“Estamos num tempo em que os bons educadores são poucos, os excelentes são raros e os outros são a maioria” – Profº Netto, F.A.
Tenho lido nesses últimos dias um conteúdo teológico específico voltado às disciplinas que leciono no IBADETRIM, e, também livros com fortes subsídios às lições que aplico na EBD da Igreja onde sirvo, o que de fato tem muito me ajudado.
Algo que me incomoda é se realmente os educadores de EBD tem primeiro lido, buscado, investido realmente em boas leituras com fontes subsidiárias, somadoras, fontes estas que potencializam e enriquecem as lições e em segundo plano me incomoda também se de fato os educadores estão sugerindo essas boas leituras aos seus educandos.
As administrações das EBD, via de regra, tem sofrido dum mau silencioso, porém perceptível e flagrante aos nossos olhos, o mau educador: desqualificado, omisso, sem vocação, arcaico, preguiçoso, etc. Estamos num tempo em que os bons educadores, são poucos, os excelentes são raros e os outros são a maioria! Na sua grande maioria, jamais leram a Bíblia por completo, não são afeiçoados a livros/revistas/jornais de cunho teológicos, não valorizam o plano de aula, também nada investem em cursos/simpósios/conferências teológicos e acham tudo isso uma perda de tempo e de energia, defendem que o Espírito Santo lhes inspirará quando acionados. Isto é muito sério! Estamos lidando com almas sedentas de conhecimento. A sala de aula é a continuação do púlpito, pois, no primeiro recebe-se palavra de conversão e no segundo alimento para se enraizar espiritualmente.
Voltando à leitura, convém ao ensinador cristão fazer boas leituras e principalmente que venham estas enriquecer, robustecer e trazer mais vida ao esqueleto da lição, valorizando assim o educando. Lembrando que é percebível quando o educador está despreparado, todos vêem. Ainda: É sugerido ler e sugerir estas boas leituras em todas as aulas. Sim, em todas mesmo, desde que aquele que sugere realmente as tenha lido. E para que me enquadre nesta regra agora, já sugiro aqui três literaturas ainda para este trimestre: O livro “Cessaram os dons espirituais?” Ed Vida, Wayne Grudem; Livro “Surpreendido pelo poder do Espírito”, Ed Cpad, Jack Deere e o Livro “Todas as profecias da Bíblia”, Ed Vida, John Walvoord. Boas leituras e excelentes aulas. Soli Deo Gloria.
Profº Netto, F. A.
Querido Prof., é como disse Paulo a seu pupilo Timoteo: 1Tm 4:13 "Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.
ResponderExcluirNEle,
Amarildo.
Caro irmão Amarildo Rocha, paz... fico grato pelos vossos comentários. De fato, concordo!
ResponderExcluirOlha eu "aqui" de novo!
ResponderExcluir'Outra razão ainda temos nós para,incessantemente,dar graças a Deus:é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes,que é de Deus , acolhestes não como palavra de homens, e sim como , em verdade é, a palavra de Deus, a qual com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes.
(1 Ts 2:13)
Toda a palavra que um dia foi plantada em uma boa terra, um dia germinará, com toda certeza.
O mais lindo nisso tudo é quando há irmãos que nos encoraja a estar sempre preparados pra plantar a semente, mas de maneira adequada, não esquecendo de regar dia após dia!
Deus é lindo e não deixará que Seu Grande nome seja envergonhado.
O que mais podemos fazer é orar e crer que o impossível vai acontecer na vida de todos aqueles que não se revestem da armadura de Deus adequadamente e não dão créditos ao que está sendo falado.
Jesus é o Senhor!!!
Deus cuide de seus dias e que vc sempre se alimente do Pão da vida,Nosso Amado,Cristo.
Um abraço!!!
Irmã Adriana Marques, Deus seja contigo... Te agradeço pelos comentários e tb desejo a direção divina sobre tua vida e ministério.
ResponderExcluirProfº Netto, F.A.
Olá, querido. Obg pala visita ao meu blog. Volte sempre. Abçs e paz.
ResponderExcluirOlá Francisco, tdo bem c vc?
ResponderExcluirObrigada pelo seu recado em meu blog. Vou vir sempre aqui e já linkei seu blog lá no meu.
Conte comigo
Fique na bênção do Senhor
bjs
Vivi
www.agrandezadedeus.blogspot.com
Profª Genis, paz... bem-vinda e obrigada pela visita e comentários.
ResponderExcluirProfº Netto, F.A.
Irmã Vivi, paz e bem-vinda. Agradeço pela visita e comentários...
ResponderExcluirProfº Netto, F.A.
A paz do senhor irmão
ResponderExcluirobrigado pela visita
ja estou seguindo seu blg
se vc quizer paceria aguardo resposta?
http://elizeualfaia.blogspot.com/
abraço
Pr Elizeu, paz seja convosco e já agradeço pela visita e comentários... Deus abençoe seu ministério. Quanto à parceria, respondo que estou estudando, porém, antes de tudo já agradeço.
ResponderExcluirProfº Netto, F.A.
Caro Profº Neto, paz. Que honra tê-lo por perto. Obrigado pela honrosa visita e por seguir-nos. Também estou te sigo e com certeza, a parceria entre nós e inevitável e mais que isso, é louvável. Estou sempre às ordens, abençoado.
ResponderExcluirNunca esqueça nosso lema:
"UM COM DEUS É MAIORIA!"
Nobre Conferencista Ricardo, paz e fique certo que a honra é minha... Te agradeço pela visita e comentários. Serás sempre bem-vindo.
ResponderExcluirAtt.,
Profº Netto, F.A.
Shalom Prof Neto, obrigada por me visitar e seguir, tmb já estou no seu blog. Conte comigo. Excelentes matérias, precisamos realmente de mestres. Pois os verdadeiros mestres serão como diz em Daniel 12:3 "Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente"
ResponderExcluirOlá, Francisco!!! graça e paz!
ResponderExcluirÉ muito bom encontrar a cada dia mais pessoas
dispostas a propagar o Evangelho, O blog está sendo
uma ferramenta muito útil pra essa finalidade, por isso
te convido a uma visitinha em meu blog para juntos com
sua permisão, trocar conhecimentos a respeito de Jesus.
um abraço em Cristo Jesus.
ass. Luciano.
Irmã Telma, agradeço pela honra da visita e comentários...
ResponderExcluirAtt.,
Profº Netto, F.A.
Irmão luciano, paz seja contigo... me honra a sua visita a meu blog. Tb Agradeço pelos comentários...
ResponderExcluirAtt.,
Profº Netto, F.A.
Prof. Francisco, obrigada pela visita e por seguir-me. Estarei aqui também sempre que puder.
ResponderExcluirAbraços fraternos.
Cleo
Irmã Cleo, agradeço a visita e comentários, bem-vinda.
ResponderExcluirAtt.,
Profº Netto, F.A.
Varão, adorei este post, concordo com o amado professor estamos com escassês de professores nas EBD, vamos continuar na luta, é oração e Palavra. Paz.
ResponderExcluirMarcos Andre - Professor
CLUBE DA TEOLOGIA
Para acessar o Clube: http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/
Nobre Irmão, Profº Marcos... Agradeço a visita e comentários, bem-vindo.
ResponderExcluirConcordo plenamente contigo, as salas de aulas é uma extensão do Púlpito com certeza, os professores da EBD tem que se preparar mais, para que não haja uma evasão, está havendo uma evasão muito grande para os seminários pois muitos tem buscado conhecimentos, pois a EBD esta fraca, acho louvável os que buscam, mas nem todos tem condições de fazer seminários, então acho que estes que educam deviam se esforça à aprender para ensinar. Adorei seu Blog. Paz querido!
ResponderExcluirCara Irmã Rô, paz e já agradeço sua visita e comentários.
ResponderExcluirAtt.,
Profº Netto, F.A.
Querido irmão Francisco, Graça e Paz,
ResponderExcluirEnsinar tem muito a ver com vocação. Mesmo secularmente nota-se que quando o educador não é vocacionado muita dificuldade tem para superar os problemas encontrados e exercer sua missão com alegria e competência. Quando pensamos em um educador cristão, a vocação é também fundamental para que possa cumprir com seu ministério. E quando alguém é vocacionado por Deus para o ensino cristão recebe Dele dons para cumprir tal tarefa. E aqueles que são vocacionados e capacitados espiritualmente, naturalmente vão buscar aperfeiçoamento, treinamento e maior conhecimento tanto bíblico como pedagógico. É um desejo intrínseco aos chamados divinamente. Quando vêmos tantos professores de EBD ou similares que não possuem conhecimento bíblico e pedagógico-didático e sequer entendem que isso seja necessário (sequer tem prazer na leitura seja bíblica ou não), chegamos a conclusão que muitos que estão a ensinar pelas igrejas não foram chamados para isso e despreparados "teimam" em prosseguir ou ainda lá estão pela escolha ou nomeação precipitada e equivocada de líderes que não entendem a relevância de tal ministério.
O ensino cristão de qualidade, exercido por cristãos vocacionados, capacitados espiritualmente e aperfeiçoados pelo treinamento e atualizações é a forma bíblica para o crescimento sádio da Igreja de Cristo.
Que os bons ensinadores cristãos também ensinem isso aos seus irmãos.
Parabéns pela postagem.
Em Cristo,
Pr. Magdiel G Anselmo.
Caro Pr Anselmo, paz seja convosco. Agradeço pela visita e participação no blog.
ResponderExcluirAtt.,
Profº Netto, F.A.
Ompligado!!!Euxaristo poly!!thanks!! ..:-) Jesus for you and your family...
ResponderExcluir