terça-feira, 6 de abril de 2010

Os Perigos do Desvio Espiritual - Lição 2

LEITURA SUGERIDA: [Jr 2.1-7, 12-13].

INTRODUÇÃO
O profeta Jeremais, exorta, repreende, protesta e alerta contra a atitude indiferente dos Judeus, por causa da sua apostasia, pois seriam eles, exilados e sofreriam o juízo de Deus. Os judeus teimaram em pecar.
Devemos nos examinar [1Co 11.28; 2Co 13.5] e ver se esta apostasia maldita não nos atingiu.

I – O QUE É APOSTASIA?

1. Definição
Apostasia, tem origem grega “apostásis”, significando afastamento, frieza, sepultamento da fé. Morte espiritual. Apostasia assemelha-se a um câncer atacando sutilmente ao crente ou a igreja que, quando se apercebe, já está em estado terminal. Este é também um mal hodierno, que inclusive, atinge aos ensinadores e pregadores atuais.

2. A Apostasia de Israel
Os judeus abandonaram ao seu Deus, amaram os ídolos [Jr 2.8, 11, 17]. Dura coisa é abandonar a Deus, pode ser que o crente esteja até afastado, desviado, porém haverá temor no seu coração e pela Palavra cairão em si como aconteceu com o filho pródigo [Lc 15.17-21], pode ser que alguém esteja hoje na situação da “ovelha perdida”, por deixar de ouvir a voz de seu pastor [Lc 15.4]. No tempo de João Batista os Judeus estavam enraizados nos costumes seus, seus olhos viram ao Messias, mas estavam cegados pelo legalismo de sua religiosidade [Mt 3.7; 12.34; 23.33]. O Senhor Jesus os alertou sois filhos de Satanás [Jo 8.41, 44]. Hoje temos muitos apóstatas, muitos filhos pródigos e muitas ovelhas perdidas. Devemos, pela Palavra de Deus fazê-los lembrar do primeiro amor [Ap 2.4], arrebatá-los, arrombar as portas do inferno [Mt 16.18], e, por fim fazer todos assentar à mesa de Deus.

II - UM BRADO CONTRA A APOSTASIA

1. Falar em nome do Senhor
Como carecemos hoje de homens e mulheres de Deus que de fato cumprem o “ide e pregar, ensinai a todas as nações” [Mt 28.19], homens como o Profeta Jeremias que clamou aos ouvidos do povo, nação, reis, sacerdotes, profetas e príncipes [Jr 2.8; 14.13; 17.19-20; 19.3-4; 46.1], a ninguém poupou da sua mensagem. Pois muitos perderam a sua moral e se igualaram aos ímpios.

Desgraçado é o pregador ou ensinador cristão que fala em seu nome, enquanto deveria falar em nome de Cristo [At 4.18; 5.28, 40; At 21.13; Rm 9.17; Cl 3.17; Ap 15.4]. Melhor êxito terá se assim o fizer.

2. Ser autêntico e não politicamente correto
O Pr Eugene Peterson, em seu livro “O pastor desnecessário”, Ed Textus, diz em seu livro: “Nosso compromisso é o de manter viva a proclamação e olhar pela almas ...”, [pg. 2]. Ele faz um alerta para este grande mal conclamando a uma reavaliação ministerial. Fala-se muito hoje o que se quer ouvir e não que precisa ser dito. Talvez por falta de unção, conhecimento, preparo, porém muitos agem assim atendendo a seus interesses mesquinhos. Perdem a oportunidade. Ser autêntico é ser fiel à chamada e à vocação, ter vida para Deus e não para se mostrar. Evitar a autoproclamação, pavonice. É preciso pagar o preço, o Profeta Jeremias sofreu açoites [Jr 20.2], foi preso e castigado [37.1, 4, 13, 15-16; 38. 4-6], levado contra a vontade para o Egito [Jr 43.5-7]. O profeta Jeremias ainda diz: “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor fraudulentamente”, [Jr 48.10]; Elias também diz: “até quando coxeareis em dois pensamentos”, [1Rs 18.21].

João Batista perdeu literalmente a cabeça [Mt 14.11]; Estevão perdeu a vida [At 7]; Tiago também foi martirizado pela causa, foi autêntico ao chamado e à vocação [At 12.1-2]; porém, o exemplo maior é sempre Cristo que cumpriu toda a sua missão e morreu por nós. Pregar não pode ser um espetáculo, status ou mero cumprimento de tabela, mais deve atender a um chamado e vocação.

3. Anunciar ao povo a tragédia que os rondava
Esqueceram-se os judeus que eram israelitas e que tinham pactos, alianças, um templo do altíssimo. À primeira vista, a profecia de Jeremias parece ser condenatória, contudo, observando bem, veremos que Deus não anula a sua misericórdia em detrimento do pecado. Sempre está disponível ao perdão. O arauto de hoje proclama contra a frieza, a dureza de coração, a apostasia e contra a “teologia hibrida” [Lc 13.6-9], aquela que até nasce, mais nada produz.

III – EM QUE CONSISTIA A APOSTASIA DE ISRAEL

1. O afastamento de Jeová
Os judeus apegaram-se aos ídolos que estavam na terra quando lá chegaram e também aos dos vizinhos, afastaram o seu coração de Deus [Jr 3.17; 4.4, 14; 7.24; 9.14; 11.20; 13.10; 17.1, 5, 9; 18.12; 23.26; 32.40]. muitos foram os culpados, os que fizeram eles cair, primeiro o povo mesmo, depois os reis como Salomão e os sacerdotes .

2. O esquecimento de Jeová
Este é um mal, um câncer também hoje. A auto-suficiência, a negligência, o esquecimento daquele que tudo fez, tudo pode, que é o Todo-poderoso [Is 9.6], o Deus de Jacó. Atingiu Israel nos tempos de Jeremias [Jr 2.8, 11; 46.1], mais hoje também atinge os crentes e até pastores, ensinadores e mestres, pois se acham! Melhor, acham que sabem muito e não buscam a Deus.

3. O desprezo pelas coisas divinas
Esaú desprezou a sua herança, i.e. primogenitura, em troca de um prato [Gn 25.31-34]; Sansão desprezou o pacto que fizera [Jz 16.13-19]; Mical desprezou a Davi que dançava adorando a Deus [2Sm 6.16]. Mais Zaquel desprezou suas riquezas e seguiu a Deus [Lc 19.1-10]. Mal-aventurado, desgraçado é aquele que tendo assentado à mesa de Deus [Hb 6.4-6], despreza a sua herança eterma, ouviu e andou com Deus e o desprezou, estes receberão a justa paga [Mt 7.22-23.

CONCLUSÃO
Os judeus caíram na apostasia, esqueceram a Deus e amaram a ídolos. Não tropece o crente hoje nesta mesma pedra. Firmes combatamos o bom combate e guardemos a fé [2Tm 4.7], até a volta do Mestre, Jesus Cristo.

Por Francisco Araújo Netto.

Fontes:
1 - MACARTHUR, JR., John. Ministério Pastoral, Alcançando a excelência no ministério cristão. Rio de Janeiro. 4ª ed.;CPAD, 2004.
2. PETERSON, Eugene. O Pastor Desnecessário. Rio de Janeiro. 1º Ed. Textus, 2001;
3. Bíblia de Estudo Plenitude. São Paulo. Ed. Sbb, 200;
4.Cf. ARCHER, Gleason L. Merece confiança o Antigo Testamento? São Paulo: Vida Nova, 1984, p. 298.

6 comentários:

  1. O seu blog, esta ficando bom,continue aperfeicoando.
    www.vivendoteologia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz de podermos contar com pessoas capacitadas por Deus pra nos ajudar na compreenão e discernimento das escrituras. Que Deus o abençoe abundantemente!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom essas informacoes sobre Jeremias... Na nossa Igreja ILB em Bournemouth UK estudamos as licoes da EBD sempre um semestre atras, sendo assim, ainda vamos entrar nessa licao de Jeremias e e sembre bom termos outras fontes de informacoes e proclamacao da Palavra. Deus o abencoe irmao Netto
    Abracos
    Libia e Luis

    ResponderExcluir
  4. Very good! I like brother.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, seja bem-vindo.

    Deus o abençoe.

    F. A. Netto.

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor!
    A cada dia temos visto a apostasia de maneira consciente e até mesmo premeditada.
    Triste ver a notícia que um pastor da Ass.Deus em João Pessoa se converteu ao islamismo,e estará bevemente na frente de uma mesquiita.
    Que Deus tenha misericórdia de nós,e nos dê forças para combater o bom combate,e mais do que isso,encerrar a carreira de maneira digna,guardando a nosse fé.

    Abraço

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles