sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Usos e Costumes: A Bíblia é o aio, o guia, a lâmpada e a regra máter

Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a   glória de Deus, pois todas as coisas são puras para os puros, mas        nada      é  puro para os corrompidos e descrentes. Antes as suas consciências estão contaminadas [1Co 10.31 e Tt 1.15].

Todas as Leis, ordenanças e mandamentos advindos da Bíblia visavam e/ou visam edificar o povo de Deus, pois definem o padrão de convivência. A finalidade é o cuidado de formar um povo diferente, que entenda as conseqüências funestas do pecado. O nosso Senhor Jesus Cristo cumpriu plenamente todas as Leis outrora dadas para o bem comum entre os homens e entre o homem e Deus, o ápice deste cumprimento ocorreu quando Ele nos reconciliou com Deus. A fé e a crença em seu sacrifício são mais eficientes do que o cumprimento da lei.

A boa doutrina é aquela que convive com a realidade e o dia-a-dia do crente. É aquela que não produz a confusão quando examinada à luz da Palavra de Deus. Nota-se uma confusão gerada no seio das denominações, resultado da falta de contextualização e aculturamento da Palavra com o fiel.

Ressalta-se que os “usos, costumes e tradições” são influenciados pela passagem do tempo, contexto histórico e a forma utilizada de interpretações textuais das várias denominações, igrejas e povos. Não é incomum o engessamento interpretativo de certas passagens bíblicas, favorecendo interesses pretextuais divorciados de seus contextos bíblicos aplicados em nossos dias.

A rigidez doutrinária tem levado muitos adeptos a se desligarem de suas congregações, levados pela impossibilidade de cumprirem todas as regras e preceitos doutrinários.

Os usos e costumes de uma igreja são diferentes de outras, são impostas por falta de interpretação correta dos textos bíblicos.

Os princípios defendidos pela Bíblia são a decência e a moderação, devemos andar tranqüilos sem jugo assemelhado ao caráter de Cristo.

As vestimentas de forma adequada e que não desperta sensualidade, bem como o computador e a internet, usados com sabedoria, não compromete a vida do crente com Deus, pois o Espírito de Deus prevalece sobre o verdadeiro cristão.

Soli Deo Gloria.

10 comentários:

  1. Oiiie estou aqui para divulgar um novo blog para garotas evangelicas

    http://nandateclando.blogspot.com

    sigam
    visitem
    comentem

    ResponderExcluir
  2. Benção! É só o que posso dizer deste blog. E este post falou comigo, pois estou mto confusa qt aos usos e costumes que aprendi desde a infância...Algumas coisas tem me incomodado, mas, ainda me sinto "pecando" se não andar conforme fui ensinada. Eu penso exatamente isso, sei que está faltando bom senso e o toque do Espirito Santo para mtas irmãs e irmãos ao se vestirem, falarem e se comportarem, pois não são moderados e sim sensuais. Entretanto, eu já não consigo achar pecado um roupa decente que não seja composta por saia e vestido. Sei que Deus não opera na confusão,por isso, vou continuar buscando respostas em Deus.

    ResponderExcluir
  3. (Aviso aos Seguidores)Olá ,estamos encerrando o Blog Yo Felicita para continuar com a parceria com http://yolandamareko.blogspot.com
    Tem recadinho no Blog yofelicita e espero sua visita por lá.
    Agradeço muito.Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    A gente tem dentro do coração a medida certa do bom e do mal... basta discernimento!!!!
    Abraços fraternos de paz

    ResponderExcluir
  5. Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério.- 1 Timóteo 1:12

    Ministramos pela graça. Somos salvos e feitos santos pela graçade Deus dada a nós através de Jesus. Somos declarados santos e sem mácula perante Deus por causa da graça de Jesus. Recebemos um presente para usar no ministério em prol da Igreja por causa da graça de Jesus. Recebemos a força do Espírito Santo para perseverar durante tempos difíceis por causa da graça de Deus através de Jesus. Então, o ministério no qual nos achamos capazes de realizar, as oportunidades que temos de servir e fazer uma diferença nas vidas de pessoas, e o poder que temos ao realizar nosso ministério são dados para nós. Não temos nenhuma razão para nos vangloriar. O poder do Senhor é aperfeiçoado em fraqueza quando nos oferecemos a Ele para sermos usados para a glória dele.

    Deus lhe abençoe!!!

    Diacono Sergio Christino

    ResponderExcluir
  6. Que Deus continue abençoando cada vez mais. Abraços e fique na paz do Senhor www.mensagensedificantes.com

    ResponderExcluir
  7. Que Deus continue abençoando cada vez mais. Abraços e fique na paz do Senhor www.mensagensedificantes.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    " Das alturas orvalhem os céus,
    E as nuvens que chovam justiça,
    Que a terra se abra ao amor
    E germine o Deus Salvador"...

    Fico tão sem palavra para agradecer o carinho imensurável com que me cumula ao longo do ano que só posso lhe dizer que:
    Seja muito abençoado e feliz, amigo!!!
    Bjs de paz e FELIZ NATAL... apesar de qualquer vestígio de dor em seu coração...

    "Quando eu estiver contigo no fim do dia, poderás ver as minhas cicatrizes,

    e então saberás que eu me feri e também me curei."

    Tagore

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    " Das alturas orvalhem os céus,
    E as nuvens que chovam justiça,
    Que a terra se abra ao amor
    E germine o Deus Salvador"...

    Fico tão sem palavra para agradecer o carinho imensurável com que me cumula ao longo do ano que só posso lhe dizer que:
    Seja muito abençoado e feliz, amigo!!!
    Bjs fraternos de paz e FELIZ NATAL... apesar de qualquer vestígio de dor em seu coração...

    "Quando eu estiver contigo no fim do dia, poderás ver as minhas cicatrizes,

    e então saberás que eu me feri e também me curei."

    Tagore

    ResponderExcluir
  10. Parabéns amigo... por ter passado neste curso...
    Que Deus continue te exaltando neste lugar...
    Um Abraço... e até breve..
    Pastora, Maria Valda.

    ResponderExcluir

The Best Articles