sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A Prosperidade dos Bem-aventurados - Lição 6


INTRODUÇÃO
Esta expressão “bem-aventurado” aparece 7 vezes no AT [Antigo Testamento] e 26 vezes no NT e tem o sentido de ‘ditoso’, ‘feliz’ e ‘felicidade perfeita’. Esta ‘felicidade perfeita' é fundamentada principalmente em Deus, na obediência à sua Palavra e na fé. Há os que pensam que a prosperidade material garante a felicidade. Estão enganados. A paz e a alegria do céu nunca estiveram, estão ou estarão à venda. As bençãos de Deus não se compram! A única forma de se alcançar alegria e prosperidade é através da obediência à Palavra de Deus. 

I. O FUNDAMENTO DAS BEM-AVENTURANÇAS
O significado das bem-aventuranças, isto é, feliz. Em grego é Makarios e descreve a felicidade, felicitação, jubiloso, comunhão [Gl 4.15; Rm 4.6,9]. As causas aqui são perdão de pecados, de dívidas, favor imerecido. No AT o termo é “‘asrê” e ocorre 44 vezes, sendo 4 das poéticas, 26 vezes nos Salmos e 8 vezes em Provérbios. No AT tem conotação de ‘felicidade’ e ‘prosperidade’ indizível obtida via favor de um Senhor, isto é, de uma benção incomparável [...] 
Bem-aventurados os pobres [Mt 5.3] do sermão da montanha, significa mais do que um estado emocional representado pela palavra ‘feliz’. Inclui bem-estar espiritual, vindo de um cuidado divino [conf. Salmo 1]. A pobreza material é aqui suprida por Deus para suprir estes, e, isto gera alegria e depencia [Salmo 9.18].

Bem-aventurados os que choram [Mt 5.4]. As lágrimas estão escassas. Os crentes, nos cultos de oração já não choram mais. Os olhos nem brilham. Muitos tem um rosto marcado, fechado, triste, cansado. Parece que se esqueceram da salvação. Eva chorou a perda de Abel mais foi consolada com Sete. Ana chorou na oração e foi consolada com Samuel. Jesus chorou ao ver Jerusalém e seu futuro. Pedro chorou amargamente ao cair em si... E eu? e Você? [...].

Por que um crente chora? O contexto de Mateus 5.4 indica que estão chorando por causa do pecado e do mal, especialmente os deles mesmos, e por causa do fracasso da humanidade em dar a glória devida ao Senhor. Apocalipse 21.4 afirma que “Deus limpará de seus olhos toda lágrima…” Se de fato choramos aos pés de Cristo, o consolo certamente virá.


II. A BEM AVENTURANÇA DA MANSIDÃO E DA MISERICÓRDIA
Bem aventurados os mansos [Mt 5.5]. Este “manso” refere-se à um equilíbrio espiritual, pureza interior, atitude humilde ligada a um senhorio. A conversão deve ser traduzida em atitudes, gestos e num temperamento próprio de um regenerado.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça [Mt 5.6]. Há uma enorme diferença entra a justiça divina e a humana. Deus é a própria justiça. Uns confiam na sua justiça própria, porém, outros tem fome e sede, forte desejo pela ação divina.
Bem-aventurados os misericordiosos [Mt 5.7]. Os ‘misericordiosos’ são aqueles que cheios de compaixão e dó para com os que sofrem, quer seja pelos pecados, quer seja pelas aflições da vida. Os misericordiosos desejam minorar os sofrimentos e fazem isso levando as boas novas do Evangelho ao homem aprisionado pelo pecado (Mt 18.33-35; Lc 10. 30-37; Hb 2.17). O termo grego aqui é eleemon e denota uma palavra gentil, compassiva, solidária, misericordiosa e sensível, que combina intenções do coração com ação.


III. A BEM-AVENTURANÇA DA PUREZA E DA AFLIÇÃO
Bem-aventurados os limpos de coração [Mt 5.8]. A conotação do termo grego katharos é ‘sem mancha‘, ‘limpo’, ‘imaculado’, ‘puro’. Pode descrever limpeza física, pureza em todos os sentidos.

Bem-aventurados os pacificadores [Mt 5.9]. Jesus Cristo é o pacificador supremo, e os cristãos, são agentes da paz através da salvação nEle, em Jesus. 

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça [Mt 5.10,11]. O profeta João Batista, o apóstolo Paulo, Tiago irmão de João, Pedro e todos os apóstolos de seu tempo foram perseguidos por causa da justiça. Um foi decapitado, outro apedrejado [...] E nós somos perseguidos pelo mundo... pelo qual levamos o Evangelho da Libertação em Cristo.


CONCLUSÃO
As bem-aventuranças, sejam no AT ou no NT, são ensinos preciosos para uma vida próspera de todo cristão. Muitos buscam uma alegria passageira, PORÉM, a alegria sublime e segura está na salvação e na obediência aos preceitos bíblicos. Soli Deo Gloria.

Profº Francisco Netto

4 comentários:

  1. A paz de Cristo amado assista no meu Blog uma pregação tremenda sobre a teologia,e se quiser seja membro.
    Blog:willian bugiga,veja www.convertidos.com.br
    A paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Esta expressão “bem-aventurado” aparece 7 vezes no AT? Impossível. Somente nos Salmos 1 (aparece uma vez) no salmo 2 (aparece mais uma vez) e no salmo 84 aparece 3 vezes. Somente no livro dos Salmos esta expressão aparece mais de cem vezes. Não entendi.

    ResponderExcluir
  3. Esta expressão “bem-aventurado” aparece 7 vezes no AT? Impossível. Somente nos Salmos 1 (aparece uma vez) no salmo 2 (aparece mais uma vez) e no salmo 84 aparece 3 vezes. Somente no livro dos Salmos esta expressão aparece mais de cem vezes. Não entendi.

    ResponderExcluir
  4. Esta expressão “bem-aventurado” aparece 7 vezes no AT? Impossível.

    ResponderExcluir

The Best Articles