segunda-feira, 4 de março de 2013

Escola Bíblica Dominical e o uso das Novas Tecnologias

Aassisti ontem no Fantástico, programa da Rede Globo de televisão a uma matéria veiculada com este tema, digo, mas especificamente, sobre o uso da tecnologia, mais diretamente a informática nas escolas a nível mundial. Confesso que a idéia é nova, é muito atrativa, interessante, contudo ainda está fora da realidade Brasil, Estado, Município e quiçá EBDs [Escola Bíblica Dominical] das igrejas evangélicas. As nossas escolas a nível brasil dividem-se basicamente em: particulares, federais, estaduais, municipais. Cada uma dessas com um patamar financeiro diferente. 

Esta diferença de patamar financeiro norteia a qualidade do ensino ofertado aos nossos discentes. Tem escola particular que ainda sonha com um laboratório de informática, com um quadro branco e com professores de alto nível. As aulas dessas escolas não alcançaram o estágio mostrado na matéria reportada ontem. As escolas públicas, sofrem e muito neste quesito. Temos um Brasil riquíssimo, que produz e que importa tecnologia, porém, nossos alunos, de modo geral não tem acesso a informática de modo pleno, direto nas aulas ou em parte delas. Temos escolas que as aulas são em tablets. Ok. Muito bom! Contudo, temos escolas a nível estadual e municipal onde ainda se usa quadro negro! Somos um Brasil composto de brasis. 

As EBD por sua vez estão num estágio dinossáurico da pedagogia. As aulas metodicamente expositivas, fracas, não passam de um monólogo engessado e assim ficamos a mercê de docentes com vocação e com mente brilhante, correndo o risco de serem mal interpretados, serem apedrejados [...]. Ora, a EBD está a anos luz de distância da realidade da educação pós-moderna. O que fazer? Tirar as escamas dos olhos dos superintendentes, convencer os líderes de que o ensino bíblico deve ser eficiente, participativo, dialético, relevante e com forte efeito na realidade antropológica. Sem esta conversão estamos mortos no ensino. Soli Deo Gloria.

Profº Francisco Neto

2 comentários:

  1. Olá amigo, tudo bom?
    Espero que sim!!

    Parabéns pelo blog!
    Estou seguindo e
    Voltarei mais vezes!

    Tenha uma Páscoa abençoada!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei de conhecer seu blog , as matérias são interessantes para ajudar-nos na reflexão das aulas e no entendimento do assunto.Parabéns!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles