sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A Prosperidade em o Novo Testamento – Lição 4

INTRODUÇÃO
Como nos apequenamos quando somos submetidos ao crivo do entendimento teológico sobre valores! Especialmente os materiais. Textos? Muitos. E será que não os conhecemos? Decerto que sim, os conhecemos. Veja, vou citar 3 que me vem a mente agora:

1 - 2Co 8.9: “... nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza enriquecêsseis”;
2 – Mt 6.19-21: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”;
3 – At 3.6: “Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o nazareno, levanta-te e anda”.

Tudo isto sem falar que Jesus Cristo interpela o jovem rico em detrimento de suas ações [Mc 10], Paulo ensina que dar é melhor que receber [At 20.35] etc. Entendo que a prosperidade de que trata o NT é não somente a material, mas principalmente a salvação e suas implicações, como por exemplo as conseqüências, os atos deste salvo devem refletir uma profunda piedade e reconhecimento de ser nova criatura.

I. A PROSPERIDADE NO NOVO TESTAMENTO É ESCATOLÓGICA
Em Prosperidade e Consumo, o NT emblematiza o termo mamom [מָמוֹן], do original aramaico com um significado mais claro de dinheiro. Contudo, a implicação aqui neste termo, principalmente em Mt 6.19-24 e 1Tm 6.10 é:

1. Não personificar e adorar como divindade e ou objeto de culto;
2. Não cobiçá-lo ardentemente;
3. Não tê-lo como objeto de torpe ganância etc.

A avidez e a busca incessante pela riqueza, cega o homem, o deixa entorpecido de tal maneira que o impede de ver as coisas espirituais e de se aproximar de Deus. É como controle pleno, uma anestesia geral, um como consciente [...]

Sobre a Prosperidade e Futuridade, não somos do  ensino contrário a quem prospera financeiramente, mais sou contra vive em função de si, contra quem centraliza de forma egoísta todas as suas forças, entendimento e coração em acumular e multiplicar para si seus bens materiais. Deus fica aqui em segundo plano, como coadjuvante. Isto não é salutar. As pessoas pensam ou desejam cada vez menos na volta de Cristo. Porque será? Será que é falha dos pregadores e dos ensinadores de EBD? Sim. Estamos falhando. Me dói admitir este pecado. Ensinamos cada vez menos isto, porém, a Bíblia não falha. Veja alguns versos: 1Co 15 [ressurreição]; 1Ts 4.17 [arrebatamento]; At 3.19 [alívio na alma, tempos de refrigério], etc.

II. A PROSPERIDADE NO NT É MAIS UMA QUESTÃO DE SER DO QUE DE TER
Sobre ter Tesouros na terra, afirmo que é certo que a Bíblia ensina que o amor a mamom [מָמוֹן], i.é, ao dinheiro é a raiz de todos os males [1Tm 6.10]. Porém, convém esclarecer de uma vez que a riqueza não é problema, ela não é má em si, logo, não somos contra os ricos, pelo contrário queremos que se rendam a Cristo e alcancem a riqueza da Salvação. O mal está em:

1. Ter o dinheiro como um deus [Mt 6.24];
2. Ser escravo do dinheiro;
3. Dar a vida ao dinheiro e perder a alma [Mt 16.26];
4. Apostatar da fé pelo dinheiro [Tg 5.3] etc.

Observe bem que procurei embasar este comentário apenas nos textos do NT, isto para não fugir do tema. Os tesouros da terra são para a terra, eles não compram as coisas do céu, pelo contrário, servimos a Deus com nossas finanças e não somos escravos do dinheiro.

III. A PROSPERIDADE EM O NOVO TESTAMENTO É FILANTRÓPICA
Uma igreja com diferentes classes sociais não significa que terá tratamento diferenciado, e, embora sendo a Igreja heterogênea tem unidade na fé e no cultuar e no jeito de ser. As diferenças sociais, sexo, raças, qualificações e dons individuais somente contribuem à união do corpo de Cristo [At 4.32; 6.7]. A evidência aqui está sobre a comunhão, intimidade e participação de cada um no serviço sagrado, direta ou indiretamente. Jesus Cristo não escolheu somente os ricos ou somente os pobres para ensiná-los, ensinou a todos, primeiro aos judeus depois aos gentios.

Não esquecer dos pobres? Será que realmente a Igreja se lembra deles cotidianamente? Não estou vendo as filas dos pobres em frente à Igreja para se servirem de comida, vestuário e calçados [...] Não estou vendo um gabinete pastoral para atender os que não podem pagar psicólogos [...] Não estou vendo na Igreja uma farmácia para doar remédios aos que não podem comprar [...] Os Institutos e escolas, creches de cunho teológico não liberam bolsas para os pobres, mas tem que pagar [...] Também os que são consagrados como obreiros são na sua maioria os ricos [...] Será que realmente não estamos esquecendo os pobres?

CONCLUSÃO
Deus é bom e paciente. Não basta sermos bons despenseiros e mordomos, mas é preciso investir no reino celeste. A começar ajudando mais os pobres, visitando os doentes [Tg 1.27], viúvas, investindo mais nos missionários [Lc 8.3]. Resumindo a lição a prosperidade no NT, [...] submeter o material às riquezas espirituais, com ações de um salvo. As riquezas terrenas só servem aqui. As espirituais são eternas. Soli Deo Gloria.

Profº Francisco Netto

6 comentários:

  1. Professor Netto, Graça e Paz.....
    Eu já estava com saudades de seus comentários das lições da EBD. Deus vos abençoe sempre e continue te capacitando.
    É uma pena saber que não vou tê-lo como meu professor no IBADETRIM neste semestre.....
    Vamos agendar um domingo para você estar em nossa EBD.
    Estamos com saudades....
    Att. Ernesto Aguiar

    ResponderExcluir
  2. o que realmente me doeu foi fazer uma análise e constatar que realmente os que são consgrados, em sua maioria, são ricos....

    ResponderExcluir
  3. Deus está sempre comigo em meu coração.

    ResponderExcluir
  4. Nobre amigo e irmão Neto, gostei do seu comentário, apresentou uma argumentação que poucos tem coragem de escrever, embora falem, parabéns, Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  5. Olá,obrigada pela visita e por seguir,já retribuindo e seguindo aqui também!

    http://umamulherbemvestida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Retribuindo a visita e adicionando o seu link aos meu favoritos...espero que adicione o meu ao seu...grata desde já.

    http://wllanadantas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles