sábado, 16 de outubro de 2010

A Oração Sábia - Lição 3

I. INTRODUÇÃO

O rei Salomão ao inaugurar o templo o dedicou ao Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Quando ajoelhou-se diante do Rei [Deus] e de seus súditos, o que era incomum a um rei, fez-se exemplo de submissão e de humildade, reconhecendo o senhoril do Senhor. Salomão dedicou um templo material a Deus em oração, nós dedicamos o nosso templo espiritual afim de que Deus venha habitá-lo.

I. VIVENDO A  DIFERENÇA
Sendo Salomão filho do rei Davi recebeu juntamente com os seus irmãos e irmãs um ensino especial, exemplar e acima da média, para não dizer o melhor daqueles dias. Davi dedicou amor aos seus filhos, porém, falhou nalguns momentos não tendo pulso firme em puní-los, pois Davi estava algemado ao seus pecados pregressos. Sua autoridade real e liderança não valiam para com os seus filhos, os levando à ruína. Amnom deu vazão à sua lascivia animalesca e possuiu a sua meia irmã Tamar e foi morto por seu irmão Absalão [2Sm 13]; Absalão usurpou o trono de seu pai Davi [2Sm 15], e, Adonias fez o mesmo, fazendo-se rei no lugar de Salomão [1Rs 1]. O rei salomão certamente tinha seus defeitos, contudo, antes de ser entronizado a Bíblia silencia neste ponto.

Quanto ao altar, Salomão o edificou a Deus usando do que tinha de mais precioso na face da terra. Este altar se existisse hoje seria uma das maiores maravilhas da terra. Hoje, espiritualmente nós somos altar de Deus. É uma metáfora da condição de cristão, daí dedicá-lo e fazê-lo aceitável a Deus.

Sobre a oração e seu conteúdo destaca-se que Salomão não deixou em aberto um “hábeas corpus” preventivo aos seus súditos. Ele expressou uma verdade universal: o homem é pecador e o sendo, este é passível de desviar-se, de apostatar, de ir ao cativeiro, etc. Salomão sinalizou a busca e perdão a Deus àqueles que viessem a pecar e isto faz toda a diferença.

II. AS CARACTERÍSTICAS DA ORAÇÃO DE SALOMAO
O rei Salomão na sua oração diz que Deus é único [2Cr 6.14], nem na terra ou nos céus ninguém é igual a Deus. Isto foi muito importante [Dt 6.4Dt 6.5-9; 11.13-21; Nm 15.37-41], pois significava obediência e amor exclusivo por parte de todo o reino. Sabemos que o rei logo esqueceu de suas palavras amando mais as suas mulheres estrangeiras e a política [1Rs 11.1-8]. Davi colheu o fruto de seu pecado: espada em sua casa. Salomão colheu divisão e declínio de seu reino. Talvez falte nas nossas orações o primeiro exemplo do rei Salomão: Deus é único.

O rei Salomão na sua oração também proclama a fidelidade de Deus [2Cr 6.14,15] e esta convicção é um conforto ao crente [1Ts 5.24; 2Ts 3.3; Hb 10.23; 1Tm 1.15; 1Tm 3.1; Ap 1.5; Ap 19.11].

Como rei, Salomão entendia as mazelas e fracaços de seu povo, sobretudo, entendia as necessidades e o bem-estar destes enquanto orava. Entretanto, no fnal de seu reinado sabemos que os impostos e a manutenção oprimiam o povo, inclusive, foi o que motivou Roboão a endurecer o seu coração e não absorver o conselho dos mais velhos.

III. A ORAÇÃO INTERCESSÓRIA
Literalmente orar pelos outros, mediar, agir, suplicar sofrendo a dor alheia. No AT, temos os exemplos de Abraão intercedendo pelos de Sodoma, Moisés intercedendo pelo povo, Samuel também, Elias, Jeremias e Daniel.


No período interbíblico, i.é, entre o VT e o NT não há registro de manifestação de Deus aos profetas, contudo, se entende que o povo de Deus não se calou ou deixou e adorá-lo. O exemplo que o comentarista da lição coloca aqui é o do Justo Simeão [Lc 2.25-35]. Em Lc 2.26 temos que o Espírito Santo o revelou a Simeão que ele não passaria pelo morte sem ver o Cristo, i.é, sem ver o messias de Israel. Resumindo: isto se deu durante o período interbíblico. Mais: isto quer dizer que havia justos neste tempo.

No NT, Jesus Cristo é nosso exemplo maior, o intercessor supremo. Há que se considerar também que o apóstolo Paulo, Pedro e outros se destacaram. João 17 registra a oração sacerdotal, onde Cristo ora por ele [Jo 17.1], intercede pelos seus apóstolos e também pelos discípulos [Jo 17.6-9] e ainda intercede por aqueles que haveriam de crer, i.é, nós e outros tantos [Jo 17.20-24]. Em Lc 13.6-9 temos a parábola da figueira estéril, mais um exemplo de intercessão eficaz a ser seguido.

CONCLUSÃO
É impossível assemelhar-se a Jesus Cristo enquanto divorciado da oração. O cristão na sua essência ora a Deus, suplica, se submete, curva-se diante da Cruz e de Deus. Foi assim no AT com os patriarcas, os profetas e os reis que temiam a Deus. Somente assim foram eficazes nas suas orações. Soli Deo Gloria.


Prof Netto, F.A.

6 comentários:

  1. Netto, amei este artigo, esclarecedor e inspirador. Continue assim!
    Mande-me mensagem quando atualizar seu blog pois quero ler todos seus artigos.
    Que Deus o abençoe!!!!
    Obrigada!
    www.comoeducarosfilhos.blogspot.com
    www.elypaschoalick.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que mensagem maravilhosa! Muito significativa!Continue deixando esse amor de Jesus por onde vocês passarem.Bom domingo n'Ele, paz!

    ResponderExcluir
  3. REALMENTE A ORAÇAON nos EDIFICA
    FORTALECE

    Eu concordo
    Aprovo e REZO
    ou
    ORO

    Pai Nosso q Estais...............

    bjssssssssssssssss
    BOM DOMINGO

    ResponderExcluir
  4. Também estamos estudando na nossa igreja neste semestre sobre Oração, devemos orar sem cessar...
    Que Deus continue abençoando sua vida e seu ministério , A Paz do Senhor !

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de agradecê-lo por ser seguidor do Blog Teologia Inteligente. É uma honra para mim que tenha decido acompanhar nosso Blog de Perto.
    Quero aproveitar para dizer que, graças ao apoio de nossos amigos, somos finalistas do Prêmio TOP BLOG 2010. Foi uma grande vitória para o nosso Blog, afinal de contas, temos apenas um ano de atividade.
    Mais uma vez, quero pedir o seu apoio e o seu voto, para que possamos passar por mais esta etapa do concurso.
    Para votar é muito simples e rápido. Basta acessar o nosso Blog, no link www.teologiainteligente.blogspot.com, e você verá as instruções.
    Caso decida nos dar seu apoio, deixe-nos uma mensagem !!!
    Soli Deo Gloria !!!

    ResponderExcluir
  6. Que feliz por seu comentário na Fábrica, caro Francisco! =)
    Estaremos sempre de braços abertos, assim como o Senhor Jesus.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles