sábado, 2 de julho de 2011

O Projeto Original do Reino de Deus - Lição 1

INTRODUÇÃO
Que Deus é soberano, governa e ou exerce o governo sobre tudo, a isto é indubitável. A Palavra está para todos e o Reino disponível àqueles que hoje deixam-se circuncidar o seu coração. E para que nossas palavras não sejam um peroratio ao vazio é importante que, em qualquer tema, esteja ancorado na Palavra de Deus. Penso que o Reino Divino deve ser visto a partir das Escrituras, porém, observado e experienciado através da práxis da Igreja.

I. CONCEITO BÍBLICO DE REINO DE DEUS
1. Definição de Reino de Deus - Em curtas palavras é a nova aliança oferecida por Cristo aos que aceitam em Espírito e em verdade. Todas as bênçãos e ou promessas advindas desta aliança está intimamente condicionada à obediência. Todas as maldições estão de mesmo modo ligadas à desobediência. Resumindo: a nova aliança implica em obediência e vida na nova vida. Logo, também direitos e deveres. Ninguém tem acesso a Deus sem antes passar pelo calvário.

2. Os aspectos do Reino de Deus - O autor da revista nos apresenta dois aspectos: quais sejam? Presente e futuro. E eu acrescento a estes o aspecto passado.
  • Passado - promessas da vinda do Reino, inclusive de um sujeito [João Baptista] que o anunciaria antes da chegada do reino e em seguida, o cumprimento destas profecias: Nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, trazendo o Reino de Deus aos homens [2Sm 7.16].
  • Presente - a soma de todos os salvos vivos, salvos genuinamente, nos quais habita o Espírito Santo em templo particular, que quando em reunião ou fora dela praticam o "serviço sagrado" do Reino de Deus [Mt 3.2; 4.17, 23; 5.3, 19; 6.10; 7.21; 8.12; 9.35; 10.7; 11.11; 12.28; 13.11, 19, 24, 31; 18.1].
  • Futuro - entenda-se que o aspecto futuro do Reino de Deus não se limita apenas ao reino milenar, mas também a sequência [Mt 25.34; 26.29; 1Co 15].
3.  Governo do Reino - Quem patenteia exerce seus direitos. O Criador exerce a sua soberania sobre a criação e isto é indiscutível. Não é o barro sobre o oleiro, mas o oleiro sobre este [Jr 18]. No princípio Deus deu o domínio ao homem, dizendo: "dominai..." [Gn 1.28]. Este homem caiu e desobediente perdeu o domínio. Na vinda de Cristo e ao ser tentado, Satanás depois de mostrar todos os reinos da terra, propõe: "...tudo isto te darei se prostrado me adorares" [Mt 4.8-9]. Então, entenda-se que pela queda o homem perdeu o domínio reinante da terra para Satanás. Porém, Cristo vem resgatar o homem com a nova aliança, pela obediência para o Reino de Deus. Logo, este mundo jaz em Satanás [1Jo 5.19] enquanto o Reino de Deus está disponível a todo arrependido.

II. O REINO DE DEUS NAS ESCRITURAS
1. No Antigo Testamento - Realmente o AT não registra esta expressão Reino de Deus e certamente porque está vinculado à vinda de Cristo como anunciador, proporcionador e sustentador. No AT Deus é o Rei de Israel, da terra, do universo [Is 43.15; Sl 24; Sl 29]. Lá, no AT não foi dada a ordem: "IDE e pregai a toda criatura..." [Mt 28.19-20; At 1.8].

2. No Novo Testamento -  João Baptista [Mt 3.2] anuncia a chegada do Reino, Jesus Cristo é o próprio Reino anunciado por Ele mesmo e perpetuado pelos seus discípulos e conseguintemente, também anunciado pela Igreja, até hoje...

3. Reino de Deus ou Reino dos Céus? Os evangelhos, especialmente os sinópticos [Mateus, Marcos e Lucas] misturam as expressões, anotam tanto Reino dos Céus quanto Reino de Deus. Porém, João palavras de Cristo fala: Reino de Deus [Jo 3.3, Jo 3.5 e Jo 18.36]. Observo apenas que o Reino de Deus está disponível à humanidade pecadora. O Reino de Deus tem sua origem nos céus. Contudo, o reino celestial pleno e integral será apenas na glória, enquanto aqui o salvo pertence, perpetua e vive como cidadão do Reino de Deus, por isso ainda sofre, e, precisa do Consolador.

III. AS MANIFESTAÇÕES DO REINO DE DEUS
1. No passado - Interessante que o autor no tópico I, quando fala dos aspectos do Reino de Deus, apenas cita os aspectos: presente e futuro. Mas aqui fala também de passado. Quanto ao passado penso ser justo mencionar a formatação de um povo/nação sob a égide das Leis dadas por Deus. Também as profecias, todas culminando em Cristo. Os governos teocráticos, etc.

2. No presente - Olho à Igreja e vejo o Reino de Deus em ação, vivo, sólido e sendo combatido, avançando contra as portas do inferno. Divirjo do autor da lição quando afirma: "...o Reino de Deus foi estabelecido de forma invisível na igreja". Pontuo que uma vez que Cristo sendo o próprio Reino de Deus, não foi invisível, foi real, Deus encarnado. Ele veio estabelecer o seu Reino. Os discípulos quando foram chamados de cristãos [At 11.26] entenderam o conceito de pequenos cristos. A Igreja está aí, rejeitada pelo mundo e amada pelos que a compõe. Jesus Cristo não veio estabelecer um reino político, mas um reino espiritual.

3. No futuro - Não somente no reino milenar, mas também na Nova Jerusalém, eternamente divinal.

CONCLUSÃO
Ser cidadão do Reino de Deus implica em aceitá-lo verdadeiramente, em obediência, submissão, zelo e vida na presença de Deus. Na plena posse e uso de direitos como também de deveres. Ainda: na busca incessante de novos cidadãos para o reino celestial. Soli Deo Gloria.

Att.,
Profº Francisco Netto.

7 comentários:

  1. Gosto muito de seu jeito de ensinar e escrever. Obrigada pelo estudo.
    Se você tiver indicações na internet sobre as 4 visões de Ezequiel, por favor, me indique os links. Ou quem sabe você mesmo escreve um estudo sobre cada uma delas e publica em seu blog. Um grande abraço de admiração
    Elypaschoalick

    ResponderExcluir
  2. Passando para conferir seus textos. Muito bons. Deixo um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Estou admirado com as reflecções relevantes sobre o estudo da revista, parabéns. Estou iniciando um Blog sobre teologia, se poder seguir e divulga-lo será um privilégio, obrigado
    link:
    http://ivanbarboza-teologando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Grata por seguir-me.
    Oportunizou-me conhecer o teu,que já sigo com muita satisfação.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por seguir o meu blog

    Que Deus te abençoe.

    ESTOU SEGUINDO O SEU BLOG.

    Que Deus te abençoe.

    Seja bem vindo ao "Blog Do Aurelio "Sou o Mensageiro!"",
    volte sempre que quiser.
    Espero te receber lá mais vezes

    Amo ler comentários e responde-los

    "...:: Vote No Blog - seu voto é importante ::..."
    "http://aureliomcgomes.blogspot.com/"
    "Blog Do Aurelio "Sou o Mensageiro!""

    Fique na paz do Senhor
    Será um prazer ler seus comentários,
    Faça um Blogueiro mais feliz, COMENTE!

    ResponderExcluir
  6. GRAÇA E PAZ, ´PROF, MUITO ESPECIAL ESSE ESTUDO, QUE DEUS CONTINUE TE USANDO, QUE A GRAÇA MARAVILHOSA DE CRISTO SEJA ABUNDANTE SOBRE SUA VIDA E SUA FAMILIA EM NOME DE JESUS.

    EM

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante de seus argumentos e sua simplicidade a cada dia um novo aprendizado em seu blog já ganhou uma fã, todos os dias acompanho seu trabalho com excelentes argumentos muitos bem definidos e fundamentados muito obrigada por compartilhar seu conhecimento.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles