sábado, 19 de março de 2011

Superdicas para Educadores e Educandos da EBD: Música como ferramenta!

Estamos num tempo em que realmente quase tudo depois de copiado, se trabalha e aperfeiçoa, seja métodos, projetos e tudo mais. Na pedagogia cristã não é tão diferente, temos um efetivo de recursos humanos muito grande e de pouca qualidade, uma vez que ainda impera o empirismo. Contudo, encontramos uma parcela que supera essas espectativas e estão num estágio expoente. O método expositivo para o ambiente de sala de aula está obsoleto e na verdade não passa de um monólogo, uma vez que apenas o educador tem direito à palavra, negando assim a participação dos educandos, o que é muito prejudicial em vários aspectos:
  • Desenvolvimento crítico pessoal. Isto porque assim não se trabalha a timidez;
  • Desenvolvimento intelectual. O entendimento trava, nada se aprende;
  • Desenvolvimento espiritual. A parte espiritual oferecida vem engessada;
  • Comunhão e Adoração. Jesus atraia a multidão pelo ensino, aqui isto não acontece.
O uso da música como uma ferramenta ainda é pouco utilizado, talvez pelo desconhecer ou pela falta de prática, ou ainda, talvez pela ausência de meios, isto é, por falta de equipamentos e condições básicas. Para tanto é necessário um simples aparelho de som para se tocar a música e em condições perfeitas utilizar um data show com tela e assim usar um clipe musical. Evidentemente que o conteúdo musical deve ter tudo haver com o conteúdo a ser lecionado e não se pode fazer uso desta ferramenta todos os domingos.

O ideal é que ao fazê-lo, seja bem planejado, de forma que de fato o que vai ficar na mente dos educandos seja uma lição muito forte. A aula deve ser preparada como se fosse uma “aula magna”, os argumentos devem ser fortes e bíblicos. É aquela famosa “aula necessária”, que no final alguém vai dizer, “nós precisávamos desta aula”. Educador de EBD seja persistente, ensine a Bíblia de forma consistente, seja um "laboratório ambulante", use e abuse de métodos e os aperfeiçoe ao seu perfil pessoal com o perfil de seus educandos. Soli Deo Gloria.

Profº Netto, F.A.

4 comentários:

  1. PAZ DO SENHOR AMADO IRMÃO GOSTARIA DE AGRADECER POR VOCÊ ESTAR SEGUINDO O MEU BLOG GOSTEI DO SEU E JÁ ESTOU SEGUINDO ELE TAMBEM UM GRANDE ABRAÇO ÓTIMA POSTAGEM.

    ResponderExcluir
  2. Muy buen planteo. ES esencial llegar a los jóvenes desde su modo actual de comunicación: la música, los videos, las presentaciones audiovisuales, facebook.com.
    Trabajar un tema utilizando una película popular, actual, para que ellos puedan descubrir por sí, los mensajes y los valores...
    Les cansa lo pre-digerido, lo estático, los monólogos, la falta de escucha de sus inquietudes.
    Aplausos por tu visión pedagógica.
    Me quedo en tu sitio, me hago un lugarcito para visitarte seguido.
    Cariños.

    ResponderExcluir
  3. Que didáctico Blog, y es muy bueno usar las herramientas existentes en proceso de enseñanza aprendizaje.
    Saludos Francisco.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a sua mensagem, gostei muito das suas colocações.
    Parabéns.

    Estou te seguindo...
    Ficaria feliz se visitasse e que também me seguisse.
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    Estou seguindo um blog abençoado, vale a pena conferir...
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    Que o Senhor continue te usando!!!

    ***Shalom***

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles