quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Superdicas para professores de EBD: Síndrome da holofotite, cuidado!

Como são ricos os exemplos bíblicos acerca da não exaltação. Jesus Cristo em muitos de seus milagres advertiu a que não se divulgasse, não anunciasse partir dEle as curas e o sobrenatural [Mt 8.4; Mt 17.9]. Quando multiplicou os pães e peixes não tocou trombeta. De Jesus Cristo também é o ensino da bem-aventurança do simples e do humilde [Mt 5.3,5,8; Mt 11.29].  Ele mais serviu do que foi servido [Mt 20.28]. João Batista primeiro negou ser o Cristo [Jo 1.15,20], segundo disse não ser digno de desatar e levar consigo as sandálias [Jo 1.27; Mt 3.11; Lc 3.16] e terceiro afirmou de forma emblemática: “Importa que Ele cresça e que eu diminua” [Jo 3.30]. Pedro rejeita adoração do centurião Cornélio quando este se prostra reverentemente [At 10.25-26]. O apóstolo Paulo e Barnabé na sua primeira viagem missionária em Listra curaram pela fé em nome de Jesus a um Coxo de nascença, pelo que os confundiram com deuses pagãos e quiseram sacrificar em sua adoração, Paulo e Barnabé impediram a multidão de o fazerem [At 14.1-18]. O mesmo Paulo afirma: “Para mim o viver é Cristo...[Fp 1.21].

Será que estes ensinos não servem para hoje e não ensina aos proclamadores do Evangelho, os imitadores de Cristo. É certo que sim. Vivemos um grande mal em nossos dias, que é a síndrome da holofotite aguda, o vício pelos holofotes. Os homens não se contentaram com o título de Pastor, intitularam-se Apóstolo, Bispo e outros tantos. Daqui a pouco intitular-se-ão de Anjo, Querubim, Serafim e/ou quem sabe deus!  Jesus Cristo, sendo Deus, se humilhou encarnando-se homem e o homem se exalta a tal ponto de querer ser visto como um deus. Este é o grande mal: autoexaltação, autoproclamação, overdose de marketing pessoal.  Me pergunto,  até quando Senhor?

Convém eu você nos autoexaminar e ver se este mal não nos atingiu. Nós os ensinadores de EBD sabemos que quanto mais sabedoria, mais sapiência seremos humildes e simples na mesma proporção. Que os ensinadores/mestres imitem a Cristo na sua ética. Soli Deo Gloria.

Profº Netto, F.A.

Um comentário:

  1. Meu amado irmão agradeço sua honrosa visita e sua parceria no meu humilde espaço virtual.

    Estarei seguindo aqui também, esse lugar que é muito rico e abençoado.

    Sobre o post: Muitos homens de DEUS precisa se humilhar! Por isso a Igreja Evangélica enfrenta tantas crises, lideres com comportamentos que desabona a conduta Cristã, JESUS sai do centro, sai do foco, e os frutos ficam comprometidos.

    DEUS te abençoe ricamente.

    http://planosdivinos.blogspot.com

    Lá questionamos nossos planos que nem sempre são os planos de DEUS.

    Fica na paz.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles