terça-feira, 31 de agosto de 2010

Superdicas para professores de EBD: Leia e sugira boas literaturas

Estamos num tempo em que os bons educadores são poucos, os excelentes são raros e os outros são a maioriaProfº Netto, F.A.

Tenho lido nesses últimos dias um conteúdo teológico específico voltado às disciplinas que leciono no IBADETRIM, e, também livros com fortes subsídios às lições que aplico na EBD da Igreja onde sirvo, o que de fato tem muito me ajudado.

Algo que me incomoda é se realmente os educadores de EBD tem primeiro lido, buscado, investido realmente em boas leituras com fontes subsidiárias, somadoras, fontes estas que potencializam e enriquecem as lições e em segundo plano me incomoda também se de fato os educadores estão sugerindo essas boas leituras aos seus educandos.

As administrações das EBD, via de regra, tem sofrido dum mau silencioso, porém perceptível e flagrante aos nossos olhos, o mau educador: desqualificado, omisso, sem vocação, arcaico, preguiçoso, etc. Estamos num tempo em que os bons educadores, são poucos, os excelentes são raros e os outros são a maioria! Na sua grande maioria, jamais leram a Bíblia por completo, não são afeiçoados a livros/revistas/jornais de cunho teológicos, não valorizam o plano de aula, também nada investem em cursos/simpósios/conferências teológicos e acham tudo isso uma perda de tempo e de energia, defendem que o Espírito Santo lhes inspirará quando acionados. Isto é muito sério! Estamos lidando com almas sedentas de conhecimento. A sala de aula é a continuação do púlpito, pois, no primeiro recebe-se palavra de conversão e no segundo alimento para se enraizar espiritualmente.

Voltando à leitura, convém ao ensinador cristão fazer boas leituras e principalmente que venham estas enriquecer, robustecer e trazer mais vida ao esqueleto da lição, valorizando assim o educando. Lembrando que é percebível quando o educador está despreparado, todos vêem. Ainda: É sugerido ler e sugerir estas boas leituras em todas as aulas. Sim, em todas mesmo, desde que aquele que sugere realmente as tenha lido. E para que me enquadre nesta regra agora, já sugiro aqui três literaturas ainda para este trimestre: O livro “Cessaram os dons espirituais?” Ed Vida, Wayne Grudem; Livro “Surpreendido pelo poder do Espírito”, Ed Cpad, Jack Deere e o Livro “Todas as profecias da Bíblia”, Ed Vida, John Walvoord. Boas leituras e excelentes aulas. Soli Deo Gloria.

Profº Netto, F. A.

25 comentários:

  1. Querido Prof., é como disse Paulo a seu pupilo Timoteo: 1Tm 4:13 "Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.
    NEle,
    Amarildo.

    ResponderExcluir
  2. Caro irmão Amarildo Rocha, paz... fico grato pelos vossos comentários. De fato, concordo!

    ResponderExcluir
  3. Olha eu "aqui" de novo!

    'Outra razão ainda temos nós para,incessantemente,dar graças a Deus:é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes,que é de Deus , acolhestes não como palavra de homens, e sim como , em verdade é, a palavra de Deus, a qual com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes.
    (1 Ts 2:13)

    Toda a palavra que um dia foi plantada em uma boa terra, um dia germinará, com toda certeza.
    O mais lindo nisso tudo é quando há irmãos que nos encoraja a estar sempre preparados pra plantar a semente, mas de maneira adequada, não esquecendo de regar dia após dia!
    Deus é lindo e não deixará que Seu Grande nome seja envergonhado.
    O que mais podemos fazer é orar e crer que o impossível vai acontecer na vida de todos aqueles que não se revestem da armadura de Deus adequadamente e não dão créditos ao que está sendo falado.

    Jesus é o Senhor!!!
    Deus cuide de seus dias e que vc sempre se alimente do Pão da vida,Nosso Amado,Cristo.

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Irmã Adriana Marques, Deus seja contigo... Te agradeço pelos comentários e tb desejo a direção divina sobre tua vida e ministério.

    Profº Netto, F.A.

    ResponderExcluir
  5. Olá, querido. Obg pala visita ao meu blog. Volte sempre. Abçs e paz.

    ResponderExcluir
  6. Olá Francisco, tdo bem c vc?
    Obrigada pelo seu recado em meu blog. Vou vir sempre aqui e já linkei seu blog lá no meu.
    Conte comigo
    Fique na bênção do Senhor
    bjs
    Vivi
    www.agrandezadedeus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Profª Genis, paz... bem-vinda e obrigada pela visita e comentários.

    Profº Netto, F.A.

    ResponderExcluir
  8. Irmã Vivi, paz e bem-vinda. Agradeço pela visita e comentários...

    Profº Netto, F.A.

    ResponderExcluir
  9. A paz do senhor irmão
    obrigado pela visita
    ja estou seguindo seu blg
    se vc quizer paceria aguardo resposta?
    http://elizeualfaia.blogspot.com/
    abraço

    ResponderExcluir
  10. Pr Elizeu, paz seja convosco e já agradeço pela visita e comentários... Deus abençoe seu ministério. Quanto à parceria, respondo que estou estudando, porém, antes de tudo já agradeço.

    Profº Netto, F.A.

    ResponderExcluir
  11. Caro Profº Neto, paz. Que honra tê-lo por perto. Obrigado pela honrosa visita e por seguir-nos. Também estou te sigo e com certeza, a parceria entre nós e inevitável e mais que isso, é louvável. Estou sempre às ordens, abençoado.

    Nunca esqueça nosso lema:
    "UM COM DEUS É MAIORIA!"

    ResponderExcluir
  12. Nobre Conferencista Ricardo, paz e fique certo que a honra é minha... Te agradeço pela visita e comentários. Serás sempre bem-vindo.

    Att.,

    Profº Netto, F.A.

    ResponderExcluir
  13. Shalom Prof Neto, obrigada por me visitar e seguir, tmb já estou no seu blog. Conte comigo. Excelentes matérias, precisamos realmente de mestres. Pois os verdadeiros mestres serão como diz em Daniel 12:3 "Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente"

    ResponderExcluir
  14. Olá, Francisco!!! graça e paz!

    É muito bom encontrar a cada dia mais pessoas
    dispostas a propagar o Evangelho, O blog está sendo
    uma ferramenta muito útil pra essa finalidade, por isso
    te convido a uma visitinha em meu blog para juntos com
    sua permisão, trocar conhecimentos a respeito de Jesus.

    um abraço em Cristo Jesus.

    ass. Luciano.

    ResponderExcluir
  15. Irmã Telma, agradeço pela honra da visita e comentários...

    Att.,

    Profº Netto, F.A.

    ResponderExcluir
  16. Irmão luciano, paz seja contigo... me honra a sua visita a meu blog. Tb Agradeço pelos comentários...

    Att.,

    Profº Netto, F.A.

    ResponderExcluir
  17. Prof. Francisco, obrigada pela visita e por seguir-me. Estarei aqui também sempre que puder.
    Abraços fraternos.
    Cleo

    ResponderExcluir
  18. Irmã Cleo, agradeço a visita e comentários, bem-vinda.

    Att.,

    Profº Netto, F.A.

    ResponderExcluir
  19. Varão, adorei este post, concordo com o amado professor estamos com escassês de professores nas EBD, vamos continuar na luta, é oração e Palavra. Paz.

    Marcos Andre - Professor
    CLUBE DA TEOLOGIA
    Para acessar o Clube: http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Nobre Irmão, Profº Marcos... Agradeço a visita e comentários, bem-vindo.

    ResponderExcluir
  21. Concordo plenamente contigo, as salas de aulas é uma extensão do Púlpito com certeza, os professores da EBD tem que se preparar mais, para que não haja uma evasão, está havendo uma evasão muito grande para os seminários pois muitos tem buscado conhecimentos, pois a EBD esta fraca, acho louvável os que buscam, mas nem todos tem condições de fazer seminários, então acho que estes que educam deviam se esforça à aprender para ensinar. Adorei seu Blog. Paz querido!

    ResponderExcluir
  22. Cara Irmã Rô, paz e já agradeço sua visita e comentários.
    Att.,

    Profº Netto, F.A.

    ResponderExcluir
  23. Querido irmão Francisco, Graça e Paz,
    Ensinar tem muito a ver com vocação. Mesmo secularmente nota-se que quando o educador não é vocacionado muita dificuldade tem para superar os problemas encontrados e exercer sua missão com alegria e competência. Quando pensamos em um educador cristão, a vocação é também fundamental para que possa cumprir com seu ministério. E quando alguém é vocacionado por Deus para o ensino cristão recebe Dele dons para cumprir tal tarefa. E aqueles que são vocacionados e capacitados espiritualmente, naturalmente vão buscar aperfeiçoamento, treinamento e maior conhecimento tanto bíblico como pedagógico. É um desejo intrínseco aos chamados divinamente. Quando vêmos tantos professores de EBD ou similares que não possuem conhecimento bíblico e pedagógico-didático e sequer entendem que isso seja necessário (sequer tem prazer na leitura seja bíblica ou não), chegamos a conclusão que muitos que estão a ensinar pelas igrejas não foram chamados para isso e despreparados "teimam" em prosseguir ou ainda lá estão pela escolha ou nomeação precipitada e equivocada de líderes que não entendem a relevância de tal ministério.
    O ensino cristão de qualidade, exercido por cristãos vocacionados, capacitados espiritualmente e aperfeiçoados pelo treinamento e atualizações é a forma bíblica para o crescimento sádio da Igreja de Cristo.
    Que os bons ensinadores cristãos também ensinem isso aos seus irmãos.
    Parabéns pela postagem.
    Em Cristo,
    Pr. Magdiel G Anselmo.

    ResponderExcluir
  24. Caro Pr Anselmo, paz seja convosco. Agradeço pela visita e participação no blog.

    Att.,

    Profº Netto, F.A.

    ResponderExcluir
  25. Ompligado!!!Euxaristo poly!!thanks!! ..:-) Jesus for you and your family...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles