segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A mulher virtuosa - Lição 8

A "Mulher virtuosa" de Provérbios 31 soa para nós poético, mas de fato retratou a realidade de um tempo, dificilmente aplicável em nossos dias. O status quo daquela mulher não é o mesmo em nossos dias, a nossa realidade é outra. Evidentemente estamos noutro contexto. Ainda, nesta lição sera ressaltado o contraste entre dois retratos: a vil versus a virtuosa. Uma é estética e a outra é ética.

I - MULHER VIRTUOSA COMO ESPOSA
Fidelidade, confiança, respeito, sentimento de segurança com quem se casou é algo que se espera da mulher, filha de Deus e esposa. No trato diário dos conjuges é importante o reconhecimento de ambas as partes.

II - MULHER VIRTUOSA COMO MÃE
As mães no contexto bíblico do AT tinham um papel muitíssimo importante na formação dos filhos. Sendo filha, precisava aprender a ser boas esposas, saber cozinhar, costurar, ensinar, cuidar bem da casa, ser hospitaleira, cuidar bem do marido etc. Se filho era de suma importância a criança aprender o ramo da família, obedecer as Leis éticas, cerimoniais, religiosas etc. A tudo isto as mães tinham o encargo de ensinar os filhos. Daí a grandeza da importância da mulher virtuosa como mãe!

III - MULHER VIRTUOSA COMO TRABALHADORA
O comentário fala de um estudo, pesquisa feita nos U.S.A, na verdade as jovens solteiras estão sendo preparadas para serem empregadas em tudo, menos para serem boas donas de casa ou terem filhos e cuidarem de seus maridos. A grande maioria querem: faculdade, bom emprego e ter uma empregada. Resumindo, muitos e muitas querem terceirizar o papel de bom pai e de boa mãe. Por quê? A resposta é simples, o tempo [...]

IV - MULHER VIRTUOSA COMO SERVA
A mulher virtuosa é esposa e fiel a Deus, mãe e participante também da Igreja. Dona da casa e frequentadora da EBD. Zela do casamento, ajudadora e ativa na Igreja. E ainda tem muitas jovens querendo se casar! É um desafio. Boa aula e Soli Deo Gloria.

Profº Francisco Neto

4 comentários:

  1. MUITO BOM MEU AMIGO !!!! PENA QUE AS VIRTUDES FORAM ESQUECIDAS !!! ALIÁS !! SE TORNARAM PALAVRAS DE NAGÔ !!! TENTO FALAR SOBRE ESTE TEMA CONSTANTEMENTE E O QUE VEJO SÃO ATOS OBSCENOS !!! SENDO PRATICADOS INCLUSIVE PELAS CASADAS !!! ANDO CANSADO DE PROCURAR POR ALGUÉM QUE SE GUIE POR DEUS E PELAS VIRTUDES QUE MUITO BEM EXPÕES !!! PARABÉNS FRANCISCO !!! Pedro Pugliese

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto Prof., muito bom ! Eu agradeço a Deus pela esposa que tenho. Tem as falhas dela como todos nós, mas é uma esposa muito especial. Posso dizer que fui presenteado por Deus.

    abraços,

    http://wandersonsabino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Se me permitir usarei alguns tópicos desse texto para minha palestra na igreja!
    Graça e paz querido!

    ResponderExcluir
  4. Se me permitir usarei alguns tópicos desse texto para minha palestra na igreja!
    Graça e paz querido!

    ResponderExcluir

The Best Articles