sábado, 16 de julho de 2011

Superdicas para Educadores e Educandos da EBD: Meritocracia!!!

Como a Educação evoluiu com o passar dos séculos! Foi sistematizada, potencializada, valorizada, criaram os campus e com o passar do tempo a Educação foi modernizada. Historicamente a Educação sempre existiu, talvez na sua forma mais rude e simples, porém, com a mesma eficácia. Alguns foram iconizados e valorizados pelas suas teorias de cunho educacional, necessário e profundamente evolutivo à raça humana. Dentre as muitas teorias neste campo, falo agora da "meritocracia" como o seu próprio significado raiz o define, isto é, sistema de recompensa baseado no mérito, reconhecimento pelo que se faz. De forma sistematizada, equilibrada e evidentemente sob domínio da instituição educadora, a saber, a escola e especialmente o Educador, a quem o nosso nobre senador Cristóvão Buarque brilhantemente o define como: "Educacionista".

Penso que a sensação de aprender, se superando a si mesmo é o ponto máximo da meritocracia e se isto for entendido pelos educadores vindo utilizar-se como estratégia em sua lida, certamente os frutos serão muitos. Pode ser que até se pratique isto sem definí-lo como tal, contudo, toda prática cabe aperfeiçoamento visando resultados mais eficazes.

Quando lemos a Bíblia nos deparamos como muitos exemplos de mérito educativo, porém, aponto apenas três porque penso que estes sintetizam os demais dentro da mesma ideia. Veja:
  • 1 Samuel 17.25, o texto fala do que receberia o guerreiro que vencesse a Golias. Era riquezas, a filha de Saul para se casar e o anulamento de impostos;
  • Mateus 11.28, nas palavras de Jesus Cristo: "Vinde a mim todos que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei";
  • Hebreus cap. 11 mostra a galeria dos "heróis e heroínas da fé", pois foram abençoados e favorecidos por Deus em virtude da fé viva.
Davi venceu a Golias e registrado está o seu mérito, assim como também registrado está o seu demérito em atos maus posteriores. Todos os que não rejeitaram a Jesus Cristo foram abençoados. E os heróis e heroínas da fé na Bíblia, deles é dito: "homens e mulheres dos quais o mundo não é digno", isto é meritocracia. Hoje, simplesmente noninamos a prática, a arrebatamos e estamos em laboratório sistematizando para torná-la eficaz quando em bom uso.

O IBADETRIM, Instituto Bíblico das Assembleias de Deus no Triângulo Mineiro tem praticado esta teoria com êxito, e, é claro que deve aperfeiçoar a prática. Já há três anos um dos educadores deste Instituto utiliza-se de seu próprio salário e agracia um aluno destaque da turma [do 1º período] no final do período com uma Bíblia de Estudo [Bíblia Dake, editora Atos] e sorteia um livro [Doze Homens e uma Missão, editora Hagnos] para os demais alunos da mesma turma. Os outros educadores do IBADETRIM também se utilizam da meritocracia. O educador anunciou no início do período que faria isto e apontou o que seria observado no aluno destaque:
  • presença nas aulas, com flexibilidade para poucas faltas;
  • participação efetiva e construtiva nas aulas;
  • qualidade dos trabalhos/atividades apresentados e
  • votação da turma.
O escritor Içami Tiba em seu livro Pais e Educadores de Alta Performance, dedica todo o capítulo 2 para falar deste tema. Li e indico como excelente conteúdo. Ele diz:

"[...] observamos que nenhum esportista se torna campeão sem dominar a técnica, sem possuir mérito. No entanto, somente a técnica não faz o campeão. São os treinos infindáveis que melhoram os resultados, pois treinos sem técnica ou técnicas sem treinos não produzem os melhores resultados".

E nós educadores da EBD temos esta grande oportunidade de utilizar esta excelente ferramenta para potencializar nossas aulas, busque conhecê-la e seja ousado na prática. Deus te recompensará com mérito. Soli Deo Gloria.

Profº Francisco Netto.

5 comentários:

  1. Olá!!!
    Passei pra desejar uma boa noite!!!
    E tenha uma semana abençoada e cheia de boas realizações!!!
    Rê!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Passei para agradecer sua visita em minha casa (blog).
    Sobre o trecho do livro: Içami Tiba afirma ser necessário treino, mas na atualidade as famílias com a "desculpa" de falta de tempo, reclamam nas escolas por seus filhos terem tarefa para a casa, quanto ao "prêmio" já vivenciei a reclamação de pais por o filho não ter ganho, sendo que os alunos em questão quando não faltavam/faziam de forma desleixada os trabalhos propostos com justificativas muito mal elaborado pela familia (estou comentando o que vivenciei) e acredito. O problema da escola atual, não são as crianças ou falta de recursos ou estimulos ao educador....são os pais. Precisamos "educar" nossos adultos, mostrar a eles que são responsáveis pela educação de seus filhos, a escola é apenas um lugar de transmissão de conhecimento, isso já é um prêmio maravilhoso que deve ser valorizado, se pensarmos em nossos pais (os meus pelo menos) a maioria fez até a 8º série e obtiveram maior conhecimento do que o que é apreendido hoje em faculdades. Por isso creio que a base de todas as matérias é o portugues, matemática muuuuuuito bem explicados nas séries inicias com professores que sejam apaixonados por essas materias e pela licenciatura. O resto importa apens que seja bem transmitido, pois quem tem boa base nestas duas materias terá o melhor aproveitamento em todas as outras áreas sem a necessidade do "prêmio" pois saberá fazer uso do "treino" para se aprimorar. Meritocracia para mim é para estimular a familia a se manter distante da sua obrigação junto aos filhos. Mas uma vez deixo claro isso é apenas o meu pensamento.
    Perdão pelo comentário longo...as vezes me empolgo.

    Muita luz e paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. De link em link, acabei aqui no seu blog. Gostei do conteúdo. Vou me tornar seu seguidor. Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog. Espero sua visita, meu blog é o pastorapologética e se desejar segui-lo, será uma honra.
    Seus comentários também serão muito bem-vindos.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Francisco!

    Muito obrigada por seguir meu Blog!

    Parabéns pelo seu espaço que é muito bonito e rico em conteúdo!

    Um abraço, muita paz!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por publicar este seu entendimento, porém permita-me discordar, pois de fato nunca encontrei meritocracia no reino de Deus(nas escrituras), mas sim no entendimento dos homens, talvez um desejo de se fazer justiça, mas a justiça que vem de Deus(Jesus) não tem nada de meritocracia, mas "graça" como as palavras do próprio senhor Jesus: "O que você tem que não te foi dado?".
    Tudo pertence a Deus, foi feito por ele e para ele. Portanto tudo que recebemos vem pela graça e não por mérito. Mérito não vem do reino de Deus mas do desejo legítimo do homem de exercer justiça, porém equivocadamente.
    Abraços e a paz do Senhor.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles