segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Superdicas para professores de EBD: Valorize a EBD!


"EBD: falar é fácil, difícil é fazê-la eficaz" - Profº Netto, F.A.


Recentemente encerrei uma enquete neste blog sobre o que os leitores acham da EBD. Não foi grande a minha surpresa ao constatar que muitos gostariam de que houvesse mudanas no layout, no status quo, no escopo da EBD atual, exatamente como pensei. Tradicionalmente a EBD [Escola Bíblica Dominical] atrai poucos membros, quando muito e para não errar talvez uns trinta a quarenta por cento da membresia de qualquer Igreja Protestante no Brasil, e, quiça em toda a terra onde a igreja estiver. Como Ensinador Cristão, me entristece muito testemunhar esta realidade, ela é visível, patente e o que é pior: ela é ignorada. Por quem? Pelos administadores da EBD. E porque é ignorada? Simples: porque dá trabalho fazer melhor, mudar, qualificar ao invés de quantificar. E é aqui onde deveria ser investido todos os esforços solucionáveis, afim de potencializar a EBD tonando-a atrativa, arrebatadora, relevante, viva e eficaz.

Não é novidade afirmar que até mesmo os obreiros faltam à EBD, o que é uma vergonha, pois deveriam serem os primeiros! Temos poucos professores altamente qualificados e de alto nível, que dominam e bem a espada, i.é, conhecem com profundidade a Palavra de Deus e mais: que sabem ensiná-la com paixão, humildade e com um sentido prático para hoje. Precisa-se aumentar este número e urgentemente, pois a maioria dos prfessores tem apenas conhecimento empírico. Fala-se muito da EBD, dizem: "É a maior escola bíblica da face da terra". E eu digo que: EBD: falar é fácil, difícil é fazê-la eficaz. O tempo dedicado aos professores para se aplicar a lição é muito pouco, gira em torno de trinta a quarenta minutos em média. Veja, considere que temos quatro aulas mensais de EBD, que somando o tempo não é muito. Sem dizer que o professor tem que espremer a lição. Na igreja onde leciono temos na média trinta e cinco minutos. Outro dia fui numa congregação AD onde o tempo destinado a aplicar a lição é, para a minha admiração, setenta e cinco minutos. Verdade! Quase pedi minha carta de mudança. Podem rir, mas não estou brincando.

Penso que falta muito para a EBD ser excelente como uma agência de ensino. Primeiro, sugiro qualificar os professores em conhecimeto bíblico; aperfeiçoamento didático e metodológico; biblioteca para os professores; plano de aula  alto nível. Sim, plano de aula com profundidade, relevancia e aplicação prática; Investimento em salas de aula, uma vez que as igrejas usam o templo como salas e isto é mui prejudicial, visto que o aluno perde a concentração; falta marketing para a EBD. Observem que a mensagem de púlpito quase sempre é evangelística e há sempre convite à conversão, mais e o ensino? Deveria também haver intenso convite à EBD, especialmente dos neófitos. Assim, digo eu que é urgente valorizar esta fonte de ensino, onde os filhos de Deus se enraizam em conhecimento, amor à palavra e à igreja. Lutero disse: "A palavra sobrevive sem a Igreja, mas a Igreja não sobrevive sem a Palavra". Igreja, valorize a EBD, participe, venha e traga a família, os amigos afastados e fracos na fé. Administradores, pastores e superintendentes de EBD: não sejam negligentes, sejam os exemplos. Deus quer falar aos seus filhos. Valorizem a EBD. Soli Deo Gloria.

Profº Netto, F.A.

11 comentários:

  1. A EBD, é a paixão da minha vida, de alguns, por exemplo, é o futebol, pra mim não, é a EBD.
    Dói saber o descaso o qual já tenho notado há muito também, tamanha jóia que temos não é tão valorizada. Talvez, um dia possamos mudar essa realidade, começando com concientizações como esta acima, parabéns!
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. muito triste eu espero que a ilumina o futuro: D

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado! Gosto olhando em torno do seu blog e ansioso para ler mais.
    Em Cristo,
    Lauren
    asmileandsong.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Você tem um blog muito bonito e original...

    ResponderExcluir
  5. Olá, Bom dia!
    Vim agradecer a visita ao meu blog. Estou te seguindo tbm. Vou aparecer mais vezes. Tenha um ótimo dia. ;**

    ResponderExcluir
  6. Amado excelente texto Deus abençoe e quando puder visite meu blog www.napazdoraboni.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Na verdade, o tempo dedicado a Deus e aqui na Grécia é muito limitada nas escolas. E, de fato querem reduzir ainda mais. Eu não sei o que vai acontecer no final.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Vim retribuir a visita e estou ficando.
    O blog é rico me infromaçõa e certamente serei edificada.

    abs

    ResponderExcluir
  9. Prof. Neto;

    Tive a oportunidade de ser professor de EBD durante um período. Mas uma das coisas que mais me desmotivaram foi a falta de tempo efetivo para as lições. Desta forma, faltava tempo para interagir com os alunos e aprofundar os estudos, ficando apenas na superfície. Ensino, de fato, era muito pouco.
    Sem contar com o fato de que tem algumas revistas de lições que são extremamente repetitivas.

    Oro para que a EBD venha a ser aquilo que está na vontade de Deus. E faço o apelo para que, quem for responsável pela EDB nas igrejas, ampliem o tempo das aulas, e invistam na infraestrutura.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles