sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O Derramamento do Espírito Santo no Pentecostes – Lição 3

INTRODUÇÃO
As Igrejas históricas ou tradicionais vêem o derramamento do Espírito Santo no Pentecostes como um mero acontecimento histórico. E se isso não bastasse ainda negam as implicações e as evidências deste importante acontecimento bíblico, como não valendo para nossos dias. É o argumento Cessacionista, i.é, o batismo com o Espírito Santo, o falar em línguas estranhas e os outros dons, como exemplo o dom de profetizar, foram apenas na igreja primitiva. Isto tudo é muito sério porque temos uma igreja fraca em termos de fé bíblica, atesta que a bíblia é a sua base, porém, nega o que nela está contido. Por exemplo, dentre as igrejas históricas brasileiras, uma delas somente admitiu e ensinou sobre o Espírito Santo como parte da trindade e suas implicações, a partir da década de 1970. Será que as promessas no AT e/ou no NT, especialmente feitas por Jesus Cristo não valem para essas igrejas?

I – O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
Em curtas palavras é o revestimento de poder espiritual que habilita o crente a ser mártir pela causa do Evangelho [At 1.8], com testemunho e vida sacrificial.

Sobre a evidência no falar em línguas [Mc 16.17; At 2.8-11; At 8.15-17; At 10.44-46; At 19.3-7; 1Co 12.10,30; 2Co 13.8; 2Co 14], não tem como ignorar, está na Bíblia e Paulo relata isto, o falar em línguas, no pós Pentecostes. Será que os Cessacionistas rasgam esta parte da Bíblia deles? É inegável, se negamos, certamente somos heréticos e para mim basta.

II – FUNDAMENTOS DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
Moisés – particularmente não concordo em vincular Nm 11.24-29 à promessa do Pentecostes, conforme o nobre comentarista Claudionor de Andrade assim o fez. O verso 29 expressa um desejo de Moisés para com todo o povo. Abraão, Samuel, Davi, Saul e tantos outros profetizaram e isto não implica em promessa de derramamento do Espírito Santo.

Isaías – Is 44.3 diz “...derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes”. Aqui é inegável a promessa. Alguém pode até ponderar em afirmar que a promessa era para os judeus, e daí? Cristo também veio para eles e rejeitaram, porém o profeta Joel já expressa “sobre toda a carne”.

Joel – Jl 2.28-32. Os Cessacionistas devem ignorar totalmente esses versos, certamente ficam mudos, não há o que ser dito, não é? Talvez argumentem que isto ocorreu no Pentecostes e eu pergunto: E atos At 10.46 na casa de Cornélio? E At 19.6 em Éfeso com os discípulos de João Batista? E em Corinto 1Co 12 e 1Co 14 quando Paulo põe ordem no culto deles? 

João Batista – Mt 3.11 e passagens correlatas nos sinóticos e em João ratificam a promessa que Cristo viria a fazer posteriormente. Promessa ratificada por Cristo em At 1.5 e lembrada por Pedro em At 11.16 quando orou pelos gentios na casa de Cornélio. Lembrando que Pedro argumentava assim na presença dos apóstolos em Jerusalém o motivo de ter estado na casa de um gentio.

Jesus Cristo – em João 7.38-39 promete o derramar do Espírito Santo aos crentes. Jo 14.16,17,26; Jo 15.26; Jo 16.7-14. Também At 1.5,8 é promessa de Cristo e é inquestionável, uma vez que logo se cumpriu.

III - O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO NA HISTÓRIA DA IGREJA
Este ensino não é uma invenção eclesial, mais é uma promessa feita pelos santos e inspirados homens de Deus, por Jesus Cristo e cumprida no tempo da Igreja primitiva, e, perpetuada até nossos dias. A história registra por exemplo Agostinho [354-430 d.C], Lutero, John Wesley, Charles Finney e outros mencionando sobre esta ação divina. Há um dito: “Contra fatos não há argumentos” e a começar da Bíblia a história registra muitos outros episódios semelhantes.

IV – OS OBJETIVOS DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
Fala-se de plenitude espiritual ao ser batizado com o Espírito Santo e sendo bem direto aqui, devemos enxergar e entender os objetivos primeiro nas palavras de Jesus Cristo em At 1.5,8, quando disse do dever de permanecer em Jerusalém para se cumprir sobre eles a promessa. Atos 1.8 é muito claro: “recebereis poder...” e noutra versão: “recebereis virtude...”. Poder aqui vem do original grego dínamo, quer dizer, poder sobrenatural. Ainda no mesmo verso diz: “e ser-me-eis testemunhas...”. Testemunha no grego é martyria que significa literalmente morrer, dar a vida por uma causa. Compensa observar que no ato do Pentecostes há uma mensagem universal, uma vez que todos os presentes receberam a mensagem da salvação em Cristo Jesus. O apóstolo Paulo que não estava no Pentecostes, logo em suas cartas vem coordenar e ensinar acerca da disposição dos dons sem confusão à igreja.

CONCLUSÃO
O revestimento do Espírito Santo é para todos os santos que crêem, foi para os que estavam em Jerusalém, Samaria, Cesareia, para mim e todos a quem Deus chamar. Soli Deo Gloria.

Profº Netto, F.A.

12 comentários:

  1. Nobre Prf. Neto, este comentáro ficou muito bom, atacou o mérito dos assuntos respectivos, com certeza vai enriquecer o argumento do professor em sala de aula. Deus continue te abençoando.

    Permaneça na Paz do Senhor Jesus.
    Alan Fabiano

    ResponderExcluir
  2. My UNIQUELY styled Wallpapers:

    Weathertime Wallpaper Windows

    Kraxpelaxon Deviant Art

    ------

    SLEEPLESS IN SEATTLE

    There's much in the world that you can't explain.
    It's revealed for you to remember
    by the whispering voice of a distant train
    or a midnight rain in november.

    Horizon within! You can always find
    the keys to Enigma. Let's mention
    one basic Truth: of spirited Mind
    Is Nature naught but extension.

    Internal expanses! In dreams, ridden
    by fear and longing you roam
    that deep Southeast in your soul hidden
    ...on your random journey back home.

    Single Swingle

    ---

    Casualidad sopla la sangre
    de alguno señor desconocido
    durante los pocos restantes
    momentos del resplandor de faroles

    que se vislumbran tras el follaje
    flameando de las obsesiónes
    igual efimero como gotas
    del cinzano de la soledad –

    En aquel tiempo me levanta
    dentro uno incidente avejentado
    que en seguida palidece
    al camouflaje de abstraccion;

    chica, nadie conoce que tus grisos
    ojos significan aún; con todo
    el sueño que hube evacuado
    tu escudriñas nuevamente.

    My Spanish poetry!

    ---

    LE FRUIT DU CIEL

    Un orage nocturne illmuna maintenant l'Amazonie, franchis les Andes, envoya des jeux de cartes gigantesques et frappantes en bas à la Pampa –

    Puis: petit déjeuner à melon; café fumant !

    À la bague du cigare tu lis, étonné: GÉOGRAPHIE.

    Poétudes

    ===

    And: reciprocity. You do me a favor promoting your blog on mine!

    - Peter Ingestad, Sweden

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor!!!

    Exelente essa ajuda, nessa lição serei aluno, passei aqui para estudar e vi que valeu a pena...

    Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom.
    Continue,pois seu blog nos ajuda e esclarece.Estou sempre por aqui.

    ResponderExcluir
  5. Καλή εβδομάδα!!!!
    θερμούς χαιρετισμούς από την Ελλάδα!!!!
    Ο θεός μαζί σας!

    ResponderExcluir
  6. Oi,obrigada por me seguir ja estou te seguindo tbm,gostei muito do seu blog é uma benção,bjs fica na paz.

    ResponderExcluir
  7. Professor, retribuindo a visita, já me tornei sua seguidora! Parabéns pelo seu trabalho e pelo bolg.

    Beijo e que Deus lhe abençoe ;D

    ResponderExcluir
  8. Boa Noite Professor
    Grata pelas palavras elogiosas ao meu modesto espaço. Minha confissão é católica apostólica romana, mas, nem por isso, deixarei de indicar seu blog às muitas pessoas evangélicas que me visitam.
    Prometo-lhe que no próximo post que tenha motivos religiosos, colocarei seu link.
    Um grande abraço e um fim de semana maravilhoso à sua pessoa e toda sua família.

    ResponderExcluir
  9. Amado no Senhor, li o assunto, muito me interessou e, aliás, bem posto. Sabe qual é a maior dificuldades dos pentecostais do começo do séc. 21? É que eles falam tanto sobre o batismo no/com Espírito Santo e oram pouco em línguas! Oro pra que seus escritos nos ajudem a adotar a prática, de fato.

    ResponderExcluir
  10. Muchas gracias por haberse quedado en Estoy a tu lado, un blog muy interesante el suyo.
    Gracias
    Con ternura
    Sor.Cecilia

    ResponderExcluir
  11. Graça e paz!vc deixou o link no meu blog e eu vim aq "vasculhar" um pouquinho,kkk.Gostei muito do blog,e dessa postagem em especial...é verdade sim quando você fala que muitas igrejas não crêm no batismo com o Espirito Santo,infelizmente...

    Olha,já que você gostou da postagem sobre jejum,estarei ostando hoje a segunda parte,querendo dar uma passadinha para olhar,fique a vontade!estou te seguinddo...

    fk na paz

    ResponderExcluir
  12. Paz amado, uma menssagem direta aos corações que hoje estão mais preocupados consigo mesmo, ninguem quer assumir de verdade o evangelho, como o ser minhas testemunhas( dar a vida) arrumamos um esconderijo e não é a sombra do onipotente e sim dentro das 4 paredes da igreja fisica(prédio), infelizmente estamos morrendo lá dentro. Abaixo a zona de conforto, voltemos ao evangelho. Até mais, paz

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles