sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Lutero e a Prosperidade [...]

Estou estudando acuradamente este tema sob o ponto de vista de nobres personagens e pensantes destacados, dentre eles C.S Lewis, Sócrates e Martin Luther. Fiquei sobremodo estarrecido e assustado. Sim, assustado, mas estarrecido, especialmente quando me deparei com o ponto de vista racional de Luther, que é muito singular e significativo, sobretudo, marcante, diria até brilhante como o sol do meio dia. Traço aqui uma linha comparativa da visão lutherana com as multifacetadas matizes hodiernas.

Como somos mesquinhas. Como somos pequenos e ridículos quanto à esforços tangíveis e pessoais para saber gastar nossos valores [...]

Como somos vazios em conhecimento do valor comparativo entre o material e o espiritual. Muitos ainda pensam que conseguem comprar o espiritual com o material... Muitos, muitos estão tropeçando dolosamente nesta  pedra [...]

Martin Luther obteve uma matiz mais rica, preciosa e divisora no seu tempo, que ora esquecida secularmente, precisa ser ressuscitada para que haja uma reforma de nossos conceitos acerca de como obter e usar e valorar nossos bens materiais [...]

O capitalismo arrebatou a Igreja ou foi a Igreja que arrebatou o capitalismo? Fato é que Luthero combateu frente a frente as indulgências e suas motivações. O engano, o ensino errado, a prosperidade vinculada a algo secundário, o preço da saída do purgatório, moedas tilintando nos cofres da igreja [...] Será que não estamos sendo comprados, enganados e cauterizados nas nossas consciências?

Os pobres, ah os pobres. Disse Jesus que sempre existirão, porém, o que não devem ser é enganados. No tempo de Luthero ser pobre e humilde implicava em mérito e ser rico  se obtinha mérito ao contribuir generosamente à igreja e aos necessitados, o que não é nada diferente hoje. O que já foi combatido no passado, hoje persiste de uma forma mais sutil. Os tempos passam e os pecados mais hediondos somente se aperfeiçoam.

M. Luther reformou com sucesso uma geração e nós devemos olhar para o passado, concertar nosos conceitos e obter e uma matiz pura de valores para assim não sermos enganados hoje e amanhã.

A concepção lutheriana sob o material é radical. Radical, porém brilhante e tão necessária, relevante para os nossos dias, cristãos, igrejas e para o nosso mundo evangelicalizado.  Soli Deo Gloria.

Profº Francisco Netto

9 comentários:

  1. Oi Prof. Francisco, quando começou a seguir meu blog acreditei que fosse deparar com alguém que iria criticar meu trabalho, mas pelo seu post estou vendo que terei ótimas trocas de conhecimento. Abraço Cynthia

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de M. Luther, espero aprender mais, é claro, mas mesmo assim já o admiro. Sempre que quiser, fale mais sobre esses homens para que passamos conhece-los e absorver um conhecimento sadio e rico das benções de Deus. Retornamos com o nosso blog, se der.. da uma passadinha la http://marcandonossageracao.blogspot.com/ Obrigada, bjss

    ResponderExcluir
  3. Oi Prof. Francisco, passarei mais vezes por aqui, seu Blog tem um belo conteúdo, a leitura é enriquecedora.
    Feliz Ano Novo , e continue este ser iluminado. Sucesso...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Paz do senhor amado!
    Com muito prazer respondo ao seu comentário neste momento!
    Muito bom seu blog, pelo que ví aqui já aprendi muita coisa.
    Meu blog é singelo e tem mais a função de divulgar algumas reflexões biblio-cristocêntricas aos pregadores que tem surgido na minha cidade os orientando a centralidade e o equilibrio no movimento pentecostal. Ainda estou em fase de aprendizado.
    Espero receber mais visitas suas em meu blog e estou aberto a dicas orientações e criticas.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Hola, vengo a agradecerte tu comentario y tu seguimiento a mi blog,mi isla como yo le llamo.
    Tu blog es profundo,para recapacitar e introducirnos en esos laberintos que nos habitan haciéndonos más o menos humanos.
    Más o menos imperfectos de lo que ya somos.
    Un beso.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o blog, rico em conteúdos. É até difícil espiar seu blog, pois são tantas coisas boas que fica complicado de ver todas rsrsrs. Obrogado pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Francisco, obrigada pela sua visita seja sempre bem vindo ao mesmo espaço, adorei o seu e vou seguir....

    ResponderExcluir
  8. Hola, Francisco:

    Gracias por visitar mi blog, un gusto conocerte.

    Abrazos.

    ResponderExcluir
  9. Excelente texto, hoje deturparam tudo que nos foram ensinados, claro que não é errado, um homem trabalhar honestamente, estudar e assim adquirir melhorias em sua vida, isso é benção de Deus, mas exigir, mandar, determinar, troar anjo da guarda, e lá se vão tantas outras asneiras que nem condiz dizer, já passou do ridículo, que Deus tenha misericórdia Naquele Dia, O do Julgamento Final.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles