, F.A.
Boa tarde!! Conheci seu blog atraves do gloriosojesusblogger, gostei e ja estou por aqui. Parabens pelo blog.
ResponderExcluirCara irmã, fico grato pela visita e comentários.
ResponderExcluirAtt.,
Profº Netto, F.A.
Seja bem-vindo também no Vivendo pela Palavra!
ResponderExcluirAmado irmão em Cristo Francisco,
ResponderExcluirTambém o parabenizo pelo "blog", que muito vem enriquecer o conhecimento de todos aqueles que o acessarem. Glorificamos a Deus pela sua vida e desejamos que continue sendo um canal de bênçãos para todos nós.
Pastor Geraldo Carneiro Filho
Nobre Pr Geraldo, paz e estou grato pela visita, comentários e participação.
ResponderExcluirAtt.,
Profº Netto, F.A.