sábado, 6 de novembro de 2010

A Importância da Oração na Vida do Crente - Lição 6

INTRODUÇÃO
Na oração o cristão interage e conversa com Deus, adorando, agradecendo, suplicando intercedendo por um favor celestial para um alvo terrenal. Aqui eu penso como foram as orações de Jó. Orar é chorar aos pés de Cristo, derramar-se completamente em alma e espírito, rasgar o coração diante do Deus todo-poderoso. Digo sempre: quem se omite em orar está doente na alma e no espírito. Mt 9.33; Mt 12.22; Mt 15.30; Mc 7.37; Mc 9.17,25; Lc 11.14 em todos estes textos Jesus curou mudos e de imediato eles falaram, primeiro adorando e falando com Deus e segundo como prova do milagre. Nós temos o privilégio de ter todas as faculdades físicas, mas poucos as usam para conversar com seu Salvador.

I. RECONHECENDO O VALOR DA ORAÇÃO
Todo pai se alegra em conversar com os filhos e a falta disto implica em problemas, principalmente a falta de diálogo, aproximação e de intimidade. Sim, Deus é onisciente, porém, se agrada em ouvir seus filhos [Fp 4.6].

Exprimir gratidão pela salvação, pela vida, família, saúde, sustentação material e espiritual, ser grato pelo ministério e vocação, pelas misericórdias, ser grato pelas bençãos espirituais e materiais, tudo isto através da oração. Ana orou e foi atendida, pelo que voltou a casa de Deus para agradecer cumprir seus votos [1Sm 1]. Um coração grato se expressa em paavras, atos, lágrimas... [Sm 18].

Muitos não oram por vários motivos: não foram ensinados, e, se o foram, se omitem; desconhecem a importância da oração, que é armadura [Ef 6.18] contra o diabo e contra as tentações; orar em nome de Jesus Cristo [Jo 14.14]; e após a ascensão Cristo deixou o Espírito em auxílio nas orações dos cristãos [Jo 14.16,17]. Resumindo, quem não ora, fala pouco com Deus e assim tem pouca intimidade. Penso particularmente que quem não ora está morto espiritualmente.

II. A AÇÃO DO ESPÍRITO NA ORAÇÃO DO CRENTE
O Espírio Santo, aquele que está à porta e bate [Ap 3.20], que fez a Palavra ser viva e eficaz [Hb 4.12], que é poder ao descer sobre os cristãos para testemnhar da salvação [At 1.8], Ele habita no salvo, e, sendo assim o cristão é santuário de Deus.

Sabe-se que o Espírito Santo intercede e socorre os que com fé oram a Deus em nome de Jesus Cristo, o Salvador. É sugerido ler: Jo 14.16-17; Rm 8.26-27,34; 1Co 6.19.

III. COMO DEVE O CRENTE CHEGAR-SE A DEUS EM ORAÇÃO
Interessante que para qualquer pessoa falar com uma autoridade deve seguir um protocolo rigoroso, seja governador, presidente ou simplesmente com o chefe direto, observa-se todo um rito. Sempre nessas horas o respeito e a honra  são devidos à autoridade investida e pergunto: Por que algumas pessoas se dirigem a Deus com arrogância, altivez, como se Deus lhe devesse favores? O cristão precisa é orar a Deus com reverência, honestidade e confiança, fé.

CONCLUSÃO
Ingratidão é algo que é muito triste entre os homens, penso que também seja mui triste a Deus. A fé também não é muito buscada, desejada e praticada nos nossos dias. Confiança e dependência de Deus deveriam compor a essência do cristão. Resumindo: na oração de um salvo deveria ter gratidão, fé, confiança e dependência, alegria e comunhão. Soli Deo Gloria.

Profº Netto, F.A.

Fontes
GILBERTO, Antonio. Verdades Pentecostais. 1.ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2006.
Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2004.
Revista Ensinador Cristão. CPAD, nº 44, p.39.

10 comentários:

  1. Ensina-nos a ser verdadeiros adoradores, Senhor!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom essa mensagem sobre a oração.Todos nós devemos buscar ter essa intimidade com Deus.
    Fique na paz!

    ResponderExcluir
  3. Bom comentário, nesse domingo eu darei aula e já vou tirar alguma coisa daqui também. Graça e Paz.

    Marcos Andre - Professor
    CLUBE DA TEOLOGIA
    Para acessar o Clube: http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nobre professor Neto, esse comentário nos leva a meditar, gostei muito, que o Senhor continue te abençoando, gostei de algumas palavras de sua conclusão, as quais declinarei em reconhecimento de sua importancia para a vida do crente - "fé, buscar, desejar, praticar, confiança, dependência, essência, salvo, gratidão, alegria e comunhão. Soli Deo Gloria".

    Deus te abençoe e te guarde, um abraço.

    Alan

    ResponderExcluir
  5. Professor Neto, vim lhe desejar um boa dia. Lembrando que procuro ser grata à vida que me presenteia com o amor de minha família, amigos, companhia de meus pais, da minha filha sempre presente comigo, por acreditar em deus e seguir seus preceitos de amor ao próximo.Grata à sua presença que ilumina ainda mais a minha fé.Paz e luz!

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo!!!
    Estou participando de uma campanha no blog,se tiver um tempinho, passa lá pra ver... Beijos!!!!
    Uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  7. Oração é um presente Deus, para nós.
    Somos agraciados em poder falar com o Pai a qualquer hora em qualquer lugar e Ele com todo seu amor e misericórdia nos ouve e nos atende.
    Glória a Deus porque poddemos nos achegar a Ele a todo momento.

    ResponderExcluir
  8. Oi amigo tem um premio para vc no patati tralala venha e pegue-o.

    WWW.PATATITRALALA.BLOGSPOT.COM
    Premio DARDOS

    DANUBIA

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo excepcional blog que tens mantido. Deus multiplique as suas bençãos sobre tu e tua casa, bem como seu ministério. Estou te seguindo agora.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles