segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Superdicas para Educandos e Educadores da EBD: Ler com propósito.

Cheguei ao final de mais um ano com vida, saúde e alegria. Profissionalmente realizado, pessoalmente satisfeito e espiritualmente muito feliz. Vi na página principal da G1 uma reportagem sobre uma criança que aos 7 anos de idade já leu mais de 500 livros. É isto mesmo, mais de 500 livros [Link para o vídeo: Menino de 7 anos já leu mais de 500 livros]. Isto muito me alegrou, isto é algo raro e desafiador. Comparando com a minha meta de leitura deste ano, não sei se me envergonho ou se o tomo como exemplo. Como ensinador reconheço que leio muitíssimo pouco.
 
O ano de 2012 foi marcado por 3 grandes desafios: Ler, Ensinar e Vida Prática.
Ler: Já desde criança me dedico à leitura com propósito. Já há alguns anos tenho estabelecido meta de leitura anual. Para o ano de 2012, porém, foi uma meta pequena, porém, desafiadora, visto que tenho pouco tempo disponível para tal. Uma meta de ler apenas 20 livros ou no mínimo 3000 páginas. Não atingi os 20 livros, apenas 18, contudo, ultrapassei a meta de 3000 páginas. Terminei a terceira leitura completa da Bíblia, o que foi muito significante. Esta meta é muito importante e é a base para o cumprimento de outras metas para mim todos os anos, uma vez que sou ensinador cristão. Sem a leitura eu fico sem base, sem chão, sem inspiração, sem conteúdo [...]

Ensinar: Legou-me Deus o dom de ensinar. Não creio que o faça com mestria, entretanto, procuro ensinar com esmero. Eu sei que não sou do tipo que ensina de forma arrebatadora, que oferta ao educando algo como um banquete estonteante. Me defino como mediano, e, por isso me esforço ao máximo para cada aula. Sempre que posso reservo algumas horas da semana para jejum e meditação no conteúdo. No ano de 2012 foram 4 revistas de EBD e em todas as lições sempre participando dos planos de aula, fóruns de discussão, na busca de um conteúdo sadio, centrado na Bíblia e relevante a todos. Se ensinar muda vidas, ler com propósito é a base. Os Educandos da EBD sempre esperam um conteúdo forte, surpreendente.

Vida Prática: Este é um desafio que é real e imediato a todos os educadores de EBD. Ensinar sem praticar o que se está ensinando é um pecado mortal, é hipocrisia, é coxear em dois pensamentos [obedecer ou desobedecer], ter vida dupla, é dualismo, é e não é [...]. Importante é viver com alegria o que se ensina, assim existirão testemunhos vivos e vida prática do que ensinamos. Sei: não sou um baluarte, um paladino ou bom samaritano, apenas procuro viver o que ensino e ensinar o que vivo. 

Educadores da EBD, leiam com propósito claro para ensinar e ensinem tudo centrado nas Escrituras Sagradas, e, por fim tenham uma vida prática no ensino. Soli Deo Gloria.

Profº Francisco Neto

2 comentários:

  1. Belo Francisco Parabéns pela importante e inteligente postagem ...fico muito feliz em ter amigos como você muito raro hoje em dia ... alguém que realmente se preocupe em ajudar o melhor viver do próximo !!! muito bom mesmo...um belo natal a te e aos seus de coração com as bençãos de DEUS ...um grande abraço Pedro Pugliese

    ResponderExcluir
  2. Belo blog.
    Parabéns.
    Continue.
    Graça e paz.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

The Best Articles