segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Superdicas para professores de EBD: Leitura e Oração!

"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento..." - Os 4.6

Os ensinadores/mestres brilhantes e excelentes de nossos dias, são poucos e correm risco de serem extintos. Estamos hoje tendo o privilégio de ter à disposição uma rara safra, que é exatamente os ensinadores/mestres de tempo integral, alguns auto-didatas, e, outros que tiveram formação especial, para os quais eu intitulo de 'forja especial'. Todos estes desfrutaram durante a sua formatação do auxílio de um Deão, Mentor, Mestre, Guia, Tutor, o que nos remete à biografia do reformador Martin Luther, que reportava-se quando necessário ao seu Mentor, especialmente nos momentos cruciais. Outra característica patente inerente a esta estirpe é que necessariamente tinham a sua disposição uma biblioteca atualizada, com boas obras e parte delas voltadas especialmente para a sua área de domínio.

Já fui um leitor voraz e também adquiri muitos livros. Achava muito bom, porém, a experiência me fez ser mais seletivo, comprar apenas livros absolutamente necessários, investir em obras de boa qualidade e valorizar mais os livros, revistas e jornais de cunho teológico. Claro, os livros de cunho devocional, apreciativo também oferecem boas leituras, contudo, aos ensinadores/metres e pastores, essas obras oferecem pouco argumento teológico, são magras em conhecimento, e, empobrecem a aula e/ou sermão. A idéia é adquirir poucas obras e de excelentes qualidades, para que lendo seja enriquecedor.

Agora não adianta ter uma excelente biblioteca e não se utilizar dela, melhor não ter. Também não adiante possuir uma grande biblioteca com muitas obras de pouca qualidade, melhor não ter. O interessante é investir aos poucos em ótimas obras e também ler, no mínimo 2 duas horas por dia. O viável é que se faça a leitura ao menos de 1 livro por mês, com uma progressão uniforme e aumentativa. Outra boa forma de leitura salutar é fazê-la por temas, exemplo: ler toda a biografia de Jesus Cristo, Paulo, David, Saul, etc.

De suma importância é que esta leitura de livros, revistas e jornais de cunho teológico seja feita concumitantemente com leitura bíblica, i.é., ao mesmo tempo, também ler a Bíblia. Leia a Bíblia todos os dias, por menos que seja. Não se aplique apenas à leitura teológica, gaste tempo lendo a Biblia e meditando [Sl 39.3].

Assim, convém ao ensinador/mestre, pastor, investir na sua biblioteca própia, adquirir excelentes obras que lhes dê prazer em papirar. Leia a Bíblia e leia aos outros livros. Ore o suficiente para que após alimentar a alma com conhecimento, Deus dê unção celestial para ensinar de forma eficaz, brilhante, excelente aos outros. O ensinador/mestre de EBD consciente que é um referencial para seus alunos deve sempre exortá-los à leitura, sugerir sempre bons livros e nunca deixar de embasar biblicamente os seus argumentos durante as aulas. Convém, em cada tópico ou subtópico ler trechos bíblicos que tenham fortes argumentos, explicando a teologia do texto, o contexto e finalizando de forma prática, aplicativo, afim de que surta efeito aos ouvintes/alunos. Boa leitura & Soli Deo Gloria.

F. A. Netto.

3 comentários:

  1. eu concordo plena mente com você *-*'
    e obrigada por me seguir no blog, pelos elogios também... estou seguindo você :D , muita paz e alegria
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Excelente, foi de grande útilidade para mim!
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles