quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Malaquias - A Sacralidade da Família - Lção 13

O livro do profeta Malaquias, tem 55 versos e comumente tem sido mal interpretado, pois, dele se extrai alguns versos, isola-o e atribui ao livro um ensino único, o dízimo/ofertas. O conteúdo do livro é maior, excede esta idéia. Aliás Malaquias trás diversos assuntos e dentre os mais importantes: Casamento misto, Divisões, Injustiça Social, Sacerdotes impuros, Adoração fria e profana, Dízimos e Ofertas, O anunciador do Messias. Note-se que os temas são amplos [...]

I - O LIVRO DE MALAQUIAS
O contexto de Malaquias não tão fácil de ser entendido, porém, temos fontes internas ao livro:
  • O livro é pós-exílico
  • Havia um governador ou Príncipe [Ml 1.8]
  • O templo já estava reconstruído, uma vez que se fala de sacrifícios [Ml 1.7]
  • Os sacerdotes e o povo estava quebrando alianças
  • E indiferença no culto a Deus [Ml 1.6-8]
  • Também ingratidão a Deus [Ml 3.14]
Malaquias tem no seu nome o emblema de sua missão. Meu anjo ou Meu mensageiro é o significado de seu nome e daí a sua missão, trazer a mensagem de Deus aos homens.

II - O JUGO DESIGUAL
Deus aponta para os judeus em Ml 2.10 como quem reivindicando a paternidade da nação, prometida a Abraão em Gn 12.2 e em outras ocasiões aos seus descendentes [Gn 46.3] e ao mesmo tempo mostrando que eles deveriam sim ter casamentos, porém, segundo o padrão de Deus [Dt 7.3-4]. Esse jugo, esse aparentamento com os de fora tem trazido desgraça para muitos crentes hoje. Não seguem os ensinos, desobedecem aos pais e se casam com filhos do mundo, trazendo para si consequencias funestas. O casamento de crente não é uma agência missionária.

Davi foi desleal para com Deus, seu povo, suas esposas e seu soldado, Urias. Recebeu  a sua paga com as consequencias de seu ato. Salomão seu filho também foi outro, desobedeceu a Deus no final de sua velhice e se casou com muitas mulheres que perverteram ao seu coração. Diferentemente de José do Egito que no Antigo Testamento é um ícone, um baluarte e fiel servo de Deus.

Neemias [Ne 13.23-29] fez uma limpeza étnica, desfazendo o erro até de sacerdotes que se casaram com pessoas estranhas ao seu povo. Esaú também foi outro que se comportou como um doido qualquer [cf. Gn 26.34 e Gn 28.8-9].

No NT o apóstolo Paulo, que certamente não se casou e nem teve filhos, dá as regras em 2Co 6.4. Erra o crente que quer.

III - DEUS ODEIA O DIVÓRCIO
O termo mais preciso seria Deus desaprova o divórcio. Ódio não é próprio a Deus, uma vez que Ele é santo. Ódio é contrário ao amor, tanto é que perdão não procede ou não vem de ódio, mas de amor. Deus é amor. 

No mais, em Gn 2.24 e em outros casamentos de judeus ou de crentes, casamentos estes instituídos pelo próprio Deus, Deus é a fiel testemunha da aliança/trato/pacto/acordo entre as partes [Ml 2.14]. 

E agora, o que dizer? Não, as Leis dos homens facilitam podendo de divorciar no mesmo dia do casamento. Esfriou o amor. Houve pecado de infidelidade conjugal. Agora deixo com vocês pastores, educadores de EBD. Agora é com vocês.

CONCLUINDO
Malaquias retrata algo de seu tempo, há mais de 2500 atrás e Deus fez registrar isto perpetuamente para nos ensinar em qualquer tempo. Como está o meu casamento? Como tem sido o meu culto a Deus? Como tem sido meu dízimo e ofertas? Estou esperando o Messias? Soli Deo Gloria.

Profº Francisco Neto

Um comentário:

  1. Bela postagem importante lembrança ...como vão as nossas obras!!! estamos prontos para receber o SENHOR no que temos feito muito bom refletir Malaquias ...é de uma presença viva nos deveres e obrigações já que existe a fé ...!!! Parabéns Pedro Pugliese

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles