quarta-feira, 5 de maio de 2010

Endeusando o Presidente Lula !!!???

O nosso Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula, entrou na história e já o estão mitificando, endeusando ainda vivo! Nasceu no sertão pernambucano de Garanhuns e foi engraxate, operário, líder sindical, líder partidário, chegando à presidência da Republica e possívelmente, homem-deus!? Amargou escândalos como Presidente da República, fez a máquina pública funcionar, marketeou o país no mundo, venceu e desfruta de cerca de 80% da aprovação popular.

Sua vida parece coisa de cinema, o que de fato inspirou o produtor Lima Barreto, que com um investimento de 12 milhões de reais, coisa que “nunca antes na história deste país” foi vista, em termo de filme nacional, com o intuito de endeusar e mitificar precocemente o Lula. Pior: ainda vivo. O filme é um melodrama, coloca-o como herói quando criança, superdotado em desempenho escolar e pacifista como político. O roteirista expurga episódios que sugerem fraquezas do Lula e ainda maximiza traços e nuances de heroísmo, o que não acontece na biografia homônima, escrita pela jornalista Denise Paraná.

Obviamente que é inapagável sua saga: de humilde a exaltado! De fraco a poderoso! Do nada ao topo! Inclusive, aqui cessa a minha admiração pelo nosso notável Presidente. Contudo, o que é repugnante é a motivação de tudo isso: mitificar e endeusar, com óbvias repercussões eleitorais. Mais: as críticas literárias, especialmente da revista Veja, edição 2140, de 25 de novembro de 2009, pg. 14-15, 75-83, que estampa: Lula, o Mito, a Fita e os Fatos, traz críticas sérias e dignas de nota. Dizem essas criticas que a intenção é comparar ou tipificar o Lula a Jesus Cristo. Senão vejamos: nascimento pobre, cresce em conhecimento, perda do pai, o “sermão da montanha” se dá como líder sindical, Jesus Cristo ressuscitou e subiu aos céus, enquanto o Lula ressurge da prisão e sobe ao poder. Interessante e digno de mérito, entretanto, perigoso em ser alvo de glória humana.

Somado a isso tudo, em dezembro de 2009, o jornal francês, Le Monde elege o Lula "O homem do ano 2009". No começo de dezembro de 2009, o jornal espanhol El País também conferiu a Lula a mesma honraria: "homem do ano 2009". Agora a revista americana Time, no dia 29 de abril/2010, elege Lula "o homem mais influente do mundo". A Time apresenta uma lista de 100 personalidades onde o Presidente Obama aparece em 4º lugar. O Presidente Lula é o primeiro na categoria "leaders" da revista Time.

O que é importante evidenciar aqui, é que na crítica feita na revista Veja, os autores são enfáticos: estão "endeusando o homem" e sobre o filme, a crítica é mais dura ainda: "A narração de Lula, o Filho do Brasil é encadeada como a vida de Cristo, do nascimento na manjedoura à ressurreição gloriosa". Note-se: os autores das críticas não o fazem com cunho cristão e/ou teológico, i.é., até mesmo os não cristãos, até mesmo os que não são declarados cristãos salvos em Cristo Jesus, veem que realmente e de forma descarada, estão dando glórias demais, estão realmente endeussando, divinizando o Presidente Lula.

Faz-se mister apregoar, melhor, ratificar, anunciar em alta voz que somente um merece toda glória e adoração, a saber: Jesus Cristo, o Senhor dos Senhores, o Alfa e ômega [Ap 1.8].

F. A. Netto                                                                                                                                         Soli Deo Glória

Fontes:
VEJA, revista. Ed Abril, edição 2140, de 25 de novembro de 2009, pg 196
http://www.dilma2010.blog.br/lula-e-o-homem-mais-influente-do-mundo-segundo-time/
http://caranovanocongresso.blogspot.com/2010/04/time-elege-lula-o-homem-mais-influente.html
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1425769-5602,00-ONDE+ESCOLHE+LULA+COMO+HOMEM+DO+ANO.html

Um comentário:

  1. LULA "VETO" O FATOR PREVIDENCIÁRIO.
    E NÃO "VETO" MENSALÃO.
    POR QUÊ?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles