sábado, 25 de setembro de 2010

A Missão Profética da Igreja - Lição 13

Disse Jesus: "Portanto, ide, ensinai todas as nações ...'' - Mt 28.19a

INTRODUÇÃO

Deus sempre amou a alma humana, mesmo quando distante de seus propósitos, mesmo quando o aborrecia. No AT por muitas vezes houve providência aos de fora. Jonas foi enviado a uma nação pagã e idolatra e isto é somente um pequeno exemplo. Mas, que relação tem a profecia ou o ministério profético com a missão integral da Igreja? Conversaremos um pouco sobre isso neste postulado.

I. A PERSEGUIÇÃO

Sempre, a missão da Igreja foi proclamar as boas novas, i.é, o Evangelho [At 1.8; Mt 28.19-20; Mc 16.15; At 3.19]. Contudo, a despeito da ordem divina discípulos, juntamente com os apóstolos se negavam a assim fazê-lo, permanecendo em Jerusalém. Somente quando veio a perseguição é que ao saírem de para fora de suas fronteiras é que de fato isto se cumpriu. Hoje, infelizmente muitas Igrejas também não cumprem esta ordem. Acha um desperdício financeiro e de tempo, preferem crescer localmente. Isto é muito sério, pois perderem o amor às almas.

Na verdade a perseguição não se dá após o martírio de Estevão, mas a morte deste já é a perseguição e na dispersão, i.é, saída em sentido de fuga a preço de morte, foi então que anunciavam a palavra [At 7.4]. Hoje, também semelhantemente o mesmo comodismo e inércia reinam soberanamente. Todos querem pregar na sua cidade, especialmente na sua Igreja e de preferência no templo central. Veja, já foram os homens chamados, capacitados, já receberam poder do Espírito Santo, porém, negam-se a ser Martyria, i.é, mártir. Dar a vida pela causa assim como fez Cristo, João Batista, Estevão, Tiago [At 12] e outros.

No resumo, o mal da perseguição foi convertido em benção às nações cicunvizinhas, inclusive os samaritanos que eram inimigos há séculos dos judeus. O mal do perigo de morte trouxe vida aos gentios, pois receberam as boas novas de Cristo.

II. OS SAMARITANOS

O verso de At 1.8 é muito claro: “... ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém, Judeia, Samaria e confins da terra”. E isto soava ofensivo aos judeus, principalmente se misturar aos impuros e inimigos. Pedro pondera sobra a sua ida na casa de Cornélio, que era gentio e portanto impuro.

Esta contenda que já existia há séculos teve o seu fim na perseguição. Os pregadores hodiernos se omitem em explicá-la, e, aqui convém esclarecer. Após a morte de Salomão houve divisão do reino, sendo o Reino do Sul composta por duas tribos e meia e o reino do norte composta por nove tribos e meia. O quinto rei do reino do norte, Onri [2Rs 16.24] compra de Semer um monte e lá constrói a capital de seu reino e assim lugar principal de adoração e abominações. Assemelhando-se aos judeus que tinham Jerusalém como lugar de adoração a Deus. Os samaritanos eram proibidos de irem a Jerusalém adorar. Havia guerras entre eles. Somente no cativeiro é que se encontram e lá Deus envia profetas. Porém, mesmo até o retorno, a contenda persistiu [Lc Lc 9.52-53; Jo 4].

III. . O EVANGELHO EM SAMARIA

Este diácono Filipe não era o mesmo apóstolo de Mt 10.3. Note-se que Filipe desce à Samaria [At 8.4-8] e lá prega o Evangelho e as MULTIDÕES o atendiam, i.é. ouviam e viam os sinais. Posteriormente Pedro e João descem também afim de confirmarem se de fato os samaritanos receberam com alegria ao Evangelho [At 8.14].

Quanto à presença divina tanto enquanto Filipe pregava e/ou quando Pedro e João oravam e estes [os samaritanos], outrora inimigos, receberam sinais, curas e também o batismo com o Espírito Santo [At 8.14-19].

Hoje, olhamos para trás e vemos que precisamos ter uma mensagem como aquela, i.é. cristocêntrica, e não antropocêntrica. Uma mensagem centrada em Jesus Cristo. Do contrário, os sinais e também a presença divina não acontecerão.

CONCLUSÃO

Nós, a Igreja temos esta missão: Ir e pregar, melhor, indo e pregando a salvação em Jesus Cristo. Fora disto é navegar em debaldo e correr atrás de vento... Soli Deo Gloria.

Profº Netto, F.A.

Fontes
1. RICHARDS, O. Lawrence. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro. CPAD, 2007, p.262;
2. HORTON, Stanley M (ed). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro. 12.ed. CPAD, 2009, pp. 600-1;
3. Revista Ensinador Cristão CPAD, nº43, p.42

8 comentários:

  1. Caro irmão neto, seus comentarios e seu blog estão excelentes, que esta aptdão seja sempre presente em sua vida, um forte abraço.
    Alan

    ResponderExcluir
  2. Paz!
    Belo blog!
    que o SENHOR os abençoe muito!
    abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns irmão! Ja estou te seguindo e gostei muito de seu blog, principalmente dos posts.
    Abraços
    Esdras Jr.

    ResponderExcluir
  4. Caro brother Esdras Jr, valeu pelas suas palavras...

    Att.

    Profº Netto, F.A.

    ResponderExcluir
  5. Bom encontrar um blogueiro da minha cidade, da igreja que congregrei mais de 10 anos e do seminário que estudei (fiz parte da primeira turma). Que o Senhor abençoe a vida do irmão!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi querido, estou passando super rápido para agradecer o carinho de sempre, assim que der volto com mais calma!!!

    bjkssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Otima postagem. Pregadores só querem ensinar as bençãos, esquecem de ensinar o caminho para o céu.
    Deus continue te usando Prof".
    Abraço.
    Pra. Thaís

    ResponderExcluir
  8. REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós.(MT.14.27) – Tende ânimo! Sou Eu: Não temais: (JB.2.5) – Fazei tudo o que Ele vos disser, (JB.5.27) – porque é o Filho do Homem: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do poderoso Ele dirá: Eis-me aqui: (JÓ.33.2) – Passo agora a falar, em minha boca fala a língua:Regozijai-vos e fazei jus ao poder que o Nosso Espírito traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    DESPERTAI-VOS, FUTUROS CRISTÃOS: : (MC.14.41) – Ainda dormis e repousais! Basta! Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E à partir desse Santo Dia, toda Criatura racional que desejar interagir conosco na obra comum da nossa criação, precisa fundamentar-se n`A Bibliogênese de Israel; que já está disponível na internet, no portal amazon, e em todas as boas livrarias: E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles