sábado, 30 de julho de 2011

7 Superdicas que melhoram a aplicação das aulas da EBD


1ª - Estude muito a parte principal da lição e os periféricos
Coisa triste é um educador que não estuda, não domina o conteúdo ministrado. Com isso ele subestima seu ouvinte, mostra demérito funcional e invalida a sua vocação. Ainda: afasta o aluno interessado pela EBD, não produz conhecimento, decresce a si, aos outros e a instituição EBD. Sem mais palavras, concluo dizendo: estude muuiiiiito a lição [...]

2ª - Não seja 100% expositivo, senão a aula será um monólogo
Infelizmente já tive professores que usam somente o método expositivo. É um monólogo, só ele fala. Este educador não permite participações, ignora perguntas e perde a chance de agregar informações e de enriquecer a aula. Procure conhecer, testar e usar o método que mais produz conhecimento, interação, inclusão da turma e desenvolvimento positivo na aplicação da lição. Particularmene, tanto no IBADETRIM, quanto nas aulas da EBD tenho usado o método que denomino de fórum temático. É um passo a frente da "aula inclusiva". No Fórum temático, todos participam e de forma bem objetiva. Os educandos sintetizam as suas ideias e verbalizam em curtas participações.

3ª - Produza debates, fórum de discussão, faça perguntas inteligentes, promova a inclusão
Teologia é ciência humana e todo educando não só pode, mas deve participar. Ninguém pode sair da aula com dúvidas. Mesmo que seja para expressar um entendimento contrário, o educando deve participar. Objetivo: trabalhar a timidez, desenvolver o senso crítico e produzir saberes. Também objetiva validar este conceito de metodo educatico [...]

4ª - Se possível use vídeos ou imagens, mas não abuse senão perde a eficácia
Pouquíssimas EBD investem neste quesito. Ainda não sabem que um bom vídeo de 1 a 3 minutos, que tenha tudo a ver com a lição, pode turbinar a aula. O aluno absorve melhor a ideia. O educador, se possível, deve investir ao máximo nesta ideia, e, se possível tenha e use o seu próprio data-show.

5ª -  Valorize a participação dos alunos
É importante este entendimento. O educando não precisa pedir para participar, apenas levanta o braço, o educador ver e permite que o educando participe. Eduque seus alunos a serem o mais objetivo possível. Os ajude a sintetizar as ideias. Quando ele participa, ele aprende mais.

6ª - Responda as perguntas, sempre que possível, usando a Bíblia
O educador não pode ser empírico, do tipo "eu acho", "eu penso", "fulano falou uma vez...", não. O educador tem como fonte a Bíblia, deve conhecê-la e responder todas as perguntas com base bíblica, só assim irá supervalorizar a sua aula e a EBD, potencializar e oferecer uma sólida lição teológica, bíblica e prática.

7ª - Não fuja da lição. Valorize o melhor da revista.
Alguns educadores, talvez por insegurança não aplicam a lição, não usam a revista e a colocam em segundo plano. Ele deve sim extrair ao máximo o conteúdo da lição bíblica, digo da revista, nem que seja como um esqueleto para a sua aula, senão não fará nenhum sentido para o educando, principalmente porque parte deles estudam a lição em casa, lêem os blogs, comentários [...]

Espero ter contribuído com essas superdicas ajudando os educadores e educandos na aplicação melhor das lições na EBD. Para mim elas são muito úteis. Soli Deo Gloria.

Profº Francisco Netto

5 comentários:

  1. Olá Prof. Netto, a paz do Senhor Jesus! Obrigada pela visita e por me seguir. Também já vou te seguir. Gostei muito do seu blog. Onde fica o instituto IBADETRIM? Um grande abraço na sua esposa.

    Noni

    ResponderExcluir
  2. SENSACIONAL!

    Se todos superintendentes de ebd seguissem essas dicas nossas escolas seriam mais escolas

    ResponderExcluir
  3. Nobre irmão e amigo Prof. Neto, gostei muito das suas dicas, pois elas reforçam a consciência sobre a necessidade de estarmos sempre melhorando nas ministrações das aulas, além de jogar luz sobre novas ideias. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Muy interesante. Buen texto. Estoy muy de acuerdo.Un gusto visitarte y leerte. Te envío un cordial saludo, deseándote un buen fin de semana.

    ResponderExcluir
  5. Paso a saludarle , gracias por este buen post.
    Estoy de vacaciones.
    Reciba mi ternura
    Sor.Cecilia

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles