segunda-feira, 16 de maio de 2011

Superdicas para Educadores e Educandos da EBD: Prepara-se ao máximo


Como é constrangedor, desgastante e triste assistir a uma aula com um educador despreparado! Isso tem sido cada vez mais comum nas aulas da EBD, Institutos ou escolas bíblicas. Sim, mais não se assustem, meus caros leitores. Penso que não ajuda muito eu ou você apontar os culpados e também desnudar os muitos defeitos da Instituição milenar, que é a Escola Bíblica. Parece haver um círculo vicioso ou uma síndrome neutralizante em alguns educadores. Começam até bem, mas não perduram, não conseguem se estabelecer como educadores com ensino forte e relevante, sobretudo, profundamente embasados na Bíblia. E dentre as muitas causas não aponto a falta de conhecimento, apoio ou ainda a falta de material, uma vez que hoje o que mais temos disponível é conteúdo, mas falo que principalmente do despreparo.

      "A EBD está cada vez mais assim: fria, vazia, e diminuindo em sabedoria, graça e conhecimento"


Este vício maldito de se deixar tudo para a última hora se instalou em muitos de nós, digo mais diretamente dos educadores. É verdade e não adianta se enganar. Jogue a primeiro giz aquele que nunca pecou neste mal. Os educadores estão cada vez mais vazios, dominam menos o assunto em pauta e a velha escusa de trazer a resposta depois nunca foi tão usada. Nota-se insegurança do educador, pouco conteúdo e com isso menos participação dos educandos. Mais ainda: a administração sabe disso e se omite, não age. Não estamos preparados para responder as muitas questões que os "Jós" de hoje nos fazem. Penso que talvez a nossa sorte ainda seja os poucos vocacionados, pois esses sim ministram com amor, são os primeiros a chegarem e os últimos a sairem, se utilizam de recursos próprios, preocupam-se em oferecer um ensino profundamente bíblico...

Os despreparados deveriam sofrer a paga de Cain! Talvez pensassem em um ensino digno de aceitação. Eles são uma vergonha à EBD, um atraso, um retrocesso. Os alunos estão cada vez mais desmotivados e cada vez menos presentes nas aulas da Escola Bíblica. Tenho recebido com tristeza reclamações de alguns alunos por onde ando. Me lembro que Deus me converteu na EBD, e, me apaixonei por ela. Porém, enquanto a EBD não for mudada radicalmente, continuará assim: fria, vazia, e diminuindo em sabedoria, graça e conhecimento. Os educadores precisam mudar urgentemente e através de mais preparo e tato com conteúdo bíblico, teremos um ensino real, relevante e edificante. Precisamos de ensinadores que nos arrebatem para dentro da lição, que nos faça apaixonados pelo ensino, e... infelizmente não é o que temos hoje. Soli Deo Gloria.

Profº Francisco Netto

7 comentários:

  1. Yeah, in any religion, also teaches us how to live good, to become moral person a utility for community. Without these lectures, for everyone is a great loss.

    ResponderExcluir
  2. •♥♪♥♪♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•

    Bom,dia,Prof°Francisco!

    Obrigada pela visita em meu blog,fiquei imensamente feliz com suas palavras!
    Não esqueça o endereço,volte sempre!!!

    Um forte abraço,que DEUS abençoe seus sonhos!!!

    •♥♪♥♪♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•

    ResponderExcluir
  3. Concuerdo contigo,la educación cristiana debe ser bien echa con objetivos claros y una buena evaluación a las lecciones,recursos y otros. Hay que dar excelencia en el ministerio que muchas veces como dices tú no se cumple,saludos y bendiciones

    ResponderExcluir
  4. já estou seguindo http://ebdistas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. OBRIGADO PELA VISITA NO MEU BLOG.
    ABRAÇO DEUS O ABENÇÕE.

    MARCOSPAULOEMACAO.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  6. Olá meu querido irmão,Francisco Graça e Paz.
    Parabéns pelo blog tão abençoador.
    Estou te seguindo. Como sempre tenho dito: Aprendendo uns com os outros crescemos na graça e no conhecimento.
    Convido o querido irmão, para conhecer os nossos blogs. Ficaremos felizes por sua visita e mais ainda se nos seguir-nos.
    Josiel Dias
    Mensagem Edificante para Alma
    http://josiel-dias.blogspot.com
    Iec@a Blog. Blog da nossa Igreja IEC
    http://iecaalcantara.blogspot.com

    Deus te abençoe ricamente
    Josiel Dias
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  7. Hola, no nos hemos visitado nunca y creo que sería bueno romper ese silencio ...le parece bien?
    Le dejo mi ternura
    Sor.Cecilia

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles