Antes de deixar aqui as minhas poucas palavras acerca deste tema tão importante, quero primeiro registrar o pedido de perdão a todos os costumeiros visitantes, parceiros e brothers, pela ausência nestes dias. Recebi a nobre missão do IBADETRIM, instituto teológico onde tenho a honra de servir a Deus no quadro de docentes, do qual, recebi a missão de inventariar os métodos avaliativos de todas as disciplinas dos cursos à distância, oferecidos por este importante instituto teológico. Mais ainda: não somente inventariar os métodos avaliativos, como também apresentar uma proposta de método avaliativo que atenda esta demanda: zerar todas as reclamações dos métodos avaliativos atuais do IBADETRIM, e, claro, não são poucas reclamações. Pelo que tenho me empenhado em noventa por cento de todo o meu tempo disponível. Futuramente escreverei mais acuradamente desta empreita.
A EBD atual de nossas igrejas realmente tem preocupação zero, no que diz respeito a métodos avaliativos. Uns se escusam afirmndo que na EBD isto não lhe é possível, outros, dizem que nunca antes houve avaliação de conhecimento na Escola Bíblica, e ainda há o desdém frio dos que persistem em negar a devida importância do ensino na EBD.
Evidentemente, observa-se que em meio ao caos da má qualidade da EBD de hoje, sempre encontramos um pequeno remanescente fiel, que de fato se preocupa em realmente ensinar genuinamente. Será que o aprendizado é eficiente na Escola Bíblica? Teríamos a coragem de avaliar a precisão da EBD? Tenho eu minhas dúvidas. Alguns alunos nem estão lendo as lições antecipadamente. Como aprenderão? Educador, seja eficiente e avalie seu educando. Ensinador de EBD, avalie eficazmente se de fato os educandos estão assimilando, absorvendo pelo menos a idéia central de cada lição. Faça ao menos dez perguntas aos seus alunos durante uma ministração de quarenta minutos. Os ajude a resumir com as suas palavras cada tópico da lição. Certamente educadores e educandos crescerão juntos. Soli Deo Gloria.
Profº Netto, F.A.
Profº Netto, F.A.
Muito bom o texto do irmão, e gostaria de reproduzi-ló em meu blog http://www.docenciacrista.com/.
ResponderExcluirO irmão me autoriza? Obviamente fornecendo os devidos créditos.
graça e Paz, aguardo sua resposta!
A Paz do Senhor excelente texto e para mim que leciono na EBD será de grande ajuda para rever meus conceitos Deus te abençoe...
ResponderExcluirhttp://saude-e-eternidade.blogspot.com/
Caro Irmão Francisco,
ResponderExcluirPotiguar em terra das minhas Gerais.
Vim agradecer o comentário e prestigiar seu trabalho. Muito bom trabalho.
A Paz de Cristo,
Irmão João Cruzué
.