quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Por que os crentes faltam às aulas da EBD? Leia e saiba.

Sim. Eu conceituo a EBD [Escola Bíblica Dominical] como sendo um lugar de crescer em sabedoria, graça e conhecimento. Contudo, me pergunto: Até quando? Tristemente eu me pergunto. Até quando os cristãos virarão suas costas à EBD? Somos um país evangelicalizado e assim, temos um arraial mui grande de crentes que tem por costume freqüentar os cultos, em maior volume numérico, aos domingos. Se é verdade que amamos tanto a Palavra de Deus e assim cremos que ela é, porque faltamos tanto aos cultos de ensino? Por que lemos tão pouco a Bíblia? Sem dizer os livros teológicos, a saber, os comentários bíblicos. Erramos em não conhecer a Deus e ao seu poder [Mt 22.29]. Sempre digo que no culto evangelístico as pessoas recebem no coração a boa semente do Evangelho, se convertem ou são convertidas, contudo, na EBD, essas sementes nascem, crescem e criam raízes espirituais profundas.

Comumente todas as Igrejas protestantes, sejam elas históricas/tradicionais, pentecostais ou neo-pentecostais, tem EBD aos domingos pela manhã e cultos evangelísticos à noite, porém, cerca de 20 a 30% da membresia frequenta a EBD, inclusive, muitos obreiros também faltam e não dão o devido valor. Há casos até em que a presença das crianças supera a presença dos adultos! É um descaso total dos membros. Por outro lado, a liderança ignora esse fato e nada faz eficientemente para reverter o quadro. Penso que este estado frio pode ser mudado.

Ainda creio que a solução virá, embora seja preciso mudar a visão administrativa, i.é, mudar a visão da liderança a respeito da importância do ensino em questão. Eis o que sugiro:

a) Investir em salas de aula compatível: nossas salas são inadequadas, não atraem, as cadeiras são antigas e sujas. Algumas ainda usam quadro de gis, reto-projetor, etc.

b) Qualificar, potencializar as aulas: aqui penso em conteúdo de qualidade, de tal forma que o aluno sinta-se arrebatado, apaixonado pelo conhecimento oferecido na EBD. Ainda há muito empirismo. O ensino bíblico/teológico da EBD precisa ser prático e relevante. É por isso que esse imenso arraial de cristãos que temos não consegue mudar comportamentos de nosso país. Resumindo: o sal está muito faco.

c) Investir numa dose equilibrada de marketing à EBD: Se quisermos ter em nossas igrejas cristãos espiritualmente enraizados e convictos, teremos primeiro que investir pesado na EBD. Note-se que é comum se dizer: "a EBD é a maior escola de ensino teológico a nível de mundo", contudo, nem mesmo 50% dos próprios membros da igreja a frequemtam. Algo está errado. Jesus atraía a multidão para si, melhor, atraía a multidão pelo ensino, no poder e autoidade de suas palavras. João Batista também. Paulo, ídem. E nós? Pensemos nisso. Soli Deo Gloria.

Profº Netto, F.A.

7 comentários:

  1. EBD - Concordo amado, em genero, número e grau.
    É lamentável, mas essa é a nossa realidade. Pela graça de Deus e também preocupado com o quadro da minha Igreja,estabeleci esse ano como:"o ano do meu melhor prol EBD,diáriamente estou utilizando o meu celular e enviando menssagens motivadoras, buscando anim,ar e resgatar os meus amados ausentes para desfrutar do crescimento e desenvolvimento espiritual que só a EBD proporciona...

    ResponderExcluir
  2. Para mim o problema da EDB são os professores, que na maioria das vezes não são mestres. Professor é aquele que fala da experiência dos outros; aquele que explica, sistematiza a experiência dos outros. O mestre é aquele que fala da sua própria experiência, aquele que a faz sentir.

    As pessoas vão a sala de aula, vêem um professor falando de um poder, de uma transformação, que fica apenas na teoria...

    No dia em que a EDB for uma fonte de vida, então todos virão buscá-la. Por enquanto a EDB é apenas uma fonte de conhecimento – do conhecimento e ideologia denominacional –, um ponto de vista teológico.

    Muito bom seu blog, estou seguindo! Ah, visite os meus blogs também e nos abençoe com os seus comentários.

    Edson Carmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dia que as pessoas entenderem que a bíblia é a unica forma de se descobrir a vontade de Deus para suas vidas, irão a EBD. o real motivo de não irem a EBD é o desinteresse pela palavra de Deus e o que ela representa a prova disso é que aqueles que se dizem cristãos só pegam na bíblia na hora de ir ao culto. Os outros motivos são meras desculpas.

      Excluir
  3. Caro Netto,

    Parabéns pelo seu trabalho na web. Deus continue abençoando a sua vida!

    Faça uma visita ao VC:

    http://voltemosaocaminho.blogspot.com

    Um forte abraço,
    Marcos Sampaio

    ResponderExcluir
  4. olá irmão Neto!
    Concordo com você me gênero, número e grau, a nossa EBD está sendo desvalorizada pela própria igreja que é omissa a certas questões.
    O povo quer movimento, não quer saber de estudar a bíblia, ler bons livros etc. Escrevo sobre isso no meu blog constantemente, de como podemos reverter este impasse , com a ajuda de Deus, vamos consciêntizar a igreja sobre a importância da EBD para vida de um cristão.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Professor Netto.
    Ao ler sua postagem sobre EBD, constatei que a sua preocupação sobre ensino bíblico é legítima, e se o irmão permitir, gostaria fazer alguns comentários a respeito:

    a) Não vejo aproveitamento no ensino da EBD, na forma como se apresenta, ou seja, revistas comentadas por homens com objetivos promocionais e de pouca revelação da Palavra.

    b) Esse método de "ensino" engessado e sem unção não tem como atrair frequentadores, mesmo que se faça altos investimentos em salas de aula.

    c)Para ensinar a Palavra de Deus é imprenscidível que se tenha o Chamado do Alto, o que normalmente não acontece. Portanto, corre-se o risco de estar cometendo um deserviço ao Reino.

    d) O que eu pude observar em várias igrejas que usa a EBD como instrumento de ensino, é que sem saber os pseudos professores quando expressam sua opinião extra revista, os alunos saem mais confusos do que quando entraram em sala de aula, basta perguntar aos mesmos logo em seguida, sobre o que foi ensinado.

    e) Não basta ter orgulho da EBD, é preciso analisar a situação com olhos espirituais, não de forma simplista, colocando a culpa nas ovelhas que pouco frequentam a escola bíblica dominical.

    f) Em minha opinião o Estudo Bíblico deveria ser realizado pelo Anjo da Igreja ou alguém com Chamado de Deus para o ensino, consagrado e capacitado pelo Espírito Santo para o estudo da Bíblia Sagrada.

    g) Discordo da fragmentação do ensino com classes distintas, com excessão das crianças. Portanto, sou a favor de turma única, sem contudo usar de revistas, como já dito anteriormente. Porque a Bíblia Sagrada, e principalmente o Evangelho das Boas Novas de Cristo, é fonte de toda Sabedoria para nossa caminhada cristã.

    Apesar de não fazer côro com a maioria, espero de alguma forma ter dado minha contribuição na elucidação do tema em questão.

    Gostaria que o irmão considerasse este comentário, não como crítica mas sim como uma pequena colaboração na edificação do Corpo de Cristo.
    Para isso, peço ao prezado irmão que comente as minhas opiniões expostas, sobre o tema: Escola Bíblica Dominical.
    E se quiser, comente também nas mensagens postadas no meu blog.

    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    Um Abraço do Discípulo de Cristo.

    Paz Seja Contigo.

    ResponderExcluir
  6. Prezado irmão discípulo de Cristo, concordo com sua posição em muitas partes, no entanto uma classe totalmente homogênea e apenas um pastor ou mestre ensinando, pouco poderíamos alcançar, pois o ensino no coletivo não permite uma interação por parte dos integrantes. No meu ver hoje nao se investe em EBD nas igrejas por que os ministros de um modo geral não querem seres pensantes ou questionadores, aliado ao um grande desinteresse que se tem pela educação.. O conhecimento é como uma pepita de ouro que dá trabalho para encontrar mas de um valor inestimável, e são poucos que se dispoem por que é um trabalho demorado e de resultados a longo prazo.

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles