quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A Prosperidade no Antigo Testamento - Lição 2


INTRODUÇÃO
O que é ser próspero? Possuir bens materiais, fama, projeção... tudo isso aos olhos humanos é ser próspero. Contudo, teologicamente falando, nota-se outras nuanças.

A Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, nos responde a este importante tema, especialmente no AT, também no NT, porém, com maior ênfase no AT. Resumidamente, o Antigo Pácto está condicionado à obediência e à intimidade com Deus. 

I - RIQUEZA E POBREZA, DOENÇA E CURA NA ANTIGA ALIANÇA
Há aqui uma associação baseada em 3 pontos: solidariedade, espiritualidade e o bem estar físico. É importante dizer que a pobreza não é julgamento divino e a riqueza não sinônimo de ser abençoado, no sentido divino. 

Deuteronômio 15, Atos 5, 2Co 9 e Rute 2, são clássicos bíblicos para se exemplificar a idéia de solidariedade vinculada à prosperidade. É simples. Quem se solidariza com a pobreza do irmão é rico espiritualmente e assim é ou será abençoado.

Os provérbios veterotestamentários [Pv 3; 12; 15; 18; 19; Sl 15] e outros textos no NT apontam para prosperidade espiritual. É por isso que o homem acamado e sem recursos humanos troca tudo o que tem para ter saúde, sossego e paz. 

Jó quando afligido e posteriormente após ser sarado atribuiu ao seu Deus a benesse, dizendo: "Agora sei que o meu Senhor vive". Deus dá e também tira. 

II. A PROSPERIDADE COMO RESULTADO DO TRABALHO E DO FAVOR DE DEUS 
Aqui se entende que qualquer forma de prosperar, enriquecer com origem diferente que não seja via trabalho é estranho ao ensino da Bíblia. O trabalho dignifica, honra e leva o homem a valorizar o seu ganho, utilizando o seu fruto para o fim útil à sua família e manutenção da sua vida.

Um ponto importante a salientar é que nem todo o homem que ajunta para si riqueza material significa ser abençoado por Deus. Os exemplos estão pertinho dos Filhos de Deus: o traficante, o ilícito e até o legal, humanamente falando, que não honra a Deus [...]. O esforço do homem o faz prosperar e honrando a Deus com seus bens, certamente será ainda mais rico.

CONCLUSÃO
O AT é rico neste tema: prosperidade, contudo, vinculado à obediência a Deus, íntima e real, sem mácula. Na prática, hoje, muitos querem barganhar com Deus, dizimando ou ofertando para alcançar favores, inclusive, alguns até ensinam esta doutrina herética. Na teoria, o AT e NT nos ensinam a praticar mordomia, honrar a Deus, e, servir ao pobre com nossos bens, para assim alcançar prosperidade espiritual e material. Soli Deo Gloria.

Profº Francisco Netto

5 comentários:

  1. Siempre he creido que un trabajo honrado.ennoblece al que lo realiza.Y lo mas importante no cae en el pecado de la pereza.Para mi eso es ser un buen cristiano.un saludo.

    ResponderExcluir
  2. A paz do SEnhor!
    Fiquei feliz em saber que minha singela página da web já está sendo acessada em Minas Gerais.
    Fico agradecida!
    Que Deus possa abençoa-los cada dia mais!
    Meu esposo também tem um blog ´
    Cristianismo em foco
    http://wwwcristianismoemfoco.blogspot.com/

    Peço aos irmãos que ore por nós!
    DEixo para reflexão de seus internautas
    Salmos 125
    "OS QUE CONFIAM NO SENHOR SÃO COMO OS MONTES DE SIÃO, QUE NÃO SE ABALA, MAS PERMANECE PARA SEMPRE"
    A PAZ DO SENHOR!

    ResponderExcluir
  3. A PAZ DE CRISTO MIGUEL,também gosto muito do seu BLOG, já reportei matéria dele.
    Criei meu BLOG por causa das injustiças dos homens das terras ,mais por parte dos homens do SISTEMA,DO PODER TERRENO,o mesmo que desde a época de JESUS O LEVOU AO JULGAMENTO E AO CONDENAÇÃO A CRUZ.

    Eu antes postava denuncias do poder público,colocava minha opinião ,coim conhecimento de causa,mas com o passar do tempo e as respostas a mim dada em SONHOS,SONHOS ESSES QUE HORA SE REVELAVAM,HORA ME ENCAMINHAVAM PARA UM OUTRO DESTINO,então foi daí que entendi o QUAL ERA o proposito de DEUS em minha vida,devo seguir os exemplos deixados por CRISTO a nos como os designe-os dado pelo PAI,só assim o agradaremos,pois ser justo,licito é o que o PAI ESPERO DE TODOS SEUS FILHOS,para que possamos ter um MUNDO MAIS JUSTO ,DIGNO E IGUALITÁRIO.

    E quanto as riquezas da TERRENA,elas nada tem haver com as riquezas DIVINAS,e o prosperar materialmente mesmo que a custa da LABUTA TAMBÉM NADA TEM HAVER COM DEUS,pois os BENS MATÉRIAS,SEMPRE GERARÃO AS DIFERENÇAS SOCIAIS,SEMPRE SEPARARÃO IRMÃOS,ENTRE RICOS ,SEMI RICOS E POBRES,pois as discriminações a super valorização de uma minoria acaba diminuindo a maioria,e para DEUS SOMOS TODOS IGUAIS,com ou sem estudo,DESDE UMA CATADOR DE PAPELÃO A UM MAGISTRADO.

    Vivemos hoje em uma sociedade que inverte seus valores,que valoriza o fútil e o inútil,que valoriza o STATUS O TER PÁRA SER,valorizam a CARNE ASSIM COMO SODOMA E GOMORRA,julgam e condenam inocentes porque ouviram falar,vão induzidos pela maioria ,MOVIDOS PELA VINGARAM PELO DESEJO DE VER A DESGRAÇA ALHEIA,E O QUE OS LEVAM A TAIS CONDUTAS,O DINHEIRO,O PODER, O STATUS A FAMA.

    Por isso a humanidade está se deteriorando chegando ao seu fim,´porque o maior TESOURO E OS MAIORES BENS ,ESTÃO NA FORMA DE VIDA QUE CRISTO LEVOU QUANDO VEIO A TERRA PARA MOSTRA O CAMINHO CERTO PARTA SE CHEGAR AO PAI ,A VIDA QUE ELE ESPERAVA QUE LEVÁSSEMOS AQUI NESSE PLANO ,QUE ACABOU CULMINANDO NA MORTE DE CRISTO POR CAUSA DOS NOSSO PECADOS QUE VEM SENDO COMETIDOS DE FORMA MAIS GRAVE AINDA.

    Se OS SERES HUMANOS TIVESSEM SEGUIDO OS EXEMPLOS DE CRISTO,NÃO TERÍAMOS ESSE MUNDO INJUSTO E DOLOROSO DE SE SOBREVIVER ,IRMÃOS IRÃO PAGAR MUITO PELOS SEUS ATOS!! A PAZ DE CRISTO MIGUEL E SEJA BEM VINDO!!JESUS JÁ ESTÁ ENTRE NÓS ,ELE SÓ ESTÁ NOS OBSERVANDO,ELE ANDA ENTRE NOS TODOS OPS DIAS,E AQUELES QUE NÃO SE ARREPENDEREM A SEU TEMPO ,NA HORA DO JULGAMENTO SERÁ TARDE DEMAIS,NÃO EXISTIRÁ A PIEDADE DO PAI COMO DA PRIMEIRA VEZ!

    ResponderExcluir
  4. OI Francisco também concordo que a prosperidade está vinculado à obediência a Deus, íntima e real, na realidade é uma conseqüência. Muito confundem as promessas de Deus com o seu amor, elas tem condições.

    OLha te desejo que 2012 voce possa desfrutar cada dia da bondade do Pai que se renovam a cada manha.

    ResponderExcluir
  5. Belo trabalho, um estudo aprofundado do Antigo testamento, deve servir de base para os cânones da Igreja Católica. Todas as interpretações são bem vindas, embora não compartilhe da doutrina católica, procuro sempre conhecer seus ensinamentos.

    Obrigado por seguir meu blog.

    ResponderExcluir

The Best Articles