terça-feira, 3 de agosto de 2010

Superdicas para professores de EBD: Metodologia eficiente.


"Ao mestre com carinho"

O termo metodologia ainda hoje é um filho bastardo para muitos educadores. O que deveria ser produzido, divulgado e consumido em longa escala, especialmente pelos professores, mestres, pedagogos, aos quais intitulo como “ENSINADORES”, seja ele de qual área for, mas que infelizmente muitos não têm nem noção do que se trata ter e praticar metodologia.

O dicionário Michaelis conceitua metodologia assim: 1. Estudo científico dos métodos. 2. Arte de guiar o espírito na investigação da verdade. 3. Filos, Parte da lógica que se ocupa dos métodos de raciocínio, em oposição à lógica formal. Metodologia Didática: Teoria dos procedimentos de ensino, geral ou particular para cada disciplina. Sintetizando: Estudo científico dos métodos e teorias dos procedimentos que se ocupa em guiar o raciocínio no ensino em geral.

Nisto, nos perguntamos. Temos ou não metodologia eficiente? Não raro, as aulas no método arcaico não passam de um monólogo, uma vez que somente o ensinador é quem fala. Pouca oportunidade é dada ao ouvinte, para que tenha uma participação efetiva e assim chegue ao seu limite de conhecimento. É importante aqui destacar a necessidade da prática de verbalização e metodologia inclusiva, por parte do ensinador. Em poucas palavras, digo que isto acontece quando a aula é desenvolvida tendo o ouvinte/aluno participando efetivamente. O ensinador deve cuidar em ter o domínio da aula, sendo ele o guia para as conclusões.

Se o ensinador pratica metodologia eficiente, ele se autolabora. O verdadeiro ensinador está em metamorfose perene na busca da excelência. Isto supervaloriza o ouvinte/aluno, potencializa o aprendizado, desenvolve a autocrítica e sepulta a timidez grupal.

É importante ser ousado ao ensinar, contudo, com ética, humanidade, respeitando as limitações, sem ser infiel a Deus e às doutrinas.

Assim, praticar metologia eficiente implica em ensinar com clareza, usando procedimentos claros, arrebatando o ouvinte/aluno para dentro da aula, guiando-o para o cerne do que está em questão. Ao findar uma aula com metodologia eficiente, o ouvinte/aluno estatará em lua-de-mel, apaixonado, enamorado pela idéia. E o ensinador estará satisfeito. Lembrando: para o ensinador o mais importante é ensinar com eficiência e fazer discípulos.

Pratique metodologia eficiente e terás a excelência como alvo. Soli Deo Gloria!

F. A. Netto.

2 comentários:

  1. Olá! Irmão Francisco, Graça e Paz...

    Parabéns, pela maravilhosa postagem, o tema, é uma das minhas paixões na obra do Senhor, Escola Bíblica, me apaixonei desde os primeiros dias da minha conversão a Cristo. O amado irmão tem toda razão, precisamos buscar novas metodologias de ensino, para que a escola não se torne uma mesmice. Eu gosto muito de um livro do Dr. Bruce Wilkinson -As sete Leis do Aprendizado, vou colocar como sugestão, mas creio que o irmão já deve conhecê-lo.

    Gênero: Educação Cristã
    DESCRIÇÃO:
    O autor coloca em suas mãos sete princípios baseados na Bíblia que podem ser a chave para uma mudança radical em seu ensino.
    Os segredos que todo professor deve aprender e colocar em prática!
    Você deseja ter:
    • alunos que atinjam o máximo de seu potencial?
    • alunos interessados e motivados?
    • alunos capazes de colocar imediatamente em prática o que aprendem?
    • alunos que não só aprendam a matéria, mas sejam levados a aprimorar seu caráter?
    • alunos que sempre se lembrem do professor com grande respeito e carinho?
    As 7 Leis do Aprendizado coloca em suas mãos princípios baseados na Bíblia que têm sido ensinados ao redor do mundo, com resultados surpreendentes na vida de professores e alunos.
    Altamente recomendado para professores, pais, pastores, conferencistas, líderes de grupos familiares, discipuladores e para todas as pessoas que têm a responsabilidade de ensinar.

    Deus abençoe ricamente a sua vida, sua família e seu ministério, em nome de Jesus...

    ResponderExcluir
  2. Pb Fábio...Paz e obrigado pela visita como também pelo comentário. Valeu também pela dica, ainda não conheço este livro.

    Paz seja contigo.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles