quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Superdicas para Professores de EBD: Anotações, faça sempre.

Essa prática é muito comum em alguns estudantes mais experimentados. Anotar, rabiscar o livro, escrever nas entrelinhas da apostila, na Bíblia ou ainda num rascunho ou agenda, ajuda em muito e facilita o entendimento do conteúdo literário que eu estudo ou que absorvo na sala de aula.

Alguns estudantes mais aplicados costumam gravar o áudio das aulas, ouvir o áudio de palestras ou sermões que julgam importantes para o seu enriquecimento intelectual. Particularmente, faço muitas anotações nas minhas apostilas que uso para ministrar aulas, também escrevo muito no rodapé das revistas de EBD e nos livros que leio. Me acostumei a sempre destacar partes importantes para quando retornar naquela parte, avivar a memória como sendo algo que merece maior atenção.

Notei que os alunos lêem mais ou ainda que fazem leituras antecipadas, as leituras prévias das aulas. Estes costumam serem mais participativos e recorrem às suas breves anotações, tendo assim um melhor desempenho. Isto é bom.

Resumindo: a)Sempre faça suas anotações, bem claras, legíveis; b) Faça pequenos resumos em frases curtas, sintetizando as idéias; c)Tente fazer leitura antes das aulas, isto vale principalmente para os discentes porque os docentes devem, observe bem, eu disse devem fazer; d)Às palavras em destaque ou incomuns convém recorrer a um dicionário, isto irá facilitar o entendimento do assunto e melhorar meu vocabulário; d)Feitas as anotações, não as deixe órfãs, releia, assuma a autoria e propriedade destas; e) seja organizado; f)Sintetize, seja rico nas palavras. Uma pessoa fala de 125 a 140 palavras por minuto e escreve em média 25 palavras; g)Só anote o que for importante.

Lembre-se, a escrita é a voz da memória. Agora, veja porque é importante fazermos nossas anotações: a)Me ajudarão a entender melhor; b)Fazendo isto eu exercito a memória, em outras palavras, estou dizendo para meu cérebro que é muito importante; c)Lembra da espada de Tandera? Essas anotações nos darão outras visões, outros pontos de vista; d)Se caso quem anotar for o professor, essas anotações o ajudarão a melhorar a apostila, explicar melhor partes do livro, se for o caso, ou ainda registrar aquela idéia brilhante nunca antes observada; e)As anotações me ajudam na concentração da aula ou na leitura.

Professores, educadores, pastor/mestre, especialmente os de EBD, procure ajudar aos seus alunos a serem organizados enquanto estudantes. Certamente o desempenho irá melhorar, frutos serão colhidos. Emancipe seus alunos. Lembremos que isto não é uma panacéia de ensino e nem uma tábua de salvação para o nosso ideário pedagógico. Contudo, encetamos trabalhar melhor as capacidades cognitivas dos discentes, os arrebatando para este universo de ensino-aprendizagem. Excelentes aulas. Boas leituras e faça sempre anotações importantes. Soli Deo Gloria.

Profº Netto, F.A.

6 comentários:

  1. QUE TIPO DE IGREJA TEMOS SIDO NESTA GERAÇÃO?

    Não deixe de ler, VOCÊ FAZ PARTE DISSO!
    GRANDE ABRAÇO, FICA NA PAZ!

    ResponderExcluir
  2. Profesor Francisco, cuando puedas puedes pasarte por mi blog a partir de las 12 horas de hoy viernes hora de España, para llevarte el premio de los 500 amigos seguidores.
    Con ternura
    Sor.Cecilia

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo belíssimo espaço!!!

    Prof. Israel Lima

    do blog:

    "Pelo Corredor da Escola"

    ResponderExcluir
  4. Graça e Paz professor Francisco !!!
    Obrigado pelo elogio a respeito do meu blog,como sugerido, visitei seu blog e acabei me tornando sua seguidora,opsss !! parceira rsrs...

    Gostei bastante do seu blog,sou professora de adolescentes na EBD da igreja e seus posts tem me enriquecido muito. Tê-lo como parceiro é uma honra.
    Fica na Santa Paz do Cristo,

    ResponderExcluir
  5. hey..
    Profesor Francisco, cuando puedas puedes pasarte por mi blog a partir de las 12 horas de hoy viernes hora de España, para llevarte el premio de los 500 amigos seguidores.

    ResponderExcluir
  6. Oi Neto, tdo bem cm vc?
    fiquei feliz de ver q vc me segue, obg!
    to te seguindo tb..volte sempre.. abraços

    ResponderExcluir

The Best Articles