1ª - Estude muito a parte principal da lição e os periféricos
Coisa triste é um educador que não estuda, não domina o conteúdo ministrado. Com isso ele subestima seu ouvinte, mostra demérito funcional e invalida a sua vocação. Ainda: afasta o aluno interessado pela EBD, não produz conhecimento, decresce a si, aos outros e a instituição EBD. Sem mais palavras, concluo dizendo: estude muuiiiiito a lição [...]
2ª - Não seja 100% expositivo, senão a aula será um monólogo
Infelizmente já tive professores que usam somente o método expositivo. É um monólogo, só ele fala. Este educador não permite participações, ignora perguntas e perde a chance de agregar informações e de enriquecer a aula. Procure conhecer, testar e usar o método que mais produz conhecimento, interação, inclusão da turma e desenvolvimento positivo na aplicação da lição. Particularmene, tanto no IBADETRIM, quanto nas aulas da EBD tenho usado o método que denomino de fórum temático. É um passo a frente da "aula inclusiva". No Fórum temático, todos participam e de forma bem objetiva. Os educandos sintetizam as suas ideias e verbalizam em curtas participações.
3ª - Produza debates, fórum de discussão, faça perguntas inteligentes, promova a inclusão
Teologia é ciência humana e todo educando não só pode, mas deve participar. Ninguém pode sair da aula com dúvidas. Mesmo que seja para expressar um entendimento contrário, o educando deve participar. Objetivo: trabalhar a timidez, desenvolver o senso crítico e produzir saberes. Também objetiva validar este conceito de metodo educatico [...]
4ª - Se possível use vídeos ou imagens, mas não abuse senão perde a eficácia
Pouquíssimas EBD investem neste quesito. Ainda não sabem que um bom vídeo de 1 a 3 minutos, que tenha tudo a ver com a lição, pode turbinar a aula. O aluno absorve melhor a ideia. O educador, se possível, deve investir ao máximo nesta ideia, e, se possível tenha e use o seu próprio data-show.
5ª - Valorize a participação dos alunos
É importante este entendimento. O educando não precisa pedir para participar, apenas levanta o braço, o educador ver e permite que o educando participe. Eduque seus alunos a serem o mais objetivo possível. Os ajude a sintetizar as ideias. Quando ele participa, ele aprende mais.
6ª - Responda as perguntas, sempre que possível, usando a Bíblia
O educador não pode ser empírico, do tipo "eu acho", "eu penso", "fulano falou uma vez...", não. O educador tem como fonte a Bíblia, deve conhecê-la e responder todas as perguntas com base bíblica, só assim irá supervalorizar a sua aula e a EBD, potencializar e oferecer uma sólida lição teológica, bíblica e prática.
7ª - Não fuja da lição. Valorize o melhor da revista.
Alguns educadores, talvez por insegurança não aplicam a lição, não usam a revista e a colocam em segundo plano. Ele deve sim extrair ao máximo o conteúdo da lição bíblica, digo da revista, nem que seja como um esqueleto para a sua aula, senão não fará nenhum sentido para o educando, principalmente porque parte deles estudam a lição em casa, lêem os blogs, comentários [...]
Espero ter contribuído com essas superdicas ajudando os educadores e educandos na aplicação melhor das lições na EBD. Para mim elas são muito úteis. Soli Deo Gloria.
Profº Francisco Netto
Olá Prof. Netto, a paz do Senhor Jesus! Obrigada pela visita e por me seguir. Também já vou te seguir. Gostei muito do seu blog. Onde fica o instituto IBADETRIM? Um grande abraço na sua esposa.
ResponderExcluirNoni
SENSACIONAL!
ResponderExcluirSe todos superintendentes de ebd seguissem essas dicas nossas escolas seriam mais escolas
Nobre irmão e amigo Prof. Neto, gostei muito das suas dicas, pois elas reforçam a consciência sobre a necessidade de estarmos sempre melhorando nas ministrações das aulas, além de jogar luz sobre novas ideias. Que Deus te abençoe.
ResponderExcluirMuy interesante. Buen texto. Estoy muy de acuerdo.Un gusto visitarte y leerte. Te envío un cordial saludo, deseándote un buen fin de semana.
ResponderExcluirPaso a saludarle , gracias por este buen post.
ResponderExcluirEstoy de vacaciones.
Reciba mi ternura
Sor.Cecilia