sábado, 31 de dezembro de 2016

As obras da carne e o Fruto do Espírito

"Porque a carne cobiça contra o Espírito, 
e o Espírito contra a carne; 
e estes opõem-se um ao outro, 
para que não façais o que quereis." Gl 5.17

Estamos ainda envolvidos nas festas de fim de ano, mas já meditando na 1ª lição do trimestre.  Considero o tema importante no contexto bíblico, teológico e evangélico, mas na atual conjuntura nacional, o nosso contexto histórico [Brasil] sugere outros temas mais importantes. Não obstante essa cegueira da CPAD na edição das revistas, em não editar a revista com temas atuais [divórcio, violência, drogas, identidade de gênero, pregações vazias, etc] e que atinge em cheio a Igreja, sempre respeito temas centrados na Bíblia, visto que vem à edificação da Igreja.

Críticas a parte, o ponto alto deste tema é o que menos se fala e que está está descrito no no verso em destaque: "a carne cobiça com o Espírito". E aqui é melhor falar de: carne, cobiça e Espírito.

1.Carne: no sentido bíblico e teológico, entende-se:
Fraqueza humana
Tendência ao pecado
Concupiscência [corpo, olhos e mente]
Paixão carnal
Apetite para pecar
Natureza adâmica [desobediência com dolo], etc.

2.Cobiça: nesse contexto, se entende:
Guerra interna
Cabo de guerra
Luta mental e espiritual
Disputa de interesses, etc.

3.Espírito: aqui entenda-se como sendo o Espírito de Deus habitando no cristão, orientando, iluminando, fazendo a pessoa ver o certo e o errado.

Sendo assim, fica claro que a ideia central do texto é que há uma guerra, uma luta interior envolvendo a força dos desejos, a força das tentações e daquilo que dar prazer ao ser humano oriundo do pecado. Esta guerra, luta interior acontece dentro de cada cristão e em fração de segundos ou milésimos de segundos, antes de decidirmos e agirmos, isto é, praticar algo. E porque Espírito? Simples. Porque esta é uma das funções no Espírito, discernir, convencer do pecado, do juízo e da justiça. Simples assim. Boa aula. Soli Deo Gloria.

Francisco Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

The Best Articles