quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A Oração e a Vontade de Deus - Lição 9

INTRODUÇÃO
A noiva inteligente procura conhecer em tudo o seu noivo, seus intentos, projetos, desejos, planos... Em resumo conhecer da vida pessoal e profissional. O noivo também procura saber ao máximo da noiva a fim de poder agradá-la. A esposa busca conhecer ao marido e vice e versa. Um profissional além de ter total domínio do que faz procura conhecer o status quo e o plano organizacional da empresa onde trabalha. O cristão sabe que Deus é onisciente, contudo, acomoda-se em não buscar conhecer a Deus e isso em todos os aspectos. Inchamos o peito ao dizer que os discípulos de Jesus eram indoutos, leigos e inexperientes. Concordo. Eram mesmo tudo isso antes de conhecer e de conviver com o Mestre. Depois de o conhecerem não foram mais os mesmos. Nós também o conhecíamos. Nosso papel é dentre outros, conhecer e obedecer adorando.

I. A ORAÇÃO E A VONTADE DE DEUS
Algo que chama muito à atenção em nossos dias é exatamente a desvalorização do ensino nas igrejas protestantes. Sei que muitos clérigos e leigos discordam de minha posição, porém, não minto, digo a verdade. Veja: muitos professores de EBD o são somente pela experiência enquanto cristãos; conhecem muito pouco de bíblia e de teologia; desprezam a metodologia e a didática, preferindo o empirismo; querem que os alunos engulam de goela a seco o que é ensinado por eles; o tempo, ah o tempo... o tempo de aula varia pela média de 30 a 40 minutos, quando 90 minutos ainda é pouco; pouquíssimas igrejas tem sala de aula para a EBD que não sejam o próprio templo; sem dizer que não poucos professores o são pelo status e não pela vocação, o chamado; etc. Resumindo, o comentarista disse: “É fundamental que o suplicante conheça profundamente a quem Ele dirige suas orações...”. E eu digo: Como conhecerão profundamente se a EBD não ensina?

Qual é a vontade Deus à igreja? Que ela ame a Deus completamente. Indo, ensinando, chamando, batizando, conforme a comissão divina. Indo aos cativos, ensinando as doutrinas de Jesus Cristo, chamando de volta os desviados, e, assim não se secularizando e nem desertando da comissão, i.é, [isto é] obedecendo a Deus e amando a si mesma, as almas, a igreja, a Palavra, ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Será que a EBD está ensinando a vontade de Deus?

Tem pessoas que não conhecem a Deus, a igreja, o estatuto da igreja, até é consagrado mais não sabe quais são as suas funções, não sabe o nome dos livros da bíblia e muito menos o teor da bíblia, também não conhece nem a ele mesmo... e ainda quer ensinar. A Vontade de Deus é singular para cada um: para Adão, a vontade de Deus foi a santidade, o domínio, a obediência e adoração; para José: o governo providente favorável a um povo fazendo Deus ser conhecido; para Moisés: ser porta-voz de Deus tornando conhecido o seu poder; para Jesus Cristo: obedecer e ser redenção a todos que o receberam e aos que virão a crer. A vontade Deus para mim: eu já sei. E você?

II. ORAÇÕES NÃO RESPONDIDAS POR DEUS
Acho que aqui o comentarista quis dizer, acerca de orações egoístas, dizer da necessidade do cristão olhar para os outros, às suas necessidades, fraquezas, impotência e carência de Deus. Ao invés de ter uma oração autocentrada, ser mais sensível a dor e à causa alheia. Compensa ler a parábola do fariseu e o publicano [Lc 18.9-14]; observar a Balaão e Balac [Nr 22 a 25; 2Pe 2.15; Jd 1.11; Ap 2.14]. Ainda é bom destacar dois grandes exemplos dos propósitos das orações: Ana que orou e cumpriu o seu voto em levar o seu filho à casa de Deus para o servir; e, o apóstolo Paulo que dava graças a Deus pelos de Éfeso para que lhes desse o espírito de sabedoria, revelação e de entendimento [Ef 1.16-17].

Será que é certo pedir a Deus posição social? O status, o querer destacar-se em detrimento dos demais, o querer os holofotes para si... Isso tudo é um grande mal, um cancer e infelizmente muitos são assim. Graças a Deus que existem os vocacionados, porque alguns fazem o serviço sagrado motivado pelas suas razões. Compensa ler Mateus 10.35-45; Mt 20.21-22 sobre a mãe de João e de Tiago que fez um pedido inusitado a Cristo; também 2Samuel 15 e 1Reis 1.5-31, onde Absalão usurpa o trono do pai e Adonias usurpa o trono do irmão Salomão. Convém explicar Fp 2.6 onde Paulo diz de Cristo não usurpar a igualdade divina.

Jesus Cristo sendo o próprio Deus conheceu o interior daqueles que o acercava. A isto Ele descreve o interior da liderança judaica com uma metáfora aterradora: “sepulcro caiado...”. Por fora beleza e formosura, aparência bela e palavras lindas. Por dentro podridão, cegueira, morte e imundícia. Pensando em mim e já que oro tão pouco, devo realmente me policiar para não ser igual àqueles que Jesus denunciou.

III. ORAÇÕES ATENDIDAS POR DEUS
Sinceramente, penso que os argumentos do comentarista neste tópico foram muito fracos. Falar das orações respondidas por Deus a Salomão, Elias e Davi é importante, contudo, certamente nem todas as orações feitas por esses nobres homens de Deus foram prontamente atendidas. Mesmo assim o destaque aqui é exatamente a oração que visa a vontade de Deus. Este foi o diferencial, não porque eram bonzinhos, reis ou profetas. Certamente o diferencial foi a oração visando a vontade de Deus tendo o coração e a vida conforme num padrão de santidade. Você leitor argumentará que todos eles falharam. Sim, concordo. Mesmo assim quando tiveram as suas orações atendidas estavam totalmente submissos a Deus e ponto.

CONCLUSÃO
Digo eu que o segredo para uma vida de oração viva e eficaz é viver Êxodo 20.7; Mateus 5.48; 1Pe 1.16. Procurar imitar a Jesus Cristo todos os dias. Será que eu e você podemos orar a Deus dizendo: 'Senhor honra a minha fé, minha vida na tua presença'? Pense nisso. Soli Deo Gloria.

Profº Netto, F.A.

Fontes
Dicionrio Bblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
Revista Ensinador Cristão. CPAD, nº 44, p.40.

4 comentários:

  1. Deus é Uno e maravilhoso.Parabens pelo blog. Estou cá lhe convidando a visitar o meu blog, e se possivel seguirmos juntos por eles.Estarei grato esperando por vc, lá.DEUS, esteja contigo, sempre.
    Abraços de verdade

    ResponderExcluir
  2. Amém, estarei sempre aqui aprendendo...

    Bênçãos no seu lar.

    ResponderExcluir
  3. Irmão, Deus o abençoe pelo seu blog ele esta lindo e muito rico na pavra de Deus.
    Que coisa mais linda a igrja Assembléia de Deus missão em Uberlândia, eu e minha família congregamos na Assembléis de Deus Ministério do Belém em São Paulo e nós amamos a obra missionária.
    Deus abençoe o irmão e sua linda família.
    A paz do Senho Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Hermoso mensaje. Muy interesante.Me me gusto bastante.Fue un gusto visitarte y leerte hermano.Que la paz quede contigo. Seguiré visitándote amigo

    http://socialculturalyhumano.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles